Mais...
    InícioMangaMangas estão a destruir mercado da banda desenhada?

    Mangas estão a destruir mercado da banda desenhada?

    Mangas estão a destruir mercado da banda desenhada

    Nesta New York City Comic Con (NYCC) alguns varejistas e membros da indústria partilharam algumas informações interessantes.

    No que diz respeito ao mercado Norte-Americano ficamos a saber que a Viz Media está a tornar-se rapidamente no grande nome da indústria ultrapassando já DC e Marvel. Algo que há 10 anos atrás muitos afirmavam que nunca iria acontecer e que a indústria manga nunca conseguiria captar uma audiência nos USA. Pelos vistos estavam bem enganados.

    No que diz respeito à publicação de livros a Viz Media detém agora 23% do mercado, a DC 14% e a Marvel 10%.

    Na convenção foi transmitida a ideia de que o publico de novels e manga é cada vez mais novo e que o acesso a essas obras é cada vez mais fácil, sendo que a maioria dos fãs opta já por comprar as obras online.

    Esta popularização dos mangas e novels no ocidente não é novidade e é claramente um mercado em ascensão. Acham que com o aumento da popularidade dos mangas o mercado da BD/HQ vai sofrer uma diminuição das vendas e popularidade?

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    33 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    33 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Kamy
    Kamy
    13 , Julho , 2019 2:57

    Mangás > HQs ou quaisquer outros comics.

    toygame lan
    toygame lan
    13 , Julho , 2019 2:57

    Mangas vão destruir sim o mercados de HQs.Mangas são historias diferentes e mais complexas que as Hqs.

    Shuujin
    Shuujin
    13 , Julho , 2019 2:58

    Normal, é obvio que a mídia que abrange mais gostos e tem mais variedade, além de ter mais coerência e melhor continuidade irá vender mais, os criadores de HQs não podem reclamar de nada, querem recuperar o mercado? Só fazer algo com qualidade…

    Charles
    Charles
    13 , Julho , 2019 2:58

    Que assim continue. Quanto mais se populariza pelo mundo, mais o acesso a elas fica fácil.

    Haruboy
    Haruboy
    13 , Julho , 2019 2:58

    A vantagem dos mangás é que eles são uma mídia que é aberta a qualquer tema e assunto que você imaginar, e isso, claro, se reflete nos animes e light-novels. Já as HQs apostam mais na ação e no drama do que em qualquer outra coisa, e, evidentemente isso resulta em uma menor criatividade em relação aos mangás. Por isso não me surpreende o fato de que as HQs vendem menos e os mangás vendem cada vez mais. As HQs até tentam diminuir essa desvantagem ao apostar em outras mídias (como cinema) atrelado a um marketing agressívo do jeito que só o pessoal dos EUA faz, mas pelo visto, não está sendo o bastante.

    Lucas Silva Inori Yuzuriha
    Lucas Silva Inori Yuzuriha
    13 , Julho , 2019 2:58

    Falta variedade de temáticas nos HQS e um desenvolvimento mais humanizado de seus personagens. Ficam com raiva pq os mangás estão crescendo no mercado, mas isso é livre mercado, aposto que se tivesse tomando conta do japão e os japoneses os criticassem, falariam em intolerância a livre concorrência.

    stefanobahia
    stefanobahia
    Reply to  Lucas Silva Inori Yuzuriha
    25 , Agosto , 2019 17:17

    exato !! Isso é inveja deles !!

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    13 , Julho , 2019 2:58

    Humm, acho que BD não vai morrer NUNCA, as BDs europeias são show, seja em arte seja em roteiro.
    Já as HQs americanas vão diminuir seu espaço, a última que li foi Injustice e só e foi muito boa pois não tinha medo de experimentar coisas novas , o resto leio por curiosidade e SÓ.
    AS HQs americanas tem um roteiro repetido com personagens repetitivos, a coisa ficou ainda com ¨os novos 52¨ da DC que em um ano cancelou logo de cara uma dezena de titulos e depois de alguns anos voltou ao ¨zero¨com rebirth ~~

    stefanobahia
    stefanobahia
    Reply to  Marcio Hoglhammer Moreira
    25 , Agosto , 2019 17:17

    Verdade…. mas pessoal tem que lembrar que BD europeia não se resume só a francofonia !

    Yuzuki Eba
    Yuzuki Eba
    13 , Julho , 2019 2:58

    Os mangás tem maior variedade de temáticas, o desenvolvimento dos personagens de mangás é maior que dos HQs. Enquanto nos HQs o cara quase que só luta, no mangá o cara tem um melhor desenvolvimento com o mundo ao seu redor.

    K_Keima
    K_Keima
    13 , Julho , 2019 2:58

    Também, maior parte das pessoas que vêm filmes e séries de super heróis não querem saber da banda desenhada, mas quem vê anime mais cedo ou mais tarde vai começar a ler manga, e o maior motivo para isso deve ser não aguentar mais os cliffhangers

    Anónimo
    Anónimo
    13 , Julho , 2019 2:58

    HQ’s estão um abismo abaixo em relação aos mangás

    Lucas Tavares
    Lucas Tavares
    13 , Julho , 2019 2:58

    O mercado de quadrinhos americanos só não morreu por causa dos filmes de heróis, vide a situação de Marvel e DC na década de 90

    Likou
    Likou
    Reply to  Lucas Tavares
    13 , Julho , 2019 3:53

    O engraçado é que é o próprio mercado de filmes de heróis que está matando os quadrinhos agora. As empresas mudaram o foco e viram o potencial de retorno absurdo dos filmes e os quadrinhos ficam em segundo plano.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Lucas Tavares
    13 , Julho , 2019 3:53

    curiosamente muitos fãs de HQ quando querem menosprezar mangás sempre escolhem imagens de mangás voltados para o publico otaku hardocore que curti moe, não usam como referencia mangás como Monster, Vagabond, TG, etc. Claro, estou falando da minha experiencia discutindo com pessoas assim.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    13 , Julho , 2019 2:58

    já sofre, quandrinhos sofre muitos reboots, é dificil pra muita gente acompanhar. Mangás são muitos variados, existem centenas de revistas diferentes qe trabalham temas diferentes. Já li por aí que nem 20% do que sai no Japão de mangás é traduzido pelos scans ocidentais.

    Febaxmann
    Febaxmann
    13 , Julho , 2019 2:58

    Nada, é só a indústria de animação/mangás/novels entendendo o que é estar no século 21; usar internet para algo de bom, como distribuir os seus produtos.

    No mais isso nunca vai acontecer (morte das HQ), é questão de fases. Maior vantagem dos mangás e novels japonesas é a variedade, mesmo que muitas histórias sejam clichês, ainda apresentam personagens novos, roteiros diferentes, vilões diferentes, etc.

    Já HQ é sempre mesma coisa, trocentos universos diferentes, sempre as mesmas histórias de um supervilão querendo conquistar “mundo/cidade/universo/etc” com algumas variações, quando pensam em algo “novo” eles vem com coisas como mudar a cor do personagem para chamar de diferente ou fazem algum personagem “para incluir as minorias ou algum movimento social presente”, mas a receita é sempre a mesma. O que Marvel e DC precisa é criar algo novo para variar, novos heróis, novos vilões, novo cenário, fora do universo que eles vem mamando desde que criaram as séries; não pode ficar sempre ouvindo leitor, nunca vai progredir se sempre fizer as mesmas coisas.

    Johannes Asuka Langley Soryu
    Johannes Asuka Langley Soryu
    Reply to  Febaxmann
    13 , Julho , 2019 3:53

    Pouco desenvolvimento do mundo ao redor do herói, o protagonista parece ser herói quase o tempo todo sem desenvolvimento de seu relacionamento com as pessoas em sua volta. Fica um personagem pouco desenvolvido.
    Histórias sem começo, meio e fim. As histórias ficam sendo estimadas até sofrerem reboot.
    Repetição de muitos personagens e sem nenhuma renovação. Nos mangás tem cavaleiros do zodiaco, Dragon Ball, One piece, Naruto, mas tem variedade de outros personagens, ainda sim nem se comparam ao tempo que Super man, Batman, Capitão América, Mulher maravilha, homem de ferro, homem aranha existem.

    stefanobahia
    stefanobahia
    Reply to  Febaxmann
    25 , Agosto , 2019 17:17

    Pq o mercado estadunidense (americano) não investe em “comic” que não seja de super heroi ?

    Mitsuaki Seiji
    Mitsuaki Seiji
    13 , Julho , 2019 2:58

    Desta vez podias ter optado por um título melhor, Bushido.

    OtakuPT
    OtakuPT
    Reply to  Mitsuaki Seiji
    13 , Julho , 2019 3:53

    é uma pergunta e não uma afirmação

    stefanobahia
    stefanobahia
    13 , Julho , 2019 2:58

    Destruir? Isso é boato. A indústria da HQ deveria se renovar. Assim concorre com o ??

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  stefanobahia
    13 , Julho , 2019 3:53

    mas as HQs já saturaram

    Lucas Silva Inori Yuzuriha
    Lucas Silva Inori Yuzuriha
    Reply to  stefanobahia
    13 , Julho , 2019 3:53

    Só digo uma coisa para esse pessoal: livre concorrência.
    Melhorem a qualidade se quiserem recuperar o mercado.

    Arlindo Francisco
    Arlindo Francisco
    13 , Julho , 2019 2:58

    FODA-SE… prefiro acompanhar 100 historias diferentes com finais bons e ruins do que um universo que reseta a cada ano com os mesmos personagens e sempre as mesmas limitações.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Arlindo Francisco
    13 , Julho , 2019 3:53

    sim esse é o diferencial

    Joao Vitor
    Joao Vitor
    Reply to  Arlindo Francisco
    13 , Julho , 2019 3:53

    Realmente, já não aguento mais ver um herói morrer incontáveis vezes e como mágica ele aparece de novo como se nada tivesse acontecido.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    13 , Julho , 2019 2:58

    Uma das maiores reclamações atualmente (inclusive a minha) em relação ao mercados americano de HQs é a falta de renovação.

    Infelizmente o mercado de HQs esta tão saturado em relação as historias de linha dos personagens que qualquer pessoa que tentar começar a leitura agora terá que passar pelo cânone de até 70 anos de alguns personagens. Sem falar que os leitures mais antigos estão deixando de consumir este tipo de entretenimento por já estar cansado dos mesmos personagens e histórias, coisa que não ocorre dentro da indústria dos mangas (que esta sempre se renovando no quesito história e personagens).

    Henrique Rin Tohsaka
    Henrique Rin Tohsaka
    Reply to  Felipe Soares
    13 , Julho , 2019 3:53

    Os mangás tem uma variedade de temáticas (não e´só ação, mas tem gastronomia, suspense, dança, esporte, comédia, drama e afins), os HQS da Marvel e DC ficam presos a um mesmo modelo de heróis. Os heróis dos mangás tem uma vida pessoal, amigos, casam, nos HQS os caras ficam na mesma de ser herói e não existe um desenvolvimento em sua vida. Nos mangás a história tem começo, meio e fim, nos HQS tem o rebbot.

    stefanobahia
    stefanobahia
    Reply to  Henrique Rin Tohsaka
    25 , Agosto , 2019 17:17

    1 virtude da DC foi criar a Vertigo (algo bme distinto do universo super heroi)..
    A Marvel quando foi criada… abordava faroeste !

    stefanobahia
    stefanobahia
    Reply to  Henrique Rin Tohsaka
    25 , Agosto , 2019 17:17

    Há mangás até mesmo pra LGBT e aposentados !!

    Quero lembrar que boa parte dos aposentados japoneses liam Tezuka, Ishinomori etc na infância. (a geração Tezuka)

    Stefano Barbosa
    Stefano Barbosa
    Reply to  Felipe Soares
    13 , Julho , 2019 3:53

    O mercado das HQs tem metido tiro no pé

    stefanobahia
    stefanobahia
    25 , Agosto , 2019 17:17

    O mercado de BD/HQ é que tá se destruindo. Mangá não tem culpa!

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares