Anifactos: O significado das cores do Arco-íris Saiyano

15

Akira Toriyama sempre misturou elementos orientais e ocidentais nos seus trabalhos. É sabido que Dragon Ball teve como ponto de partida o conto, Journey to the west, e algumas teorias budistas. Mas também não teve receio de retirar elementos e referências de obras cinematográficas deste lado do mundo como Terminator, Robocop e até Aliens. Existe um sem fim ideias mistas na cabeça do seu criador. Sabiam que as cores de cabelos dos Saiyans têm uma explicação válida, ironia ou não parece que não foram escolhidas ao acaso? É neste facto que vamos basear-nos nesta edição muito especial do Anifactos.

Devem ter notado que todos os Saiyans e descendentes meio terráqueos têm como cor de cabelo base o negro, todos exceto, Trunks, que parece ter herdado mais os genes por parte da mãe. No entanto esta cor de cabelo pode não ter nada relacionado com os genes, mas sim a própria natureza desta raça. O simbolismo da cor negra remete a pensamentos negativos como o ódio, o mal, fúria ou vingança. Já reparam que todos estes elementos estão presentes nos Saiyans? Uma raça de guerreiros, selvagens que conquistavam planetas através da destruição apenas para conquistarem território, fundos e prestigio? Convém referir que o estado não canónico de Super Saiyan 4, é ao mesmo tempo uma semelhança e antítese a estas características. Goku atingiu esta intimidante transformação por conseguir assimilar dentro de si a fúria de um Oozaru, ou seja atingiu a calma num ambiente de fúria por testemunhar o fim do planeta onde cresceu, e as lágrimas derramadas pela sua querida neta. Estes são valores que analisaremos mais abaixo. As seguintes teorias podem ser explicadas através do Chakra, e aqui teremos de mergulhar bem fundo para assimilar todos os seus valores e elementos.

Novamente a simbologia do número sete vem ao de cima, onde encontramos as sete regiões da fluência do Chakra, e onde podemos associa-las as diversas formas Saiyan. De cima para baixo, temos a Coroa, o Terceiro olho, a Garganta, o Coração, o Solar, o Sagrado e a Raiz, todas correspondem a uma cor e todas conotam a vários estados e sentimentos. Acreditem que o Chakra é mais do que uma medição de poder da luta dos ninjas de Naruto, pensem nos mesmos como uma espiral espiritual de energia que reside no interior dos nossos corpos. A mesma reside nos nossos heróis e ao liberta-la atingem as várias emoções e estados que tão bem conhecemos. Começamos pela Raiz, o Chakra vermelho, o ponto onde residem várias energias, o início do fluxo e infusão da mesma distribuída pelos outros seis pontos. Aqui marcamos o início da viagem espiritual de Goku quando alcançou o estado do Super Saiyan God, e quando tocou num estado divino de calma e paz. O Chakra vermelho tem como características, criação, segurança, sobrevivência e é vista como uma energia física primitiva intensa e quente tal como o centro da terra, fazendo deste o assento para o recolher, renovar de energias, a mesma encontra-se situada nas pernas. Este é apenas o primeiro passo, para alcançar algo, nada mais, nada menos. Certamente também devem lembrar-se que no nascimento do Saiyan vermelho foi por intermédio de várias energias e que mesmo assim no final, mostrou-se calmo, mas insatisfeito, como se existisse mais potencial em si.

Em seguida passamos para o estado mais recorrente em Dragon Ball e onde os cabelos atingem a cor dourada, falamos claro no mais que recorrido estado Super Saiyan, ou se preferirem, Super Guerreiro. Tal como as suas raízes capilares atingem a cor dourada, o Chakra Solar Plexus, também apresenta diversas semelhanças. Vulgarmente associado a fúria, e a destruição quando usado da maneira errada. Esta reside no sistema digestivo, é o pilar da nossa vida emocional e de sustento, energias tais como vontade ou fúria são geralmente associadas, bem como a sensibilidade e o potencial. Esta é libertada por frustração, fúria e bloqueada por falta de rumo, ou sentido de vitimização e realização. Reparem que todos estes elementos foram parte de como as personagens alcançaram este estado. Para tornarem-se num Super Saiyan estes sentimentos tiveram de chegar a um ponto crítico que explodiram na aura de fúria e poder que tão bem conhecemos. Como vimos várias vezes quando Goku e companhia alcançam este estado de uma maneira pessoal e de certa forma dramática. Começamos com o original ou seja, Son Goku, este tornou-se num Super Saiyan não só devido a óbvia perda do seu amigo Kuririn, como também à frustração de não conseguir derrotar o tirano Freezer com a sua melhor técnica, o misto entre fúria, frustração explodiram de tal forma que manifestaram-se numa aura dourada. Com o orgulhoso príncipe dos Saiyans, Vegeta, o mesmo manifestou-se na falta de direção e frustração, quando aos seus olhos um Saiyan normal alcançou a grandeza e como alguém de sangue real, e nobre encontrava-se uns bons degraus abaixo. No caso do seu filho, o Trunks da era futura, atingiu este estado pela perda do seu mentor e amigo, Gohan, e também aperceber-se que lutar é inútil, só causa mais mortes e sofrimento. Aqui temos uma vitimização e falta de rumo tremendas! As lágrimas derramadas por este tornaram no Super Trunks. Com o Gohan do tempo presente ainda em fase adolescente, assistimos a este momento quando o mesmo chega a conclusão que é um menino mimado, frustrado por ficar para trás e apenas ficar a assistir a mortes e desolamento. Recorrente as crianças, Goten e Trunks, apenas sabemos que Goten atingiu este estado quando treinava com a sua mãe, e que Trunks queria ir a feira popular de Lisboa com o seu amado pai. No caso dos guerreiros do sexto universo que conhecemos em , aquela sensação latejante nas costas pode ser vista como uma libertação mas num ponto de vista mais físico e menos emocional, no sentido de sentirem livres e libertarem potencial, que também é um valor presente no Solar. Caros amigos esta é mesmo a essência de um Super Saiyan, um estado onde tantas emoções recalcadas em nós que acabam libertadas numa explosão de luz dourada. Para fecharem este ponto lembram-se de Goku dizer a Gohan, quando que atingisse o estado de Super Saiyan tinha de livrar-te de um certo mau estar. Esse mau estar é a inabilidade de controlar uma energia tão forte e imensa como é o Chakra amarelo.

Em seguida temos a sempre intensa energia verde, misturada com tons dourados, ou de outra cor como o azul, por estar situada no centro (nunca tem uma cor sólida) falo do Coração. Situada na mesma região, e próxima do Solar, esta energia é manifestada pelo amor, bloqueada pela culpa, implicada por um estado de distorção mental, ou de trauma emocional. Quem possui todos estes elementos? Os guerreiros Broly e Kale claro! Broly associou a destruição do Planeta Vegeta ao choro incessante do bebé Goku, e Kale parece sofrer de uma vida tumultuosa visto nem ter poder de decisão ou personalidade formada. Assim sendo para atingir o estado de Super Saiyan Lendário o seu possuidor deve recolher um misto de energias, é um estado que causa dúvidas, inquietação e incerteza mergulhadas em sentimentos incompletos como culpa, perda ou dor. Com esta teoria também podemos explicar como alguém neste manifesto não consegue controlar as suas ações, é extremamente físico e violento, e aquela aura mista azul e dourada de Trunks em .

Chegamos agora a cada vez mais presente energia azul, a Garganta. Claro que está situada na mesma região, e nos músculos e refere-se ao Super Saiyan Blue no universo criado por Toriyama, outrora conhecido como Super Saiyan God Super Saiyan. É sabido que esta forma é conhecida por ter a capacidade de um maior controlo no Ki, bem como a calma e pureza. Todos os sentimentos que manifestam-se no Super Saiyan, são mantidos dentro, de forma a serem mais eficientes. De um certo ponto pode explicar porque o Goku porque pode utilizar o Kaioh-ken nesta forma, pelo simples facto que a fúria manifestada nesta técnica pode ser controlada e com menos riscos, porque se usasse esta técnica no estado de Super Saiyan provavelmente morreria tal como explicou a Hit. Também notaram como Goku e Vegeta conseguem alcançar este manifesto sem recorrer a todas as outras formas? Porque Super Saiyan Blue é apenas um estado de controlo e poder e pureza, não tem muita relação a poder. Pensem neste exemplo, para Goku realizar o Kamehameha em Super Saiyan precisa “abrir cinco torneiras”, ao passo que em Super Saiyan 3 a mesma técnica precisaria de quinze, devido ao consumo excessivo de Ki e a falta de controlo, também pode explicar porque Vegeta nunca alcançou esta forma canonicamente e cada vez menos Goku usar a mesma.

Por último chegamos ao cimo ou seja a Coroa e que considero a mais surpreendente na relação entre Dragon Ball e energias do Chakra. A energia rosa é imediatamente associada a Zamasu e a sua forma Super Saiyan Rosé. Conhecida por ser a energia do conhecimento, bênção, espiritualidade, encarnação, compreensão, realização e aceitação. Nenhuma energia é comparável, atingimos um estado emocional de nirvana, por natureza é o Chakra do divino, do destino pessoal, sempre existiu em nós e a sua expansão é inevitável. Por situar-se na cabeça é bloqueada por problemas psicológicos. O espírito de Zamasu no corpo de Goku usando os poderes de Super Saiyan, atingiu uma tal forma de enriquecimento que nunca atingiria e experienciaria de outros meios, e banhado em tal luxuria adorou. Também que não cansou-se de dizer o quanto era fantástico, a Goku, Vegeta e Trunks, num estado conhecido como aceitação, realização mas que na verdade tem como catalisador problemas psicológicos, meus amigos esta é a essência deste jovem e problemático Deus da criação. Também o simples requinte do nome Rosé pode denominado ao vinho, uma bebida conhecida por também fazer parte do dicionário dos Deuses. Não perdendo tempo a associar-se com vulgaridades como cores.

É fantástico como todas estas formas têm associações ao Chakra e de uma maneira ou de outra estão presentes no imaginário de Dragon Ball. Existem ainda duas outras energias o Sagrado, de cor laranja, e o Terceiro Olho, de cor roxa. Será que ainda vamos ver um Super Saiyan Annoying Orange ou um Super Saiyan Mystic? Com o tempo saberemos. É realmente surpreendente que algo banal como o distinguir, e não ter de colorir cabelos em vinhetas manga tenha evoluído para um estado muito próprio e consequentemente divino.


Artigo enviado por Bruno Reis. Podem enviar os vossos artigos para o email admin@otakupt.com.

Ongame CDZ
  • Respeito pelo esforço da escrita kkk

  • toygame lan

    Uma coisa que faltou no texto,é que o fato do super sayajin era por que o cabelo de goku preto dava trabalho ao colorir e demorava muito tempo para os assistentes.
    Tem tudo isso no dragon ball perfect files

    • Bruno Reis

      “É realmente surpreendente que algo banal como o distinguir, e não ter de colorir cabelos em vinhetas manga tenha evoluído para um estado muito próprio e consequentemente divino.”

      • toygame lan

        texto muito grande não deu para ler tudo kkk

      • Bruno Reis

        Vê o Video abaixo que segue a mesma via

  • MM

    O autor do texto podia era ter mencionado que retirou praticamente tudo o que escreveu deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=x1CDyXzIXY4
    E se não retirou, é uma tremenda coincidência o conteúdo do artigo alinhar quase na perfeição com o vídeo…

  • ChadGrey

    Excelente matéria, mas não posso deixar de dizer que é – nalguns pontos – bastante reboscada; principalmente porque Akira já disse que o facto de as cores do cabelo dos Super Saiyajin serem amarelos seria simplesmente pelo facto de facilitar o trabalho do seu assistente no desenho e escrita do mangá.
    A energia rosa só é associada ao Zamasu? Majin Buu não?!? Mais uma vez, Akira disse que escolheu rosa para ser de mais fácil contraste tanto com o o Amarelo de SSj de Goku como o de SSJ Blue. Relembrando que, na mangá, Zamasu tanto se transforma em Super Saiyajin assim como em Super Saiyajin God e a transformação para SSJ Rose é uma transformação imediatamente equiparada com Blue só que, conforme explicado no manga, juntando o corpo de Goku e todo o seu poder alienado ao seu e à experiencia que conquistou durante gerações e gerações fez com que ficasse com cabelo rosa.
    Por isso dou os meus parabéns pela matéria, tem detalhes curiosos, mas por vezes a explicação é bem mais fácil que parece. Não fazer deste artigo uma conspiração daquilo que serão futuras transformções, até porque acho que todos estamos de acordo que de transformações já está a saga cheia. Queremos agora algum conteúdo (nem peço muito) assim como bons combates coreográficos onde apenas uma “nova transformação” seja a resposta para Goku ganhar mais um combate. E por isso que neste novo Dragon Ball Super estou a gostar bem mais da manga que do anime. O arco de Goku Black está muito diferente e as estratégias usadas nos combates principalmente Goku V Zamasu e Vegeta V Zamasu estão infinitamente superiores. Eles usaram a cabeça para combater Zamasu e nao apenas… Aquilo que vimos no Anime.

  • /B/ – Ghost
  • mas iai, sendo de um universo oposto, e n tendo tanto ódio como o universo do goku, por q do cabelo preto do pessoal do 6º, alias, isso levanta a questão, como podem ser tão opostos, se no 7º a base do poder sayajin é o odio no 6º n deveria ser o contrário. é tanta coisa nova q se perderam… =J

    • Bruno Reis

      Estás a esquecer-te de um ponto muito, muito importante, não foram oprimidos pelo Freezer. Têm uma sociedade e diferente valores menos selvagens

  • Leonardo Henrique

    Bem interessante