Mais...
    InícioAnimeConceda-nos o poder de revolucionar o mundo!

    Conceda-nos o poder de revolucionar o mundo!

    Artigo enviado pela Dammy através do nosso formulário.

    Talvez vocês já conheçam esta obra, mas eu sempre quis falar dela. AVISO: é uma obra adulta!

    Shoujo Kakumei Utena pode-se dizer com certeza que existem vários mundos em uma obra só: o manga original, o anime, o filme e o manga do filme. Cada um destes foi um mundo de SKU explorado de maneiras distintas. O foco desta obra é a desconstrução de personagens e Chiho Saito trabalha suas psiques de maneira conveniente e complexa.

    Nós temos o herói, Utena; o príncipe, Touga; o sádico, Saionji, a insensível, Juri; o inocente, Miki; o príncipe caído, Akio; e a bruxa, Anthy. O manga original é mais racional, sistemático, mas trabalha apenas a salvação de Anthy, é a origem e também é o que traz mais explicações para todo o universo desta obra. Já o anime consegue abordar todas os personagens em suas ânsias, sem medo de revelar suas intenções mais sujas ou puras, eles entram com máscaras perfeitas que a sociedade impõe e pouco a pouco são rasgados, mostrando a potencialidade de bondade e a capacidade de fazer o mal. Sem contar que você é surpreendido por situações “cómicas” que se desvelam por meio do cenário, sim, Chiho abusa do cenário para poder expor o que nossos queridos personagens escondem.

    Então não se admire de ver um fax dentro de um celeiro e na era medieval! Nós temos ainda duas garotas sombras que agem como narradoras da história, são como o coro do teatro grego. A trilha sonora é o forte do anime, tom certo, momento certo, instável como a alma humana, e o final da série é perturbadoramente esplêndido. O filme, “Apocalipse da Adolescência”, não foi dirigido por Chiho, por isso o diretor Ikuhara, é totalmente inovador, o novo mundo traz uma áurea tão fantástica quanto mórbida, mas só aborda as duas protagonistas, Anthy e Utena, e claro, o vilão.

    O final do filme é como uma batalha de máquinas humanas. E por fim o manga do filme, não tive acesso, mas o que pude ver na internet é que é fiel ao filme com singelas mudanças e só tem um volume. Isso foi só uma introdução, o universo de Utena é tão vasto que deve ser abordado mundo a mundo, mas vou adiantar a história.

    Uma princesa pequenina e indefesa perdeu seus pais, e neste enterro um príncipe lhe apareceu, lhe enxugou as lágrimas e lhe deu seu anel prometendo que se ela continuasse pura e nobre ele retornaria para ela. Só que a impressão que o príncipe deixou na pequenina foi tão forte que… Ela decidiu se tornar um príncipe para salvar princesas! Parece bobo, não é? Mas quem disse que mulheres não podem ser príncipes de contos?! recomendadíssimo para quem quer ter um olhar crítico de nossa sociedade.

    Abordando amizade, amor, poder, desejo, milagres… será mesmo que podemos nos considerar adultos, pois depois de termos contato com tal obra a idade não parece ser mais uma resposta certa.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares