Mais...
    InícioAnimeReLIFE - Review

    ReLIFE – Review

    E tu… O que farias de diferente pudesses participar em um Relife?

    ReLIFE - Review

    ReLIFE é uma adaptação do web manga do mesmo nome escrito por Sou Yayoi que com a popularidade que teve entre os leitores do site de mangakas amadores comico, conseguiu ter a sua obra adaptada em anime pelo estúdio TMS Entertainment com 13 episódios e 4 OVA’s  intitulada de  ReLIFE: Kanketsu-hen como continuação direta da história. E também tem uma adaptação em live-action que foi lançada no Japão em 15 de abril de 2017.

    Sinopse

    Este anime conta a história de Arata Kaizaki um jovem adulto de 27 anos que se tornou em um NEET depois de apenas após 3 meses do seu primeiro emprego depois da faculdade ter-se despedido depois de um certo acontecimento. Desde então não tendo sucesso em nenhuma de suas entrevista de emprego, sem confiança e esperança no seu futuro ele é agora um desempregado que se sustenta através da ajuda de sua mãe e de um part-time numa loja de conveniência. Até um dia em que esbarrou com um homem chamado de Ryou Yoake propões-lhe que tomasse uma pílula que lhe permitia voltar a ter uma aparência de um adolescente de 17 anos, e que a empresa ReLIFE onde Ryou trabalha oferecia a Arata um ano completo sem despesas onde ele seria objeto de um experimento que o tornaria um cidadão adulto de respeito e se o experimento fosse um sucesso a empresa garantia-lhe um emprego. Depois de aceitar ser um experimento e voltar a ter uma aparência de um adolescente de 17 anos, o anime segue Arata tentando se adaptar ao seu novo estilo de vida, não cometer os mesmos erros do passado e pelo caminho desenvolver relações e conhecer novos colegas.

    Arte/Animação

    Em relação á arte o estúdio TMS Entertainment (Megalo Box, Detective Conan, Yowamushi Pedal, D.Gray-man) faz um trabalho bem competente em adaptar o design das personagens no mangá, que destaco os momentos cômicos da personagem Chizuru principalmente quando ela sorri.

    Nota: 7/10

    ReLIFE - Review

     

    Trilha sonora

    Pessoalmente a trilha sonora não é algo que eu me recorde vivamente do anime, mas com certeza tenho que destacar um aspecto diferente do anime que é ter o total de 10 músicas de encerramento diferentes onde a maioria são baladas de j-pop dos anos 90 e inicio da década de 2000. Tem uma ou outra cena que tem uma colocação de trilha sonora bem estranha e deslocada, mas depois tem outros momentos que encaixam bem, por isso achei nem má nem boa mas razoável.

    Abertura

     

     

     

     

    Encerramento #07

     

     

     

    Encerramento #03 (OVA)

     

     

     

    Nota: 7/10

    Personagens

     

    ReLIFE - Review

    Arata Kaizaki – É um homem atencioso e trabalhador que perdeu toda a sua confiança depois de um acontecimento que precedeu ao seu despedimento do 1º emprego. Ele tenta agora retornar á sociedade e conseguir um emprego com o projeto ReLIFE como o 2º experimento.

     

     

     

     

     

     

     

     

    ReLIFE - Review

    Chizuru Hishiro – Ela é a representante de turma do 3º ano, é muito inteligente, mas é socialmente estranha porque nunca consegue entender e interpretar os sentimentos de outras pessoas. Ela como Arata também fez parte do projeto ReLIFE como o primeiro experimento falhado e agora ela procura aproveitar a sua segunda oportunidade.

     

     

     

     

     

     

     

    ReLIFE - Review

    Ryou Yoake – É um agente da empresa ReLIFE e também estudante do 3ºano da turma de Arata enquanto o acompanha. Depois de falhar o seu 1º experimento tenta novamente tendo Arata como seu 2º experimento, ele muitas vezes é sarcástico e engraçado mas também sério.

     

     

     

     

     

     

     

    ReLIFE - Review

    An Onoya – Também uma agente da empresa ReLIFE mas como suporte, de primeira ela é apresentada como uma nova aluna na turma do 3º de Arata mas mais tarde veio-se a descobrir que ela também trabalhava no projeto ReLIFE como agente de suporte de Ryou Yoake. Ela age sempre alegremente enquanto vai acompanhando a jornada de Arata.

     

     

     

     

     

     

     

    ReLIFE - Review

    Rena Kariu – Rena é colega de turma de Arata e membro da equipa de voleibol da escola. Ela tem uma personalidade meio tsundere e competitiva, mas tem excelentes notas e é boa nos desportos. O seu objetivo é se tornar representante da turma, que para tal ela faria quase tudo, para assim ficar mais próxima de Ooga que ela gosta desde o 1º ano do ensino médio.

     

     

     

     

     

     

     

    ReLIFE - Review

    Kazuomi Ooga – É o representante de turma e amigo de Kariu desde o 1º ano do ensino médio. Ele é inteligente, mas não é muito atlético e é péssimo no que toca ao romance.

     

     

     

     

     

     

     

     

    ReLIFE - Review

    Honoka Tamarai – Honoka é também estudante do 3º ano do ensino médio na mesma turma de Kaizaki e é capitã da equipa de voleibol. Ela é simpática meio atrapalhada e boa em qualquer tipo de desporto apesar de não ser boa nos estudos e ter de se esforçar muito para ter notas positivas.

     

     

     

     

     

     

     

    ReLIFE - Review

    Nobunaga Asaji – Nobunaga estuda também na mesma escola de Kaizaki e tal como Akira é amigo de infância de Honoka, e é como uma figura paternal de Honoka.

     

     

     

     

     

     

     

     

    ReLIFE - Review

    Akira Inukai – Akira também da mesma escola de Kaizaki e tal como Nobunaga amigo de infância de Honoka, ele é muito protectivo de seus amigos especialmente Honoka que muitas vezes o faz parecer rude.

    Curiosidade: Os nomes dos personagens veem todos de nomes de estações de comboio.

     

     

     

     

     

     

     

    Nota: 8/10

    Resumo (Alerta para Spoiler)

    Até ao episódio 7 tivemos a adaptação de Kaizaki á vida de um adolescente escolar, mas com as mesmas habilidades físicas de um homem adulto de 27 anos que se veio a notar e muitas nas suas aulas de física com muita comédia. As suas notas no inicio (não só, o coitado teve recuperações o ano inteiro xD) também não foram as melhores e ele teve de passar semanas a ter recuperação para ter notas positivas, e foi assim que ele ficou mais próximo de Ooga que sempre se propôs em ajuda-lo a estudar. Seu primeiro sucesso neste projeto foi fazer que Hishiro que tem dificuldades em interagir e entender as pessoas se tornar amiga de Rena que no inicio pensou que Hishiro não a reconhecia como rival e a desprezava. Depois de Hishiro confessar que é “burra” em entender os outros e que no fundo só queria ter amigos. E foi ai que descobrimos que Hishiro afinal era o 1º experimento que tinha falhado e que este ano é a sua ultima oportunidade.

    No episódio 8 aconteceu um desentendimento entre Kariu e Honoka. Honoka depois de se esforçar dia após dia estudando para recuperar as notas negativas que tinha tido e para não sair da equipa de vólei, após de tanto esforço ela colapsou durante um treino e como resultado Kariu distraiu-se e caiu torcendo o tornozelo a apenas 2 semanas de um torneio importante. Após esse acontecimento Kariu previu que podia ficar fora do torneio e culpou Honoka pelo seu estado. A relação entre as duas ficou péssima e ficaram dias sem se falar. Foi então que Kaizaki e Hishiro decidiram depois de uma conversa que iriam fazer tudo para ajudar as duas a reatar a sua amizade. Conversa essa que sem saber que o outro era um experimento no projeto ReLife, falaram sobre as suas más experiências do passado, Kaizaki sobre a sua colega de trabalho que sofreu bullying no trabalho e consequentemente depois de Kaizaki a ter tentado ajudar se suicidou, e Hishiro sobre também o caso de bullying que havia acontecido na sua turma do ano passado onde ela tentou ajudar mas só causou ainda mais problemas para a vitima que se transferiu de escola no final do ano. Depois de partilhar essas experiencias os dois decidiram que não iriam repetir os erros do passado e iam resolver a situação. Kariu após de descobrir que poderia recuperar da lesão a tempo do torneio, recusou-se a participar por ter ficado 2 semanas sem treinar e que seria injusto para as suas colegas de equipa.

    Então Kaizaki e Hishiro tiveram uma conversa com Honoka onde usaram as suas experiências como adultos para aconselha-la, o que resultou em Honoka perceber que tinha de perder o medo e falar com Kariu e pedir que fosse ao torneio pelos 3 anos que as duas passaram a treinar e pela sua amizade. Consequentemente, Kariu depois da insistência de Kaizaki e Hishiro acaba por ir ao torneio onde a sua relação com Konoka é reatada e os laços entre as dois e Hishiro como amigas ficam mais fortes.Neste caso vimos que principalmente Hishiro evoluiu muito como personagem e consegui expressar mais os seus sentimentos.

    No episódio 11 Kaizaki vai ao cemitério no aniversário da morte da sua senpai ex-colega de trabalho, onde diz ainda se sente com remorsos por ter feito o que fez e piorado a situação da sua senpai que causou o seu suicídio, no entanto acabou por esbarrar com dois novos empregados da empresa onde trabalhava que revelaram que ele era uma das suas inspirações por ter a coragem de se demitir e denunciar o ambiente “sujo” que se vive na empresa, sabendo que isso causaria danos irreparáveis na sua carreira profissional.

    Nos 2 últimos episódios temos um foco mais no romance, primeiro com na relação de Kariu com Ooga, Kariu já gostava de Ooga desde o 1º ano do ensino médio mas como o Ooga era muito “tapado” no que diz ao romance ele nunca percebeu. Depois de Kaizaki ter perguntado a Ooga de quem ele gostava, ele percebeu que afinal quem gostava este tempo todo era de Kariu, e a convidou para o festival de fogo de artificio para se declarar. Mas sabia Ooga que Kariu sabendo que eles podem ir para faculdades diferentes decidiu também se declarar no festival com receio de que se não o fizer pode se arrepender mais tarde. No final ambos conseguiram se declarar e perceberam que era mutuo o amor que tinham um pelo outro.

    Ainda no festival Kaizaki sentiu uma conexão mais forte com Hishiro, até que percebeu que talvez gostasse mesmo dela, mas não sabendo que Hishiro seria o 1º experimento e que no final do seu ReLife todas as pessoas envolvidas terão as suas memória com ele apagadas, hesitou e decidiu não avançar para se declarar. O anime acabou em aberto ainda com a sua ReLife a decorrer e a sua relação com as pessoas á sua volta mais forte.

    No entanto teve as 4 OVA’s que continuaram e terminaram a história, nessas OVA’s o foco foi totalmente no fim do ReLife de ambos e a sua relação. Após terminar o seu ReLife Kaizaki e Hishiro decidiram trabalhar da empresa Relife, Kaizaki como suporte tal como Ryou e Hishiro no laboratório de pílulas que tornam as pessoas com aparência mais jovem. Ambos aparentemente sem memórias de um do outro durante o período que passaram juntos no seu ReLife. Mas o final trouxe-nos uma linda surpresa que foi o seu reencontro já com aparência de adultos, que depois de conversarem começaram a relembrar dos momentos que passaram juntos.

    A grande questão que o anime nos coloca é será que nos devemos envolver directamente nos problemas pessoais dos nossos colegas/amigos etc… ou ficar de braços cruzados para não piorar a situação e esperar que se, que tanto num caso como no outro podemos ficar com o sentimento de “Devia ter feito aquilo” ou “Não devia ter feito aquilo”. Kaizaki não queria cometer o mesmo erro do passado quando a sua senpai foi alvo de sabotagem pelos colegas e que resultou no seu suicídio, foi depois desse acontecimento de Kaizaki se despediu e virou um NEET. A solução é melhorar o seu “eu” do passado entendendo melhor os sentimentos dos outros e melhorar com os erros do passado, tal como a Hishiro.

    Nota final: 9/10

    Opinião

    Nem toda gente pode-se identificar com Kaizaki ou outra personagem do anime, mas com certeza vão levar experiências e ensinamentos que vão guardar para o resto da vida. Apesar de no meu caso eu ainda sou um estudante (faculdade), consegui identificar-me com Kaizaki em alguns aspectos e aprender com a sua experiência. Sem dúvida que este foi um dos melhores animes que vi e que levo para o resto da minha vida, apesar de ser um seinen eu recomendo este anime tanto a adolescentes que ainda estudam como a adulto já no mundo do trabalho.

    ReLIFE - Review
    BEST GIRL!
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    7 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    7 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    NANA
    NANA
    11 , Julho , 2019 21:10

    Esse anime é muito bom, perfeitamente fiel ao mangá, até o final. Porém, com algumas mufamuda pra embelezar a trama. Vale a pena.

    Samm
    Samm
    11 , Julho , 2019 21:10

    Eu nao vi o anime, mais o mangá… Amo… Faz falta!…

    Krayzer Souza
    Krayzer Souza
    11 , Julho , 2019 21:10

    Li o mangá, adorei o final que deram triste saber que acabou mas compensa cada minuto de anime e de manga .
    Relife é como uma lição de vida para as pessoas e nos faz refletir sobre nossas atitudes e que devemos aproveitar os momentos , quantas pessoas querem ser uma cobaia Relife hoje em dia.

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    11 , Julho , 2019 21:10

    Engraçado que eu venho tocando essa menção a ReLife aqui no site já tem um bom tempo, fico feliz que mais alguém deu uma oportunidade para ele porque eu estava esquecendo de fazer a análise dele.

    Ainda farei um artigo falando de coisas específicas, mas principalmente dos personagens que é uma das coisas que mais me agrada nesse mangá. É uma das obras mais fechadinhas que eu li nos últimos tempos, é bem comfy e gosto bastante do que ele faz e o tipo de história que ele escolheu contar.

    Andre Nery
    Andre Nery
    11 , Julho , 2019 21:10

    Fazia tempo que um anime não me tocava assim, pela sua sensibilidade e também pelo humor. E como toda boa historia, tem um fim. É triste que acabou, mas com certeza valeu!

    Lucio
    Lucio
    11 , Julho , 2019 21:10

    Ta ai um anime que gosto muito, e que sem dúvidas irei ler o mangá depois.

    thiago de oliveira pereira
    thiago de oliveira pereira
    Reply to  Lucio
    12 , Julho , 2019 0:19

    Não vai se arrepender.. mangar muito melhor que a animação… o/

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares