IberAnime LX 2017 + 4Gamers – Cosplay (Part 1/2)

Por a 12 Maio, 2017 pelas 19:43 em Cosplay | 1 Comentário »

Dias 6 e 7 de Maio o Meo Arena recebeu a edição de 2017 do , o maior evento de cultura japonesa em Portugal, sendo que mesmo ao lado e num espaço adjacente na Sala Tejo decorreu a primeira edição do , um novo evento dedicado à cultura de videojogos em Portugal.

Relativamente ao  e em comparação com a edição transata as melhorias foram significativas e notáveis, tendo para isso muito contribuído a passagem da zona de gaming para um evento à parte num espaço distinto e também a melhoria do acesso à zona principal que se deixou de fazer através de estreitas e periclitantes escadas.

Isto significou que a movimentação pelo recinto se fez agora de uma maneira bem mais fluida sem grandes congestionamentos e sem um casual “crowd surfing”.

As lojas da especialidade voltaram a marcar a sua presença com os mais variados artigos e a editora aproveitou a ocasião para apresentar o manga Platinum End que começa agora a ser lançado em terras portuguesas.

No que toca a convidados o destaque foi para a seiyuu Neeko (Suzui Hagi) que para além de ser Chikurun em PRECURE (Pretty Cure) alcançou a fama por encarnar Reborn! em Katekyo Hitman Reborn. Muito disponível e simpática ela partilhou com os fãs a sua experiência de trabalhar como “atriz de voz” no Japão. Contamos também com a presença do cantor Joe Inoue que em concerto não deixou de interpretar “Closer”, o seu popular single da série anime .

Como sempre um dos pontos altos do evento foi a final do , que este ano foi ganha pela Finlândia por Hapsu, em segundo ficou a Dinamarca por MeanKitteh Cosplay e em terceiro o Brasil que se fez representar por Jaqueline Fernandes. Podem ver aqui os nossos vídeos com as atuações dos cosplayers.

A vertente cultural do  também se fez sentir e pelo palco passaram Jodo, Shodô, Kendo, Aikido, Reiki, dança tradicional japonesa, Furoshiki, Karate, Origami, vários workshops, Steampunk, Sumo e Iaido.

Num reconhecimento da importância que o tem na divulgação da cultura nipónica em Portugal com muito agrado vimos o Japão fazer-se representar ao mais alto nível com o seu embaixador em Portugal que dirigiu algumas palavras de apreço ao público.

Existiram dois aspectos que achei menos positivos, um deles relacionado com a organização e outro que me causou alguma estranheza e perplexidade.

No que toca à organização o factor menos positivo foi mesmo alguma da confusão que foi gerada pelos ingressos para os dois eventos, fui muitas vezes abordado por elementos da comunidade e vi o mesmo acontecer a elementos do staff com visitantes do  que não sabiam onde adquirir o ingresso para o , sendo que alguns menos informados desconheciam por completo a existência de ingressos conjuntos que davam para os dois eventos. Claro está que esta foi a primeira edição do  e que no próximo ano com mais comunicação este problema é facilmente solucionável.

e agora em conjunto com o  é o maior evento sobre o Japão em Portugal, celebrando a cultura nipónica e contando até como referi em cima com a presença do embaixador do Japão, mas esta é para o olho mais treinado de quem foi ao evento, será que se aperceberam de quem faltou à festa? Qual foi a companhia nipónica que desta vez não quis celebrar o Japão?

Com muita perplexidade vi a faltar ao evento. Como é que no ano de lançamento da , uma das suas maiores apostas de sempre, a  resolve não aparecer para mostrar aos milhares de fãs do Japão o seu hardware e jogos. Será que a  ficou inebriada pelo sucesso comercial da ?

No vimos a Sony marcar presença tanto com o seu com destaque para o jogo Farpoint, passando por (GT Sport) num simulador de corrida e algumas PS4 a correr por exemplo e o novo Wipeout.

De destacar também a presença de Microsoft que estava também presente com algumas Xbox a correr alguns jogos como por exemplo Fifa 17.

No  tivemos finais de LOL e CS:GO que atraíram grandes multidões, já para não falar da presença de youtubers e streamers e da já não dispensável secção retro de videojogos. Os mais curiosos tiveram também disponíveis vários workshops sobre videojogos.

Em baixo encontram algumas das nossas já habituais fotos com cosplayers sendo que no nosso facebook encontram muitas mais. Não se esqueçam também de subscrever o nosso canal de Youtube onde estão disponíveis todas as atuações dos cosplayers.

  • K_Keima

    Essa Lara Croft.. Damn