Mais...
    InícioAnimeProdutor anime prevê que a China ultrapasse o Japão em 3 anos

    Produtor anime prevê que a China ultrapasse o Japão em 3 anos

    Embora a indústria de animação na China acabe de começar, estou convencido de que eles nos vão ultrapassar em produção em três anos e em habilidades em cinco a dez anos

    Yoshitada Fukuhara, o produtor de 37 anos do surpreendentemente popular  e considerado por muitos como uma das mais recentes estrelas da animação nipónica afirmou que a China vai ultrapassar o Japão.

    Embora a indústria de animação na China acabe de começar, estou convencido de que eles nos vão ultrapassar em produção em três anos e em habilidades em cinco a dez anos

    A China e o Japão têm colaborado num número crescente de projetos, que são criados principalmente para o mercado chinês. Séries como Hitori no Shita: The Outcast, Reikenzan: Hoshikuzu-tachi no Utage e Gin no Guardian foram hits moderados na China e no Japão.

    No entanto, Fukuhara argumenta que estes projetos não têm benefícios para o Japão. É um tipo de relacionamento professor-aluno que durará até que os animadores chineses tenham aumentado as suas habilidades e aprendido as técnicas de boa animação. Ele afirma que os fãs podem ver isso na animação infantil na China, e é apenas uma questão de tempo até que o “conteúdo sofisticado e orientado para adultos” seja totalmente produzido pela China.

    Uma grande parte da indústria japonesa de anime depende da transmissão e licenciamento da China. Mas, se a China pode produzir séries domésticas a par ou melhor do que o Japão, o medo é que este fluxo de receita vital desapareça.

    Fukuhara acredita que os fãs e a indústria veem o Japão como deuses da animação, o que levou as pessoas a subestimar o crescimento e a qualidade da capacidade da China. Ele argumenta que este culto grosseiro é prejudicial de duas maneiras: levou a complacência entre os produtores e deixou uma janela de oportunidade para a China explorar.

    A coisa terrível sobre essa visão, argumenta Fukuhara, é que o Japão se apoiou nos fantasmas de sucessos passados. Fukuhara acredita que muito pouco de valor foi criado nos últimos 30 anos e nada tão impactante quanto o lançamento inicial de Sailor Moon, Dragon Ball e das primeiras obras do Studio Ghibli.

    Eventualmente, os fãs vão cansar-se dos trabalhos derivados que a indústria está a lançar, e Fukuhara adverte que a animação chinesa pode preencher esse vazio. Ele afirma que é importante o anime tornar-se numa “forma de arte sofisticada”, nutrir os seus artistas e parar de criar imitações umas das outras.

    … nutrir os seus artistas e parar de criar imitações umas das outras

     

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    59 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    59 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    13 , Julho , 2019 2:49

    Acho que ele tem certa razão.
    1 A industria japonesa tem pago mal seus funcionários, o que afeta a motivação de quem quer entrar no mercado
    2 Sua população está envelhecendo rapidamente ou seja, o publico alvo ou está sumindo ou mudando de faixa
    3 Se os chineses tem preconceito contra os japoneses e com razão. Os japoneses tem um enorme preconceito com o mundo exterior em alguns casos.

    Nate
    Nate
    Reply to  Marcio Hoglhammer Moreira
    23 , Novembro , 2021 19:07

    Corretíssimo vei, pelo visto você foi o único aqui teve visão. Está acontecendo, a China anunciou 50 animes esse ano, nessa semana de novembro. E eles já estão adaptando uma novel japonesa, nunca aconteceu isso antes.

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    Reply to  Nate
    23 , Novembro , 2021 20:01

    Também AGORA tem a questão da censura. A China começa a NÃO aceitar determinadas obras japonesas.

    João Veiga Otaku Reformado
    João Veiga Otaku Reformado
    13 , Julho , 2019 2:49

    Eu sinceramente não sei se isso vai ocorrer de fato, mas sendo bem sincero ocorrendo ou não eu vou dispensar boa mairoia das obras chinesas, não vou negar ou criticar a qualidade delas até porque acho que so le uma obra chinesa até hoje, mas a maioria apela para o harem (pelo menos as que lembro) e eu não gosto disso.
    Uma coisa que vale realçar é mesmo a parte do “é importante o anime tornar-se numa “forma de arte sofisticada”, nutrir os seus artistas e parar de criar imitações umas das outras”, é de fato preocupante os animes serem em boa maioria mais do mesmo levando a que com o tempo a galera perca o interesse e acabe procurando outra mídia para o seu entretenimento.

    Tomi Knust
    Tomi Knust
    13 , Julho , 2019 2:49

    Não duvido disso, Quanzhi Gaoshou/The King’s Avatar até fez certo sucesso no ocidente, acho que é questão de tempo para começar a rivalizar com o japão.

    Tem temporada ai que o Japão tem 40/50 animes e quando você vai ver tem uns 5 bons, tem coisas que precisam melhorar la, focar mais na qualidade do que tentar fazer animes parecido com obras que foram um sucesso seria um bom começo.

    Evandro Pedro
    Evandro Pedro
    13 , Julho , 2019 2:49

    podem esperar deitados…

    Stefano Barbosa
    Stefano Barbosa
    13 , Julho , 2019 2:49

    O forte da China é os filmes de kung-fu !! Adoro !

    Mii-otaku
    Mii-otaku
    13 , Julho , 2019 2:49

    animação do japão black clover ja diz tudo sobre a situação dos animes

    toygame lan
    toygame lan
    13 , Julho , 2019 2:50

    è exagero isso,a china ainda está começando algo que o japão já faz a decadas e se fosse a ssim a corea já tinha superado o japão em termo de toku

    Kamy
    Kamy
    13 , Julho , 2019 2:50

    Não, e nem quero que isso aconteça.

    Delflinger
    Delflinger
    13 , Julho , 2019 2:50

    To lendo atualmente Library of Heaven’s Path, daria um anime de ótima qualidade =S sinceramente depois que peguei pra ler as web novels chinesas parei de ver praticamente 90% dos animes… nem tenho mais frequência de assistir igual tinha no passado, se eu pegar 1 ou 2 na temporada já ta muito em comparação com antes que via uns 14 por temp… por isso acredito que esse cara pode não ta falando besteira em… quem pensa isso é por que ainda não leu boas historias das novels chinesas. (eu parei de ver anime mais por desapontamento mesmo… poucos podiam me agradar, está extremamente repetitivo e o pior é a enxurrada de Moe que ta tendo…).

    o que eu mais queria como anime seria Release That Witch… muito foda… (apesar de como seriado capaz que seria melhor =S)

    Mii-otaku
    Mii-otaku
    Reply to  Delflinger
    13 , Julho , 2019 3:44

    concordo com vc antes eram uns 20 animes agora se pegar 5 já é muito as historias são muito repititivas o cliche ta demais falta vida nos novos animes são tudo como fomula de matematica. mais é culpa da cultura atual do japão

    乙ᗯᕮƗƬᕮᘉᔕᕼƗ
    乙ᗯᕮƗƬᕮᘉᔕᕼƗ
    Reply to  Delflinger
    13 , Julho , 2019 3:44

    Também estou lendo Library of Heaven’s Path… (faço das suas palavras as minhas, pois aconteceu exatamente a mesma coisa comigo).

    Delflinger
    Delflinger
    Reply to  乙ᗯᕮƗƬᕮᘉᔕᕼƗ
    13 , Julho , 2019 14:07

    trocando um vício por outro rs…

    Likou
    Likou
    13 , Julho , 2019 2:50

    Em quantidade e valores de produção é tranquilo. Mas a China tá precisando de bons diretores, que tentem fazer mais que projetos comerciais, alguns com uma veia mais artistíca e não vejo isso acontecendo tão cedo. Não que o Japão só tenha coisa de primeira linha, mas temos sim obras incríveis que tentam ser mais que um produto. E pra isso acontecer precisa de tempo então não será rápido, ou mesmo sabemos se vai acontecer. A Coréia do Sul também tentou, mas tá no mesmo marasmo tem um bom tempo.

    Filipe F.H.M
    Filipe F.H.M
    13 , Julho , 2019 2:50

    A China tem muita grana mas para por ai, Japao é Japao, a netflix ta investindo muito nos estudios japoneses, bom na minha opiniao é que a China quer ser boa em tudo, por exemplo no futebol, pagam altos valores,mas nao adianta de nada, pois possui um campeonato tecnicamente fraco

    Mii-otaku
    Mii-otaku
    Reply to  Filipe F.H.M
    13 , Julho , 2019 3:44

    o problema que mesmo investido o dinheiro não ta indo aonde deveria que é pros mangakas aqueles que criam a historia continua sendo tratado que nem e escravo e lixo esse artista deviam ser mais respeitados

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Filipe F.H.M
    13 , Julho , 2019 3:44

    A china ta em crise,pois seu crescimento foi artificial.
    O japão é muito protecionista e não sei como vai ser essa relação com a netflix

    Nate
    Nate
    Reply to  toygame lan
    24 , Novembro , 2021 2:43

    Não sei que crise, anunciaram 50 animes chineses ontem mesmo, atualmente que vos falo, em 2021.

    Charles
    Charles
    13 , Julho , 2019 2:50

    Em produção? Com certeza, afinal eles tem gente sobrando. Hahahaha!
    Agora quanto a qualidade… Eh, vai saber. Eu dispenso assistir animes dublados em chinês.

    Mii-otaku
    Mii-otaku
    Reply to  Charles
    13 , Julho , 2019 3:44

    Sobre a qualidade da historia a formula japonesa ninguem passa mais que vai que vai a trabalhar vai

    Charles
    Charles
    Reply to  Mii-otaku
    13 , Julho , 2019 14:07

    Acho que até podem vir a criar boas histórias, afinal imaginação não é algo exclusivo de país nenhum. Porém, acho que da mesma forma que nenhum outro país faz filmes tão famosos e atraentes como os EUA, nenhum outro fará animes como o Japão.

    Nate
    Nate
    Reply to  Charles
    23 , Novembro , 2021 19:06

    vai Link Click e The Daily Life of Immortal King se tornaram mega hits, serão dublados em japonês e inglês. Passarão na Netflix e Funanimation.

    Diego Cardoso
    Diego Cardoso
    13 , Julho , 2019 2:50

    Com minha humilde opinião eu afirmo que existe muitas histórias boas para se adaptar na China ( principalmente as web novels) e se for colocado um investimento relevante, pode ocorrer de conseguir ficar próximo a qualidade das obras japonesas, sem contar o mercado chinês para animação que pode superar o japonês ( apesar da dublagem ser triste de se escutar, pois sou acostumado a dublagem japonesa).
    Concluindo, vai levar um tempinho…

    Shuujin
    Shuujin
    13 , Julho , 2019 2:50

    Em quantidade pode até ultrapassar, mas em qualidade nunca, não existe UM anime chinês que seja no mínimo bom, são todos porcaria, seja a animação ou a história, falar que a China vai ultrapassar o mercado japonês de animes é o mesmo que falar que o Brasil vai ultrapassar a qualidade de vida da Dinamarca ou Finlândia…

    Kujikeo
    Kujikeo
    Reply to  Shuujin
    13 , Julho , 2019 3:44

    Claro, você quer comparar um mercado novo com um que já está a bastante tempo? Bem tem o the king avatar, vai me dizer que aquela animação é ruim? não chega ser um Fate/zero mas não é ruim não. Como disse em outro comentário, história de webnovel chinesas são muito mais muito mais interessante que grande maioria das obras japonesas da atualidade. ATG por exemplo, é uma grande história, pra mim não fica atrás de One Piece nem Hunter Xhunter (apesar de amar os dois). A china tem mais costume de criar personagens OP e que não tenham frescuras pra se relacionar com mulheres, diferente do japão.
    Bem você já deve ter visto que quando a china entra num mercado ela acaba vencendo a grande maioria, então se eles realmente focarem em animações, não é de surpreender que podem ultrapassar fácil japão. É você estudar sobre atual china e ver a potencia que são em qualquer mercado que estão atualmente.

    Shuujin
    Shuujin
    Reply to  Kujikeo
    13 , Julho , 2019 14:07

    Pois é, é um mercado novo, ainda falta muito para eles chegarem ao nível do Japão, até eles chegarem, creio que esse “boom” nos animes já vai ter abaixado e eles irão perder o interesse, o mercado chinês é um daqueles mercados de “observa e copia”, eles veem o que está fazendo sucesso e começam a investir naquilo, mas geralmente é só algo passageiro, já sobre esse Kings Avatar, como eu disse, os animes chineses são porcaria ou na animação ou na história (ou na maioria dos casos, nos dois), no caso desse, a história que é uma porcaria, e eu discordo sobre as webnovels chinesas serem melhores do que a maioria dos mangás, elas são tudo a mesma coisa, sempre é sobre um protagonista overpower que chega em um lugar novo e as garotas tudo ficam em cima, a mais pura e genérica fantasia adolescente, sabe quando um adolescente imagina uma história pra ele e pensa: “Vou criar a história com um protagonista fodão que fica com todas as minas”? Então, as webnovels chinesas são a personificação disso, são poucas que se salvam, pra mim, as webnovels chinesas estão no mesmo nível das light novels japonesas, mas estão abaixo do nível dos mangás, eles tem que melhorar muito na forma deles de contar histórias, as únicas webnovels chinesas que prestam são as históricas, até porque não tem como errar, afinal a história da China é muito rica…

    Já sobre a China “vencer a maioria quando entra em um mercado”, isso é pura ilusão, elas podem até produzir mais, investir mais, consumir mais, etc., mas eles não conseguem manter a qualidade que outros países produtores mantém, com animações será o mesmo caso, me fale UM tipo produto, que seja amplamente utilizado, cuja principal marca desse produto seja chinesa… pois é, difícil pensar em uma, não? E eu vi que você falou do futebol chinês ali em cima, bem, eles até podem investir muito dinheiro e contratar jogadores caros, mas a liga de futebol chinesa continua extremamente fraca tecnicamente, é só olhar para os resultados dos times chineses nas competições internacionais, esse ano nem na final da Liga dos Campeões da Ásia eles chegaram, ou seja, a China só sabe investir dinheiro em vários mercados, mas não consegue êxito internacional em nenhum deles, a China não é um mercado produtor, é um mercado consumidor, eles não sabem produzir, eles só sabem consumir, e não é com animações que vai ser diferente…

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Shuujin
    13 , Julho , 2019 3:44

    As produções do japão estão decaindo já fazem anos,etstão investido muito em moe e hentai

    /B/ - Ghost
    /B/ - Ghost
    13 , Julho , 2019 2:50

    Deixando de lado o lance da “China superar o Japão” (pois acho que isso é bullshit)… parte de mim não consegue negar a parte dos animes (alguns) serem praticamente imitações uns dos outros, e isso me entristece profundamente…

    D-chan
    D-chan
    Reply to  /B/ - Ghost
    13 , Julho , 2019 3:44

    esse ngc de ser copias uma das outras é vdd, mas n acho q a China vá mudar isso, não importa o lugar ou a industria, sempre tem aquelas repetições, é só ver a grande parte dos filmes live-action, livros, Smartphone e por ai vai.
    Normalmente de vez enquanto tem algo na industria que muda ela, mas é só questão de tempo pra voltar ao ciclo de copias

    /B/ - Ghost
    /B/ - Ghost
    Reply to  D-chan
    13 , Julho , 2019 14:07

    Bem, é como disse o Izaya (depois de falar sobre como as coisas sempre viram rotina depois de um tempo não importa o quanto mude): “Se você realmente quiser fugir disso, você tem apenas que continuar evoluindo.”
    Porém, evoluir não é tão fácil.

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    Reply to  /B/ - Ghost
    13 , Julho , 2019 3:44

    Entendo o seu ponto, mas Japão também sofre disso. É só analisar a lista de animes que saí por temporada: 18 deles, pelo menos, serão iguais aos que já foram lançados antes ou entre si próprios.

    /B/ - Ghost
    /B/ - Ghost
    Reply to  Weslley de Sousa
    13 , Julho , 2019 14:07

    “mas Japão também sofre disso” mas eu estou falando justamente do Japão ‘-‘…
    De qualquer forma, essa é de fato uma triste verdade, como o Fukuhara disse, eles realmente ficam se apoiando em formulas já populares, repetindo-a incessantemente até não poder mais (apesar de não saber se o que eu disse agora é o mesmo que ele quis dizer…)…

    Kujikeo
    Kujikeo
    Reply to  /B/ - Ghost
    13 , Julho , 2019 3:44

    Não creio que seja “bullshit” superar, a china adora entrar em mercados novos, E QUANDO ENTRA CHEGA PRA ARREGAÇAR, temos como grande exemplo, o futebol. Eles investem sem dó e sem piedade.

    /B/ - Ghost
    /B/ - Ghost
    Reply to  Kujikeo
    13 , Julho , 2019 14:07

    Eu não vou saber desse seu exemplo de futebol :/…
    Mas não ligue muito para o que eu disse, aquilo foi apenas eu num tipo de “estado de negação”, pois estou ciente das capacidades da China, afinal, como disse Napoleão Bonaparte: “Quando a China acordar, o mundo tremerá”.

    Ferraz Omega
    Ferraz Omega
    Reply to  /B/ - Ghost
    13 , Julho , 2019 3:44

    O problema é que vendem mesmo sendo imitações, fazer oque os japoneses gostam.
    Uma coisa que não vou conseguir me acostumar e com a língua chinesa nas animações, parece que estão vomitando.

    /B/ - Ghost
    /B/ - Ghost
    Reply to  Ferraz Omega
    13 , Julho , 2019 14:07

    *Olha para a quantidade de animes harém genérico* Pois é…
    Não posso falar pelo meu “eu” futuro, mas atualmente eu não tenho a menor intenção de assistir animações chinesas, já quanto a língua, eu te entendo, apesar de que uma das minhas poucas referencias é aquele vídeo sobre o hotel(?) com escorregador.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  /B/ - Ghost
    13 , Julho , 2019 3:44

    mas os animes shounen basicamente seguem mesmo a mesma formula

    /B/ - Ghost
    /B/ - Ghost
    Reply to  toygame lan
    13 , Julho , 2019 14:07

    A essência de Shounen é a mesma desde sempre (provavelmente), mas quase sempre tem seus diferenciais (claro, não é qualquer um que se torna um One Piece ou Hunter x Hunter da vida mas né).

    Nate
    Nate
    Reply to  /B/ - Ghost
    23 , Novembro , 2021 19:05

    E voltei aqui em 2021, pra falar que está acontecendo mano rsrs. Nunca subestime o que um produtor fala.

    Pedro Sousa
    Pedro Sousa
    13 , Julho , 2019 2:50

    A maioria das novels e animes chineses são preconceituosos com qualquer um que não é chines principalmente com os japonêses e os protagonistas ou são psicopatas ou mulherengos ou os 2, então né… Quero só ver a treta que vai rolar por causa disso, ansioso e preucupado com o que vêm por ae, apesar de não acreditar que os chineses vão superar os japonêses nessa área, até pq o governo japonês é mais liberal do que o chinês.

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    Reply to  Pedro Sousa
    13 , Julho , 2019 3:44

    Você basicamente definiu a majoritária quantidade de mangás JAPONESES.

    João Veiga Otaku Reformado
    João Veiga Otaku Reformado
    Reply to  Pedro Sousa
    13 , Julho , 2019 3:44

    Psicopatas e mulherengos também é coisa que não falta em obras japonesas.

    Delflinger
    Delflinger
    Reply to  Pedro Sousa
    13 , Julho , 2019 3:44

    Você está parcialmente certo…. há realmente muitas novels que tem esses tipos de preconceitos até uma que eu gosto muito, mesmo que seja bem pouco mais ainda tem. (quando aparece coreanos e japoneses na novel eu já sei que eles vão se fuder…) sobre psicopatas wtf… normalmente um novel Wuxia é um mundo que reina o mais forte, então lutas acontecem… protagonista pode eliminar um clan inteiro de pessoas apenas por que 1 pisou no pé dele? Não! em algumas acontecem isso mesmo, mais isso depende muito e é raro, a maioria tem massacres mais tem suas razoes ex: o clan do cara eliminou o clan do protagonista e ele foi em busca de vingança… acontece ate em outras obras japonesas então não seja hipócrita, outro ponto é mulherengos… cara se você não quer ver isso só não pega obra com Gênero de Harem, muito simples… é como se não tivesse um punhado de anime Japonês que não tem harem né…

    erick
    erick
    Reply to  Pedro Sousa
    13 , Julho , 2019 3:44

    Tinha uma novel, que o cara era um pouco mulherengo sim, mas pqp a historia era boa demais, era sobre um soldado do nosso tempo das forças especiais chinesas, que volta no tempo, para a época dos 3 reinos e diferente de outras historia de voltar no tempo, nesta ele quer que a historia ocorra como aconteceu.

    **SPOILER**

    Eu não acabei ela, mas li ate metade e pelo que eu li, eu previ que (não tenho certeza) é que ele será, o imperador la chinês, que uniu os 3 reinos e criou a china, baseei-me no fato, que os acontecimentos que criaram a china, não existiriam sem a presença dele.

    Lucio
    Lucio
    13 , Julho , 2019 2:50

    Não duvido nada the kings avatar tinha una animação incrível eles so precisam focar na história e direção que em uns anos eles conseguem mesmo.

    Kujikeo
    Kujikeo
    Reply to  Lucio
    13 , Julho , 2019 3:44

    História é que nao falta para eles fazerem, existem várias web novels chinesas que são de extremamente qualidade…

    乙ᗯᕮƗƬᕮᘉᔕᕼƗ
    乙ᗯᕮƗƬᕮᘉᔕᕼƗ
    Reply to  Kujikeo
    13 , Julho , 2019 14:09

    Na minha opinião, pelo menos em questão de webnovels, a china há muito ultrapassou o japão ( quem lê webnovel chinesa sabe do que estou falando)

    Otavio Sabino
    Otavio Sabino
    13 , Julho , 2019 2:50

    a cara o japão eo brasil no futebol podem ter outros ai mas sempre vai ser o melhor.

    Mii-otaku
    Mii-otaku
    Reply to  Otavio Sabino
    13 , Julho , 2019 3:44

    era o melhor não é mais

    Zoldyck
    Zoldyck
    Reply to  Mii-otaku
    13 , Julho , 2019 14:07

    Brasil sempre será um dos favoritos. Pode não ter o mesmo profissionalismo, infraestrutura e seriedade de outros países, mas negar o talento do brasileiro com a bola nos pés é idiotice.

    Otavio Sabino
    Otavio Sabino
    Reply to  Mii-otaku
    13 , Julho , 2019 14:07

    pq não e mas ? tem alguem ai com 5 titulos mundial ?

    ChadGrey
    ChadGrey
    Reply to  Otavio Sabino
    13 , Julho , 2019 3:44

    1-7
    never forget

    Ichihara
    Ichihara
    13 , Julho , 2019 2:50

    Que loucura kk, esse cara fumou um beck bem doido.
    Sinceramente, Kemono Friends é até popular no Japão, mas esse cara não tem moral nenhuma pra falar isso(talvez ele volte com a palavra (igualmente a outros da indústria).
    Terminando ~
    Se vai passar ou não(acho que não), veremos.

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    Reply to  Ichihara
    13 , Julho , 2019 3:44

    Baseando nisso:
    Que moral você tem para julgar ele mesmo?

    João Veiga Otaku Reformado
    João Veiga Otaku Reformado
    Reply to  Ichihara
    13 , Julho , 2019 3:44

    Hue… Desde quando precisa de moral?
    Ele não esta errado e o meio em que ele esta tem bem mais informação do que nos para poder afirmar algo.
    Ele falou bem e bonito principalmente na parte do “é importante o anime tornar-se numa “forma de arte sofisticada”, nutrir os seus artistas e parar de criar imitações umas das outras”, ele sabe sim do que ta falando x)

    Mii-otaku
    Mii-otaku
    Reply to  Ichihara
    13 , Julho , 2019 3:44

    O que ele disse é a dura verdade sobre a animação do japão e uma verdade que vai chegar eu e voçê veremos a não ser que o japão mude no geral a forma e pensar.

    Kamy
    Kamy
    Reply to  Ichihara
    13 , Julho , 2019 3:44

    Qualquer pessoa pode expressar uma opinião, não precisa ter moral pra nada, você quem está fumando maionese misturada com danoninho.

    Nate
    Nate
    Reply to  Ichihara
    23 , Novembro , 2021 19:03

    Voltando aqui em 2021, pra te informar que está acontecendo, a previsão é real. A China anunciou contrato com a Netflix, e foi anunciado 50 animes chineses. E um vai ser adaptação de novel japonesa.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares