Recentemente tivemos a oportunidade de estar à conversa com Yasuhiro Fukaya, um produtor com mais de 10 anos de experiência na franquia “Tales of” que nos falou sobre o seu mais recente jogo, Tales of Berseria. Podem ver em cima um vídeo com uma breve parte da nossa conversa.
Tal como noticiámos anteriormente Tales of Berseria vai ser lançado no Japão para PlayStation 4, Playstation 3 e PC a 18 de Agosto mas Fukaya disse-nos que o lançamento no ocidente para PlayStation 4 e PC apenas vai acontecer em 2017.
Na apresentação de Tales of Berseria foi confirmado que pela primeira vez na franquia temos uma personagem principal feminina, a bela Velvet, envolta num conflito entre a emoção e a razão num mundo devastado pela Deamonblight, uma misteriosa doença que transforma humanos em monstros.
Velvet era uma mulher clama que amava a sua família mas que após se abater sobre ela a tragédia parte numa jornada pessoal de vingança armada com o seu braço esquerdo monstruoso (Berserker) sob o qual poderá residir a salvação ou destruição do mundo.
Fukaya afirmou que a ação se desenrola numa área bem maior que os jogos anteriores e que vai de facto decorrer no mesmo mundo de Tales of Zestiria, mas num espaço temporal diferente, ou seja, num passado distante de Zestiria onde está presente um continente em Wasteland que mais tarde se viria a chamar Glenwood.
Infelizmente não tivemos a oportunidade de jogar Tales of Berseria mas pelo gameplay que nos foi mostrado os gráficos estão bem superiores aos de Tales of Zestiria, com paisagens deslumbrantes e bem distintas, fieis à franquia Tales of, o hype não poderia ser maior.
O sistema de controlo também foi alvo de melhorias sendo que Fukaya nos exemplificou o funcionamento do Liberation Linear Motion Battle System, o novo sistema de combate que permite movimentos mais fluidos, a atribuição da ações a cada botão e com isso implementar um sistema altamente personalizável de combos. O novo sistema foi também arquitectado para ser mais fácil para os iniciantes no mundo de Tales of.
O Liberation Linear Motion Battle System (ou LLMBS para os amigos) para além da facilidade em fazer combos tem mais duas características, o Soul gauge e o Break soul. O Soul gauge “rouba” as alma dos inimigos que se vão acumulando, o Break soul, é uma ação especial que dá vantagem ao jogador em batalha e que permite ultrapassar os limites das artes por combo. O LLMBS introduz assim uma componente mais tática a Tales of Berseria.
Claro que como amantes de anime não deixamos de perguntar a Yasuhiro Fukaya como é trabalhar com o estúdio de animação ufotable, sendo que este elogiou o trabalho do estúdio afirmando mesmo que não imagina a franquia Tales of sem o estúdio ufotable.
Para finalizar Fukaya revelou que Tales of Berseria terá uma longevidade bem superior à de Tales of Zestiria, com a inclusão da história principal, missões secundárias e mini-jogos, algo que não estava presente no jogo anterior.
Em jeito de conclusão, pelo estúdio de animação a qualidade está garantida, ficamos impressionados com os gráficos e jogabilidade ficando apenas a dúvida se vão conseguir explorar todo o potencial desta história de Velvet que promete ser um marco de viragem na franquia Tales of.