Sailor Moon Crystal 3 regressa a Portugal sem censura

Por a 19 Maio, 2017 pelas 17:00 em Anime | Sem comentários »

Canal português censura Sailor Moon Crystal

Após praticamente meio ano fora de ar o vai segundo o SMpt reiniciar a exibição da 3ª temporada da série anime (Pretty Guardian Sailor Moon Crystal).

A temporada vai começar a ser exibida novamente desde o início e a grande novidade é que será a versão integral da temporada tal como esta foi exibida no Japão.

A 3ª temporada de  não chegou a ser exibida na sua totalidade (faltaram 5 episódios) e o canal viu-se envolto em controvérsia quando decidiu censurar o final do episódio 29 e o início do episódio 30 (26 e 27 de Novembro) onde as personagens femininas Sailor Uranus e Sailor Moon dão um beijo na boca.

Acusado de “censura” e “homofobia” o canal  sempre se tentou distanciar da controvérsia ao afirmar que se tratou de uma decisão baseada em “critérios editoriais“, o que não deixa de ser um termo pomposo para censura.

Com estreia em Junho, vão ser exibidos 3 episódios aos sábados (22:30) e 2 ao domingo (23:00).

Sailor Moon Crystal 3 - trailer

Esta decisão relativa à franquia  não é inédita e em 2012 também um canal televisivo do Chile decidiu censurar os conteúdos yuri da série anime original provocando uma onda de protestos.

não é um remake da série anime original mas é sim baseado no manga original, lembramos que a adaptação para anime de  não segue à risca o manga de Naoko Takeuchi existindo mesmo algumas diferenças significativas.