IberAnime OPO 2017 – Cosplay (Part 1/2)

0

No passado fim-de-semana Gondomar recebeu mais uma edição do , marcando assim o regresso da versão nortenha do evento a um local que já anteriormente tinha acolhido o evento.

Yaya Han
Yaya Han

A edição deste ano ficou marcada pela presença da cosplayer internacional Yaya Han e ainda pela atuação ao vivo da cantora Mashiro Ayano, que muitos de vocês conhecem por interpretar “Ideal White” o tema de abertura de Fate/stay night: Unlimited Blade Works.

Mashiro Ayano
Mashiro Ayano

A seiyuu Neeko (Suzui Hagi) que se tornou popular por interpretar Reborn! em Katekyo Hitman Reborn também esteve presente e com a sua simpatia foi ao longo do evento interagindo com o publico.

seiyuu Neeko (Suzui Hagi)
OtakuPT com a seiyuu Neeko (Suzui Hagi)

IberAnime OPO 2017 foi também o palco de várias competições de cosplay. Vimos a Leonor Grácias e Manon Cosplay ganharem a eliminatória portuguesa do World Cosplay Summit que lhes garante presença na grande final no Japão.

A dupla Catarina Magalhães e Cláudio Santos conseguiu por sua vez assegurar presença na grande final da Clara Cow’s Cosplay Cup.

Foram também selecionados os representantes portugueses para a grande final do . As grandes vencedoras da eliminatória foram a Eviblu e a Yukin’ Cosplay Dancehall.

Tivemos a presença das já habituas bancas com múltiplos artigos relacionados com anime e manga sendo de destacar a presença de algumas bancas espanholas que começam a gostar de marca presença nos eventos do país vizinho.

Tal como aconteceu com o  2017 o evento fez-se acompanhar do seu irmão mais novo, o . Uma clara aposta da Manz em abranger também o público dos videojogos menos dado a animes e manga.

No entanto no Porto as coisas parecem ter funcionado de maneira bem diferente em relação ao evento de Lisboa.

Atendendo que os dois eventos foram promovidos de maneira separadas, com bilhetes separados e com equipas separadas seria de esperar que tal como no  de Lisboa existisse uma separação física entre os dois eventos, mas tal não veio a acontecer, o bilhete do  dava acesso ao  e vice-versa.

Na realidade o  transformaram-se num grande evento e não em dois eventos parceiros separados tal como aconteceu em Lisboa. Quer por questões organizacionais, pouca adesão ao  ou nova estratégia por parte da organização o certo é que os fãs do porto pouparam uns trocos.

Em baixo fica a primeira de duas galerias com alguns dos cosplayers que marcaram presença no IberAnime OPO 2017. Não se esqueçam que encontram mais fotos no nosso facebook.