O número de produções anime disparou nos últimos anos e a Oikonomiya da pública japonesa NHK investigou os resultados da indústria anime concluindo que 1 em cada 4 estúdios está a ter perdas.
Em 2011-2014 o número estava perto dos 20% mas desde 2015 passou a ser de 25%.
São publicamente conhecidas as as dificuldades e baixa remuneração que os animadores auferem e a investigação concluiu que 80% dos animadores desiste nos seus primeiros três anos de trabalho. O seu salário ronda em média os 540 dólares.
Podem ler aqui um artigo sobre os baixos ordenados dos animadores japoneses e aqui um artigo que revela quais são as profissões mais bem pagas na indústria anime.
O animador Tetsuya Akutsu revelou que uma vez passou 5 horas a trabalhar num frame que lhe rendeu menos de 2 dólares.
Uns ganham, outros perdem, normal.
De fato há um verdadeiro problema aqui, mesmo que tenhamos o ignorado, em 2014 o diretor de Evangelion se não estou enganado, fez uma previsão de que o mercado sa animação japonesa colapsaria em até 5 anos, o que estamos vendo agora é já é um reflexo disso, e vale lembrar que o problema não se restringe a dinheiro, pois há investimento chinês por exemplo, o real problema é a quantidade esporádica de animes por temporada, muitos estúdios pegam 2 ou 3 animes, subcontratam outros estúdios e tentam fazer o que dá, isso estressa os animadores, tanto japoneses quanto dos sub estúdios do resto da Ásia. O split-cour se popularizou como uma medida para tornar o trabalho dos animadores menos corrido, entretanto apenas isso não é o suficiente, só há duas saídas:
1 – Reduz a quantidade de anime por temporada, sendo assim escolhendo a dedo o que vai lançar, nesse caso gêneros impopulares não passarão
2 – Faz tudo em CG, adeus animação tradicional
Normal, nem tudo que eles fazem, se torna um sucesso de vendas.
A verdade é que está mesmo na hora de eles começarem a mudar . O publico está farto de clichés , se repararem em todos os animes não tem nada de novo. Por exemplo saiu Sword Art Online , 1º temporada ( Algo Novo , muito bom) , o estúdio lucrou e foi logo fazer uma 2º temporada ( As vendas caíram em massa ) porque voltaram aos clichés.
Agora vai começar a vir mais animes da china, estou realmente feliz com isso , As novel na china tem muito futuro sem duvida , historias inovadoras e únicas.
E posso apostar com vcs que este ano irão fechar mais de 4 estúdios sem duvida alguma.
A primeira temporada de S.A.O foi clichê mesmo, só o conceito da obra é que é bom e inovador, por isso é que fez sucesso.
Normal ue, se vc ver a situação do brasil, a cada 10 empresas abertas 6 fecham em ate 5 anos. Os animes sao produzidos em massa, tem uns 30 por temporada, acho que é meio normal algumas obras irem piores que outras, o estilo da animaçao japonesa é assim. Alguem tem que sair prejudicado para o outro sair com o lucro (nao necessariamente, mas a animaçao japonesa esta caminhando assim)
O duro é que obra, vende? Claro que todos os estúdios apostam que TODOS sairão com grande vendas. Mas é irreal, fora a cabeça do publico japonês, então é hora de mirar no pu´blico estrangeiro via serviços como Netflix e vendas de TUDO que se refere a animes, sem a m…da que fez a produtora de ¨Yuri in Ice¨ ~~
O que eles fizeram?
O mercado de anime cresceu 10% em 2014 e 12% em 2015, talvez esses estúdios que devessem começar a repensar as porcarias de Light Novels que pegam para adaptar
cresceu por causa de investimentos chineses.