Mais...
    InícioAnimeFillers, um Mal necessário?

    Fillers, um Mal necessário?

    Fillers, um Mal necessário?

    Amados por alguns e odiados por muitos mais, será que os fillers nos animes são um mal necessário? Será que a indústria anime atual e a sua economia já não passa sem eles?

    O que são Fillers? Filler (literalmente enchimento em inglês) é o termo utilizado para denominar episódios ou arcos inteiros de uma série anime cujo enredo não se baseia no manga do qual a série foi adaptada. 

    Os fillers em animes acontecem principalmente por duas razões:

    1. O manga ainda não terminou e o anime tem de divergir
    2. As estações televisivas japonesas são rígidas nos contratos (26 episódios significam 26 episódios) e os estúdios introduzem fillers

    Por vezes desvalorizados os fillers têm um papel importante na indústria anime:

     

    • Alguns animes não existiam

    O exemplo mais gritante de um anime que não existiria sem fillers é , um comprovado sucesso financeiro da era moderna mas o problema é que 99% do que acontece no anime não aconteceu no manga pois  é na realidade um manga Yonkama, significando que cada capítulo apenas utiliza 4 frames para contar a pequena história.

    Os relacionamentos, concertos e crescimento das personagens ao longo de  só foi possível pois a  expandiu tudo. Essencialmente o anime é  só de nome e encaixa perfeitamente na definição de “filler”.

    Os fãs de anime mais puristas afirmam que nada deve ser acrescentado à história do manga significando isso que  não deveria existir, aliás, nenhum anime baseado num yonkoma deveria existir. Mas será que querem viver num mundo sem ,  ou até ?

    O mesmo argumento se aplica a jogos e light novels que necessitam sempre de ser revistos pois o que funciona num jogo nem sempre funciona num anime.

     

    • A maioria dos animes não teria Fim

    O maior problema em adaptar um manga atualmente popular é que estes tendem a não estarem perto do seu fim.

    Aquando da adaptação de obras como  ou  (na altura) o estúdio teve de tomar a difícil decisão de como terminar o anime. Nem todos os arcos do manga têm um final bem definido e se uma segunda temporada não está garantida o estúdio não quer dar aos fãs falsas esperanças.

    Mas se o arco atual não permite isto, temos o que se chama de “gecko ending”. Os últimos 3 a 4 episódios de um anime, como , podem mudar para um rápido arco original para permitir um final. Se uma segunda temporada for aprovada o “gecko ending” pode ser facilmente ignorado.

     

    • O mangaka concorda com os fillers

    Sim, às vezes o que os fãs mais detestam é algo com o qual o mangaka concorda perfeitamente.

    Um exemplo famoso disto é o anime  de 2003 onde a mangaka  disse ao estúdio  que eles podiam continuar a sua própria história assim que ficassem sem material do manga. 

    Numa entrevista à NewType USA ela afirmou:

    Manga e anime são modos diferentes de expressão, e diferentes artistas estão envolvidos. Não há nenhum ponto em ter uma história cross-media se tudo é exatamente o mesmo em todas as versões

    O mesmo ponto de vista é partilhado por , o criador de , pois existem algumas piadas que só funcionam bem em determinados mediums.

     

    É verdade que quando um filler é mau pode arruinar o ritmo de uma série, mas também só porque algo é um filler não significa que seja necessariamente algo mau. Alguns deste arcos originais são necessários para garantir um anime sólido que se alinha com o material original ou então para garantir o cumprimento de contratos.

    Atendendo que a indústria anime tem atualmente tendência para adaptar as mais recentes e populares obras sejam elas mangas, jogos ou novels, os fillers estão para ficar.

    O que acham? Deixem nos comentários a vossa opinião e quais foram para vocês os melhores e piores fillers que já viram.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    23 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    23 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Giovannabolo
    Giovannabolo
    13 , Julho , 2019 4:41

    O pessoal aqui escreve bonito hein
    Muito bacana os argumentos

    Vincent Kovacs
    Vincent Kovacs
    13 , Julho , 2019 4:41

    Achar que todos os fillers devem ser perdoados pela simples existência de K-on ou de animes que se baseiam exclusivamente nisto é algo errado. Ao mesmo tempo que temos animes assim, temos o inverso, como no primeiro D.Gray-man que descaracteriza diversos personagens e forçam a trama em prol de um alongamento na vida útil da obra.

    FIllers em si não são ruins, temos bons fillers em diversas obras, eu considero o primeiro FMA um bom anime, não chega aos pés do Brotherhood, mas para a época em que foi lançado, ainda no início do mangá, ele fez um bom trabalho. Expandindo seu universo com os filmes que vieram para fechar a trama (que não achei necessário, curti o final do primeiro). Em casos como esse e de K-on eu concordo que fillers são a única solução.

    E até relevo alguns fillers em animes de longa duração, como os Shounens da Jump… Mas tem outros que chegam a dar nojo de tão mal escritos e trabalhados. Não convencem e claramente são apenas uma saída comercial cara de pau. Podem me falar “mas assim é a industria” E eu só tenho a dizer, isso é feito para os fãs comprarem e consumirem, eles não tem que engolir qlqr merda que seja mandada para eles e abaixarem a cabeça não.

    Lucio
    Lucio
    13 , Julho , 2019 4:41

    Bom para mim desde que não sejam fillers do tipo que usam em naruto o resto eu aturo sem problemas.

    l3nnl3nn
    l3nnl3nn
    13 , Julho , 2019 4:41

    https://uploads.disquscdn.com/images/2d7726e47fc7429aa216dfbfdb2b9681b8b4240b4447e0085cb71d3c5566de96.jpg
    Não tenho nada contra fillers…. DESDE que os mesmos tenham um objetivo, não me importo em perder tempo assistindo eles.. Exemplos de alguns animes q tiveram Arcos fillers que eu achei bem legal/proveitoso: D. Gray man, Fullmetal Alchimist, Kuroshitsuji, Rurouni Kenshin, Bleach, etc….

    Febaxmann
    Febaxmann
    13 , Julho , 2019 4:41

    Não concordo com esse tópico -> “A maioria dos animes não teria Fim”, isso já acontece, com filler ou sem filler, grande maioria das adaptações, sejam elas boas ou horrorosas de bons mangás/novels morrem com um “final” ruim e em aberto; Sakurasou No Pet Na Kanojo morreu porque não deu o lucro que o estúdio queria, anime foi muito bom u.u.

    Eu sinceramente preferiria que eles não fizessem final algum, porque quando o fazem, meu deus, é um pior que o outro, seria melhor serem sinceros e botar uma mensagem “continua no mangá/novel/jogo/etc” do que fazer finais ruins, já que boa parte dos animes nunca chega no final da história dos mangás/novels.

    Alguns fillers são Ok, os 4-koma sem problemas e outros animes que são planejados antes de serem executados ficam bons, embora eu não acho que deva ter muito planejamento; com tanta adaptação ruim eu me recuso a acreditar que todos os animes são planejados com antecedência.

    Para encurtar, se o filler vier para adicionar está tudo bem, agora se for uns fillers safados a la Bleach e Naruto, de verdade, é melhor passar reprise ou passar nada; fillers dessas duas séries são tão ruins que você passa a desgostar da série.

    Um salve para saga dos Bount do Bleach, uma das piores coisas que já tive o desprazer de assistir; infelizmente na época eu não sabia o que era filler e achava que aquilo era importante de alguma forma.

    Shuujin
    Shuujin
    13 , Julho , 2019 4:41

    O filler em si não é o problema, o problema é quando o filler é ruim e/ou trata o espectador como se tivesse Alzheimer, colocando coisas que nós já vimos mais de 10 vezes sim, estou falando de Naruto e as infinitas vezes que mostrou a história do Obito e do Kakashi ou do Naruto e do Sasuke e quando colocam filler sem necessidade, só pra encher linguiça mesmo, como em Naruto Shippuden, que o mangá já acabou e ainda colocam fillers, se os fillers forem bons, como os de Gintama, que sinceramente eu nem sei diferenciar qual episódio é filler e qual não é, ai tudo bem.

    E ainda sobre fillers, se tem um estúdio que ama isso é a KyoAni, o estúdio inteiro é praticamente um filler, acho que quando eles vão fazer um anime eles pensam: -“Vamos adaptar esse mangá!” -“Legal, como vamos fazer?” -“Vamos só pegar o nome do mangá, dos personagens e a aparência deles, a história e as características dos personagens não importam, nós criamos uma totalmente diferente do mangá!” -“Legal, vamos fazer isso mesmo!”…

    Otaku  24H ON
    Otaku 24H ON
    13 , Julho , 2019 4:41

    Filler é problema quando que nem em naruto fazem a cada 5 capitulos 4 fillers por mais de 1 ano

    Charles
    Charles
    13 , Julho , 2019 4:41

    O meu problema não é literalmente com os fillers, e sim com o fato de quase sempre serem MUITO inferiores ao material original, ou não acrescentarem simplesmente nada. Ser vinte e poucos minutos, de algo totalmente vazio, que qualquer idiota poderia escrever o roteiro.

    Chibazx
    Chibazx
    13 , Julho , 2019 4:41

    Kyoto Animation fez um otimo trabalho com k on, nichijou e ate lucky star se nao me engano tambem todos sao animes que choro de rir quando assisto e isso pq nao sou fan de slice of life, porem um exemplo ruim e da propria kyoto ani oque eles fizeram com chunibyou que fizeram uma primeira temporada inteira de filler adicionaram personagens que não existem como a dekomori e ate mudaram a personalidade de alguns personagens como aquela mina la q gosta de dormi(nao lembro o nome) na novel ela é a melhor amiga do protagonista é sempre tem varias conversas interessantes com ele

    Thelasthope
    Thelasthope
    13 , Julho , 2019 4:41

    Sim, ser filler não quer necessariamente vai aer ruim. O ruim são filler usados em obras longas e o numero exagerado de fillers, alem de serem geralmente mal animados nos animes longos. Onde + de 40℅ dos episodios de naruto e bleach são fillers, ainda por cima bem mal animados e que não agregam nada, pior ainda é quando vão jogar filler em mal momento exemplo: jogar fillers em naruto no meio e no climax da guerra. Caso pior é em sousei onde praticamente é mais de 50℅ de filles, isso se torna um saco. No caso de noragami foi um otimo filler

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    13 , Julho , 2019 4:41

    Independente se é bom ou ruim, nos animes da KyoAni não faz diferença já que a própria história é filer

    <[KIBA]>
    <[KIBA]>
    13 , Julho , 2019 4:41

    Então eu odeio filler mais em certas obras é necessário para não sobrecarregar seu material original em outras para lucrar (Naruto) e outras vai entender (Sousei no Onmyouji) enfim é um saco mesmo

    Nathan Matheus
    Nathan Matheus
    13 , Julho , 2019 4:41

    Os únicos fillers que eu odeio são os que são feitos pela Pierrot e tenho 3 bons exemplos: Bleach(44.9% de fillers), Naruto (41% de fillers), Sousei no Onmyouji (quase tudo é filler nessa por*a).

    No caso de Soul Eater >>>(Spoiler)<<< eu achei bem legal por que mesmo sendo fillers eles derrotaram o vilão final, na época que eu assisti mal sabia eu que tudo aquilo tinha sido um filler, mas eu considerei um ótimo anime só não gostei da forma como o vilão morreu. Anos depois eu li o mangá completo, e achei a saga filler do anime tão bom quanto o mangá, embora não chegue nem aos pés do mangá (contraditório non :v).

    Shiba
    Shiba
    13 , Julho , 2019 4:41

    Nao desgosto de fillers. Mas acho chato quando enfiam um no meio de um arco ou quando esse filler nao vai agregar a nada na historia.

    Yhan
    Yhan
    13 , Julho , 2019 4:41

    Filler para mim são inúteis, só serve para tornar a história mais enrolativa e não acrescentar em absolutamente nada, e caso tentem fazer algo para acrescentar acabam estragando ou sendo inferior ao original.
    Para mim essa coisa de não tem conteúdo para adaptar do mangá, e ser obrigado a enfiar filler para distanciar um pouco é bobagem, Gintama é a prova viva que não precisa criar grandes arcos filler, se ele se aproxima do mangá simplesmente pausa a temporada e volta mais tarde, muito melhor assim.
    Essa coisa de anime não ter fim é bem fútil, deixa em aberto mesmo, até hoje, todos finais filler que vi em animes são péssimos, só me dá desgosto de correr atrás do mangá depois, portanto acho inútil, deixa em aberto e logo em seguida corro pro mangá se ainda tiver interessado, para começar eles nem deveriam adaptar algo se não tem 1 arco completo ainda.
    Os filler de saint seiya por exemplo eles enfiam no meio da história e ainda cria furos no enredo…

    Alexandre Skywalker
    Alexandre Skywalker
    13 , Julho , 2019 4:41

    Fillers é um mal que não precisa ser definido

    Scar
    Scar
    13 , Julho , 2019 4:41

    Acho fillers bons quando ajudam a caracterizar mais os personagens e a historia, tem tanto manga e novel em que é tudo muito mal explicado e esse “enchimento” ajuda em uma melhor explicação, ou quando é usado para contar de uma maneira diferente mas tem um mesmo objetivo não vejo problema.

    O problema é quando vc vê que não tem a menor necessidade como no caso de Naruto que obviamente é lucro.

    Outra coisa que não gosto é de final original/filler, eu até acabaria gostando se tivessem boas explicações pro final, mas a maioria das vezes acabam deixando tudo mal explicado.E também o problema óbvio de arcos fillers é que vc já sabe como vai acabar e ai vc perde totalmente o interesse, personagens novos fillers que aparecem vão morrer ou sumir, situações que aconteceram vão ser esquecidas mesmo que o estúdio se esforce ao máximo para colocar dentro da historia.

    JMB
    JMB
    13 , Julho , 2019 4:41

    Não vejo problemas em fillers, desde que os mesmos não descaracterizem a obra/personagens e não sejam colocados sem necessidade.

    A Saga de Asgard em Cavaleiros do Zodíaco e a 2ª metade do Fullmetal Alchemist 2003 + O Conquistador de Shamballa são ótimos exemplos de fillers que ficaram a par do nível do mangá (sim, na minha opinião o primeiro anime de Fullmetal é tão incrível e fantástico quanto o mangá)

    João Veiga Otaku Reformado
    João Veiga Otaku Reformado
    13 , Julho , 2019 4:41

    Não vejo mal em fillers dês de que sejam bons ou interessantes no mínimo para acrescentar algo a história que valha a pena acompanhar. Agora se for algo sem lógica e que não seja bem trabalhado acaba sendo chato de assistir.
    Também tem animes que funcionam melhor que outros com fillers depende muito do caso, mas no geral sendo bem feito por mim tudo bem.

    ton
    ton
    13 , Julho , 2019 4:41

    Se considerar que anime é mais propaganda pro material original isso aqui tá certo.

    Jorge Santos
    Jorge Santos
    13 , Julho , 2019 4:41

    Quando o filler é bem trabalhado eu não sou contra… por exemplo o arco atual de sousei no onmyouji( nunca li o manga)

    agora quando é um filler tipo o de naruto das mães de konoha é ridiculo demais

    RyuuPH
    RyuuPH
    13 , Julho , 2019 4:41

    Animes não precisam de fim, isso é uma ilusão japa e de quem assiste! Animes são nada menos que uma grande merchandise para o mangá/novel/jogo, se querem adaptar a história toda ótimo, agora ficar enrolando ou colocar finais originais isso é sempre chato, gastam dinheiro que poderia ser investido em outra temporada mais pra frente! Exemplo é Ao no Exorcist, final filler merda e agora fazem uma segunda temporada como se nada tivesse acontecido! Originais que são voltados a venda e audiência tbm são muito bem vindos, pois eles tem que ser bons para vender! Fullmetal no databook se não me engano a autora diz que fez o final diferente para a animação da Bones! Quando o autor está envolvido tbm é válido! Nem sempre o anime é bem vindo pelo autor é só pegar o caso de Mahou Sensou que o próprio autor falou que tem muitas outras séries que mereciam mais a animação do que a dele. Tbm tem a pressão da editora e a merda toda!

    As melhores adaptações deveriam ser sempre seguindo a história original e sendo lançada em arcos. Mas quando dá dinheiro o estúdio não quer largar a teta.

    Mas a industria do anime está complicada, toda temporada ou é anime moe, idol ou Mahou shoujo e quando mangá que eu acompanho ganha anime ou é filler ou é a lá estilo Berserk! Toda temporada pego cada vez menos animes e prefiro filmes e séries originais.

    CrazyWolf
    CrazyWolf
    13 , Julho , 2019 4:41

    Na minha humilde opinião filler não é nenhum problema, só é inconvincente quando colocam no meio de um arco ou quando vem algo muito ruim, não gosto de reclamar mas aquele arco dos espíritos reversos la de FT foi meio difícil de acompanhar

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares