Fillers, um Mal necessário?

52

Fillers, um Mal necessário?

Amados por alguns e odiados por muitos mais, será que os fillers nos animes são um mal necessário? Será que a indústria anime atual e a sua economia já não passa sem eles?

O que são Fillers? Filler (literalmente enchimento em inglês) é o termo utilizado para denominar episódios ou arcos inteiros de uma série anime cujo enredo não se baseia no manga do qual a série foi adaptada. 

Os fillers em animes acontecem principalmente por duas razões:

  1. O manga ainda não terminou e o anime tem de divergir
  2. As estações televisivas japonesas são rígidas nos contratos (26 episódios significam 26 episódios) e os estúdios introduzem fillers

Por vezes desvalorizados os fillers têm um papel importante na indústria anime:

 

  • Alguns animes não existiam

O exemplo mais gritante de um anime que não existiria sem fillers é , um comprovado sucesso financeiro da era moderna mas o problema é que 99% do que acontece no anime não aconteceu no manga pois  é na realidade um manga Yonkama, significando que cada capítulo apenas utiliza 4 frames para contar a pequena história.

Os relacionamentos, concertos e crescimento das personagens ao longo de  só foi possível pois a  expandiu tudo. Essencialmente o anime é  só de nome e encaixa perfeitamente na definição de “filler”.

Os fãs de anime mais puristas afirmam que nada deve ser acrescentado à história do manga significando isso que  não deveria existir, aliás, nenhum anime baseado num yonkoma deveria existir. Mas será que querem viver num mundo sem ,  ou até ?

O mesmo argumento se aplica a jogos e light novels que necessitam sempre de ser revistos pois o que funciona num jogo nem sempre funciona num anime.

 

  • A maioria dos animes não teria Fim

O maior problema em adaptar um manga atualmente popular é que estes tendem a não estarem perto do seu fim.

Aquando da adaptação de obras como  ou  (na altura) o estúdio teve de tomar a difícil decisão de como terminar o anime. Nem todos os arcos do manga têm um final bem definido e se uma segunda temporada não está garantida o estúdio não quer dar aos fãs falsas esperanças.

Mas se o arco atual não permite isto, temos o que se chama de “gecko ending”. Os últimos 3 a 4 episódios de um anime, como , podem mudar para um rápido arco original para permitir um final. Se uma segunda temporada for aprovada o “gecko ending” pode ser facilmente ignorado.

 

  • O mangaka concorda com os fillers

Sim, às vezes o que os fãs mais detestam é algo com o qual o mangaka concorda perfeitamente.

Um exemplo famoso disto é o anime  de 2003 onde a mangaka  disse ao estúdio  que eles podiam continuar a sua própria história assim que ficassem sem material do manga. 

Numa entrevista à NewType USA ela afirmou:

Manga e anime são modos diferentes de expressão, e diferentes artistas estão envolvidos. Não há nenhum ponto em ter uma história cross-media se tudo é exatamente o mesmo em todas as versões

O mesmo ponto de vista é partilhado por , o criador de , pois existem algumas piadas que só funcionam bem em determinados mediums.

 

É verdade que quando um filler é mau pode arruinar o ritmo de uma série, mas também só porque algo é um filler não significa que seja necessariamente algo mau. Alguns deste arcos originais são necessários para garantir um anime sólido que se alinha com o material original ou então para garantir o cumprimento de contratos.

Atendendo que a indústria anime tem atualmente tendência para adaptar as mais recentes e populares obras sejam elas mangas, jogos ou novels, os fillers estão para ficar.

O que acham? Deixem nos comentários a vossa opinião e quais foram para vocês os melhores e piores fillers que já viram.

  • Na minha humilde opinião filler não é nenhum problema, só é inconvincente quando colocam no meio de um arco ou quando vem algo muito ruim, não gosto de reclamar mas aquele arco dos espíritos reversos la de FT foi meio difícil de acompanhar

    • Giovannabolo

      Opa,concordo com você tio Crazy

  • Animes não precisam de fim, isso é uma ilusão japa e de quem assiste! Animes são nada menos que uma grande merchandise para o mangá/novel/jogo, se querem adaptar a história toda ótimo, agora ficar enrolando ou colocar finais originais isso é sempre chato, gastam dinheiro que poderia ser investido em outra temporada mais pra frente! Exemplo é Ao no Exorcist, final filler merda e agora fazem uma segunda temporada como se nada tivesse acontecido! Originais que são voltados a venda e audiência tbm são muito bem vindos, pois eles tem que ser bons para vender! Fullmetal no databook se não me engano a autora diz que fez o final diferente para a animação da Bones! Quando o autor está envolvido tbm é válido! Nem sempre o anime é bem vindo pelo autor é só pegar o caso de Mahou Sensou que o próprio autor falou que tem muitas outras séries que mereciam mais a animação do que a dele. Tbm tem a pressão da editora e a merda toda!

    As melhores adaptações deveriam ser sempre seguindo a história original e sendo lançada em arcos. Mas quando dá dinheiro o estúdio não quer largar a teta.

    Mas a industria do anime está complicada, toda temporada ou é anime moe, idol ou Mahou shoujo e quando mangá que eu acompanho ganha anime ou é filler ou é a lá estilo Berserk! Toda temporada pego cada vez menos animes e prefiro filmes e séries originais.

  • Jorge Santos

    Quando o filler é bem trabalhado eu não sou contra… por exemplo o arco atual de sousei no onmyouji( nunca li o manga)

    agora quando é um filler tipo o de naruto das mães de konoha é ridiculo demais

    • Scar

      Desculpe mas o arco atual está maçante… serio desdo time skip em vez de deixar os 2 principais mais fodas parece que eles mostram como eles são fracos. Até hoje não entendi o objetivo dos 50 episodios pra esse anime, a historia do manga é muito mais madura.

      • Pedoro

        Mano do céu, o começo tava mt foda. Queria muito acompanhar o amadurecimento dois 2. Pena que jogaram tantos Basaras que ficava até enrolando para assistir aos episódios.

    • ✞ ◤Otaku◢✞◤ON◢✞

      Bem se você ler o manga um dia sua opinião vai mudar totalmente e você vai se perguntar o que fizeram com o anime, pq simplismente alongaram e mudaram a historia pra uma pior, não foi simplismente por necessidade se eles alonganram ent n tem explicação.

      • Jorge Santos

        Normalmente quem le o manga não gosta da adaptação que fazem pra anime por ter corte ou muda as coisas principalmente sendo a pierrot estudio conhecido com maior quantidade de filler ja feito…

        Sei o que vc senti pq leio Tokyo ghoul e sei o que fizeram com o anime, então pra quem não le o manga o impacto com filler e mais leve por nao saber como ficou a situação no manga

        não sei como e a situação da benio com rokuro no manga mas normalmente isso enrola muito em anime, talvez no filler eles se adiantem um pouco nisso(previa do proximo episodio)

      • ✞ ◤Otaku◢✞◤ON◢✞

        Concordo com tokyo ghoul, coisa mais sem sentido que fizeram, mas so pra vc ter ideia da diferença, no manga cada cap tem 30 a 40 pag, e mesm assim no cap 15 eles ja tinham passado os 2 anos de treinamento e quase tudo que serviu de base pra historia no anime ate o ep 20 poco aconteceu no manga no cap 15, geralmente 1 cap de anime é 3 4 do manga pelo menos em. E so pra finalizar o rokuro é burro mais não depende so de sorte e força de vontade pra vencer e tudo acontece bem mais detalhadamente.

    • NASH

      Naruto das Mães kkkkk pior que é realmente zuado o que fazem o Naruto ano passado teve mais eps Fillers no Ano que eps da guerra.

  • ton

    Se considerar que anime é mais propaganda pro material original isso aqui tá certo.

  • João Veiga

    Não vejo mal em fillers dês de que sejam bons ou interessantes no mínimo para acrescentar algo a história que valha a pena acompanhar. Agora se for algo sem lógica e que não seja bem trabalhado acaba sendo chato de assistir.
    Também tem animes que funcionam melhor que outros com fillers depende muito do caso, mas no geral sendo bem feito por mim tudo bem.

    • Giovannabolo

      Verdade

  • JMB

    Não vejo problemas em fillers, desde que os mesmos não descaracterizem a obra/personagens e não sejam colocados sem necessidade.

    A Saga de Asgard em Cavaleiros do Zodíaco e a 2ª metade do Fullmetal Alchemist 2003 + O Conquistador de Shamballa são ótimos exemplos de fillers que ficaram a par do nível do mangá (sim, na minha opinião o primeiro anime de Fullmetal é tão incrível e fantástico quanto o mangá)

    • ✞ ◤Otaku◢✞◤ON◢✞

      Concordo, so n gostei do primeiro full metal pq n teve final, tipo a historia em si se alguem ver so ela e n o novo ia achar mt boa, mas mt gente so pq viu o novo ai compara e mesmo que de 0 a 10 na primera vez q viram o de 2003 eles dariam um 8, depois de ver o novo dariam um 4 5 so por comparar ao inves de avaliar, ai todo filler fica como ruin.

      • Warlen Ranniery

        Uma boa observação não levada em consideração por minha pessoa. E usando um título do qual executo a manobra comentada.

        Acho que vou tentar me adaptar a este modo de observação e crítica, sem mudar minha própria essência. Então tenho que ver esse FMA, a qual, se quer, dei uma chance, pois antes de ver o anime Brotherhood, já havia lido o mangá e adquirido um “ódio” com filler com Bleach.

        Mas concordo que existem outras adaptações tão boas quanto o original, como feito nos títulos Fate Stay/~ e as adaptações de bake/nise/kisu… monogatari.

        Tudo depende do modo que querem entregar o material.

      • NASH

        acho fullmetal uma obra prima mas apenas o Brotherhood o primeiro anime nunca fui fã nem mesmo na época que estava na modinha,e o único filler que prestou até hj na minha opinião foi a Saga de Asgard alguns Animes como K-ON realmente fazem sentido terem fillers mas obras extensas como Naruto e Bleach é desculpa dos produtores pra conseguirem mais money,porque quem assiste One Piece sabe que mesmo enrolando os eps eles conseguem manter a obra original com apenas poucas mudanças de complemento de tempo de eps,na minha opinião todo anime longo deveria fazer como One Piece,porque o que fazem com naruto e fizeram com bleach é Ridículo.

      • ✞ ◤Otaku◢✞◤ON◢✞

        Então cara One piece na vdd enrola, mais pelo motivo de que o manga nunca esta mt na frente do anime, e eles enrolam pra manter assim, afinal geralemente por capitulo de um anime da uns 10 do manga, one piece da 1 ou 2, mas eles ainda conseguem deixar bem detalhado que nem vc falou. E sobre o fullmetal ja é mais uma questão de gosto, mais tem gente que so fala que o negocio é ruin pq ficou diferente do manga, pra min é um pouco pior que o original mais ainda é bom, mas mesmo se fosse melhor que o original ia ter gente falando que é ruin so pq mudou. Mas claro é tudo questão de gosto então é normal te gente que n gosta mesmo.

    • Giovannabolo

      Concordo com você também

  • Scar

    Acho fillers bons quando ajudam a caracterizar mais os personagens e a historia, tem tanto manga e novel em que é tudo muito mal explicado e esse “enchimento” ajuda em uma melhor explicação, ou quando é usado para contar de uma maneira diferente mas tem um mesmo objetivo não vejo problema.

    O problema é quando vc vê que não tem a menor necessidade como no caso de Naruto que obviamente é lucro.

    Outra coisa que não gosto é de final original/filler, eu até acabaria gostando se tivessem boas explicações pro final, mas a maioria das vezes acabam deixando tudo mal explicado.E também o problema óbvio de arcos fillers é que vc já sabe como vai acabar e ai vc perde totalmente o interesse, personagens novos fillers que aparecem vão morrer ou sumir, situações que aconteceram vão ser esquecidas mesmo que o estúdio se esforce ao máximo para colocar dentro da historia.

    • Giovannabolo

      concordo com você

  • Alexandre Skywalker

    Fillers é um mal que não precisa ser definido

  • Filler para mim são inúteis, só serve para tornar a história mais enrolativa e não acrescentar em absolutamente nada, e caso tentem fazer algo para acrescentar acabam estragando ou sendo inferior ao original.
    Para mim essa coisa de não tem conteúdo para adaptar do mangá, e ser obrigado a enfiar filler para distanciar um pouco é bobagem, Gintama é a prova viva que não precisa criar grandes arcos filler, se ele se aproxima do mangá simplesmente pausa a temporada e volta mais tarde, muito melhor assim.
    Essa coisa de anime não ter fim é bem fútil, deixa em aberto mesmo, até hoje, todos finais filler que vi em animes são péssimos, só me dá desgosto de correr atrás do mangá depois, portanto acho inútil, deixa em aberto e logo em seguida corro pro mangá se ainda tiver interessado, para começar eles nem deveriam adaptar algo se não tem 1 arco completo ainda.
    Os filler de saint seiya por exemplo eles enfiam no meio da história e ainda cria furos no enredo…

    • Scar

      Gintama teve vários anos de fillers, acho que só se cansaram e resolveram aderir as pausas.

      • vários anos de filler?? Não teve não! Era um ou outro de vez em quando na S1, não teve nenhum arco grande cheio de filler pra enrolar, um filler servia para enrolar 1 semana não muda quase nada, se gintama é semanal ele só ganhava um capítulo a mais para adaptar isso é meio inútil, por isso as pausas é melhor.

    • Shuujin

      Outro exemplo que cito é One Piece, que tem pouquíssimos fillers, tem muita enrolação nos episódios para que cada episódio seja equivalente a um capítulo do mangá, mas ainda acho melhor que os fillers que eles colocaram no anime, tipo aqueles especiais dos filmes que sempre fazem…

  • Shiba

    Nao desgosto de fillers. Mas acho chato quando enfiam um no meio de um arco ou quando esse filler nao vai agregar a nada na historia.

  • Nathan Matheus

    Os únicos fillers que eu odeio são os que são feitos pela Pierrot e tenho 3 bons exemplos: Bleach(44.9% de fillers), Naruto (41% de fillers), Sousei no Onmyouji (quase tudo é filler nessa por*a).

    No caso de Soul Eater >>>(Spoiler)<<< eu achei bem legal por que mesmo sendo fillers eles derrotaram o vilão final, na época que eu assisti mal sabia eu que tudo aquilo tinha sido um filler, mas eu considerei um ótimo anime só não gostei da forma como o vilão morreu. Anos depois eu li o mangá completo, e achei a saga filler do anime tão bom quanto o mangá, embora não chegue nem aos pés do mangá (contraditório non :v).

    • Alexandre Skywalker

      Fillers e Pierrot uma linda história de amor kkkkkkk

    • Shuujin

      Alguns fillers de Bleach são bem legais, tipo o do Exército de Invasão do Gotei 13, acho que é melhor que a saga Fullbring, saga que tem no mangá, mas por outro lado tem fillers como dos Bounts, ou aqueles fillers “avulsos” que a maioria gira em torno do Kon ou das irmãs do Ichigo…

      • Nathan Matheus

        Eu pulei a maioria dos fillers de Bleach, pq quando tava numa parte legal dá história eles metiam um filller de 26 episódios no meio, mto escroto isso, acho que talvez esse seja um dos fatores do anime ser cancelado.

      • Shuujin

        Eu via semanalmente, então não pulei, mas tem alguns que valem a pena ver.

    • Leonardo Henrique

      O jeito q ela derrotou o kishin no anime foi mto ridículo, como eu queria um remake fiel, o mangá é mto foda

      • Nathan Matheus

        Psé ele pra ele ter sido derrotado com a força de todos eles, mas acabou sendo morto só pelo soco dá One punch girl. Mas aquela animação dá luta final foi do caralho, na verdade a animação fluída de Soul Eater é explendida.

        Eu queria ver o Black Star absurdasso como ele fica no mangá, o mlk é um deus.

      • Leonardo Henrique

        Pois é cara, uma das coisas q eu maid queria ver era o Black star, a evolução dele é mto foda

  • JR

    Então eu odeio filler mais em certas obras é necessário para não sobrecarregar seu material original em outras para lucrar (Naruto) e outras vai entender (Sousei no Onmyouji) enfim é um saco mesmo

  • Independente se é bom ou ruim, nos animes da KyoAni não faz diferença já que a própria história é filer

  • Sim, ser filler não quer necessariamente vai aer ruim. O ruim são filler usados em obras longas e o numero exagerado de fillers, alem de serem geralmente mal animados nos animes longos. Onde + de 40℅ dos episodios de naruto e bleach são fillers, ainda por cima bem mal animados e que não agregam nada, pior ainda é quando vão jogar filler em mal momento exemplo: jogar fillers em naruto no meio e no climax da guerra. Caso pior é em sousei onde praticamente é mais de 50℅ de filles, isso se torna um saco. No caso de noragami foi um otimo filler

  • O meu problema não é literalmente com os fillers, e sim com o fato de quase sempre serem MUITO inferiores ao material original, ou não acrescentarem simplesmente nada. Ser vinte e poucos minutos, de algo totalmente vazio, que qualquer idiota poderia escrever o roteiro.

  • Marcos Barbosa Jorge

    Kyoto Animation fez um otimo trabalho com k on, nichijou e ate lucky star se nao me engano tambem todos sao animes que choro de rir quando assisto e isso pq nao sou fan de slice of life, porem um exemplo ruim e da propria kyoto ani oque eles fizeram com chunibyou que fizeram uma primeira temporada inteira de filler adicionaram personagens que não existem como a dekomori e ate mudaram a personalidade de alguns personagens como aquela mina la q gosta de dormi(nao lembro o nome) na novel ela é a melhor amiga do protagonista é sempre tem varias conversas interessantes com ele

  • ✞ ◤Otaku◢✞◤ON◢✞

    Filler é problema quando que nem em naruto fazem a cada 5 capitulos 4 fillers por mais de 1 ano

  • Shuujin

    O filler em si não é o problema, o problema é quando o filler é ruim e/ou trata o espectador como se tivesse Alzheimer, colocando coisas que nós já vimos mais de 10 vezes sim, estou falando de Naruto e as infinitas vezes que mostrou a história do Obito e do Kakashi ou do Naruto e do Sasuke e quando colocam filler sem necessidade, só pra encher linguiça mesmo, como em Naruto Shippuden, que o mangá já acabou e ainda colocam fillers, se os fillers forem bons, como os de Gintama, que sinceramente eu nem sei diferenciar qual episódio é filler e qual não é, ai tudo bem.

    E ainda sobre fillers, se tem um estúdio que ama isso é a KyoAni, o estúdio inteiro é praticamente um filler, acho que quando eles vão fazer um anime eles pensam: -“Vamos adaptar esse mangá!” -“Legal, como vamos fazer?” -“Vamos só pegar o nome do mangá, dos personagens e a aparência deles, a história e as características dos personagens não importam, nós criamos uma totalmente diferente do mangá!” -“Legal, vamos fazer isso mesmo!”…

    • Warlen Ranniery

      Essa segunda parte fui rindo e lembrando de Rosary to Vampire.
      E dar pra adicionar uma sequência quase infinita de títulos.
      Pupa que sofreu com isso.

      • Shuujin

        São vários, praticamente todos os animes da KyoAni são assim.

  • Febaxmann

    Não concordo com esse tópico -> “A maioria dos animes não teria Fim”, isso já acontece, com filler ou sem filler, grande maioria das adaptações, sejam elas boas ou horrorosas de bons mangás/novels morrem com um “final” ruim e em aberto; Sakurasou No Pet Na Kanojo morreu porque não deu o lucro que o estúdio queria, anime foi muito bom u.u.

    Eu sinceramente preferiria que eles não fizessem final algum, porque quando o fazem, meu deus, é um pior que o outro, seria melhor serem sinceros e botar uma mensagem “continua no mangá/novel/jogo/etc” do que fazer finais ruins, já que boa parte dos animes nunca chega no final da história dos mangás/novels.

    Alguns fillers são Ok, os 4-koma sem problemas e outros animes que são planejados antes de serem executados ficam bons, embora eu não acho que deva ter muito planejamento; com tanta adaptação ruim eu me recuso a acreditar que todos os animes são planejados com antecedência.

    Para encurtar, se o filler vier para adicionar está tudo bem, agora se for uns fillers safados a la Bleach e Naruto, de verdade, é melhor passar reprise ou passar nada; fillers dessas duas séries são tão ruins que você passa a desgostar da série.

    Um salve para saga dos Bount do Bleach, uma das piores coisas que já tive o desprazer de assistir; infelizmente na época eu não sabia o que era filler e achava que aquilo era importante de alguma forma.

    • Warlen Ranniery

      Kkkkkkkkkkkkk ‘
      Ia ser muito sei lá, chegar no “final” da coisa e ter “continua no anime/mangá/novel/jogo…”. Mas seria uma boa ideia de venda. Sei lá.

      Quando o filler é só história inventada sem peso algum, que ainda leva traços da história original só pra enganar o cliente e depois apagam a saga e sua relação, é ruim. Muito ruim! Dá vontade de abandonar tudo! (Accel World)

      E sobre a parte de venda, é pura verdade, ainda mais sem fim e tal. Magi que se diga…

      Sobre o anime ser full filler, ele não é um anime base, é uma adaptação. Tipo os filmes de HQ.

      E tem uns momentos em alguns animes que é bom dar aquela pausa nas brigas e talz, se não dar ataque cardíaco na pessoa, como os de Code Geass, que é um anime adaptado (filler) com filler.

      Aprendi o que era filler na saga Bount de Bleach, e depois só pulei todos, até os das espadas, que só vim ver recentemente.

  • ✡✡፠ყսĸﻨհﻨოε፠✡✡

    https://uploads.disquscdn.com/images/2d7726e47fc7429aa216dfbfdb2b9681b8b4240b4447e0085cb71d3c5566de96.jpg
    Não tenho nada contra fillers…. DESDE que os mesmos tenham um objetivo, não me importo em perder tempo assistindo eles.. Exemplos de alguns animes q tiveram Arcos fillers que eu achei bem legal/proveitoso: D. Gray man, Fullmetal Alchimist, Kuroshitsuji, Rurouni Kenshin, Bleach, etc….

    • Giovannabolo

      Rurouni Kenshin teve episódios bem divertidos,mas excluiram boa parte da história original. Tem até personagens que eu nem conheço,só lendo o mangá pra saber.
      Fico triste assim

  • Bom para mim desde que não sejam fillers do tipo que usam em naruto o resto eu aturo sem problemas.

  • Vincent Kovacs

    Achar que todos os fillers devem ser perdoados pela simples existência de K-on ou de animes que se baseiam exclusivamente nisto é algo errado. Ao mesmo tempo que temos animes assim, temos o inverso, como no primeiro D.Gray-man que descaracteriza diversos personagens e forçam a trama em prol de um alongamento na vida útil da obra.

    FIllers em si não são ruins, temos bons fillers em diversas obras, eu considero o primeiro FMA um bom anime, não chega aos pés do Brotherhood, mas para a época em que foi lançado, ainda no início do mangá, ele fez um bom trabalho. Expandindo seu universo com os filmes que vieram para fechar a trama (que não achei necessário, curti o final do primeiro). Em casos como esse e de K-on eu concordo que fillers são a única solução.

    E até relevo alguns fillers em animes de longa duração, como os Shounens da Jump… Mas tem outros que chegam a dar nojo de tão mal escritos e trabalhados. Não convencem e claramente são apenas uma saída comercial cara de pau. Podem me falar “mas assim é a industria” E eu só tenho a dizer, isso é feito para os fãs comprarem e consumirem, eles não tem que engolir qlqr merda que seja mandada para eles e abaixarem a cabeça não.

  • Miyanaga Teru

    Não gosto de fillers, mas assisto quando meu amor pela série supera meu ódio por fillers.

  • Giovannabolo

    O pessoal aqui escreve bonito hein
    Muito bacana os argumentos