Mangas estão a destruir mercado da banda desenhada?

38

Mangas estão a destruir mercado da banda desenhada

Nesta New York City Comic Con (NYCC) alguns varejistas e membros da indústria partilharam algumas informações interessantes.

No que diz respeito ao mercado Norte-Americano ficamos a saber que a Viz Media está a tornar-se rapidamente no grande nome da indústria ultrapassando já DC e Marvel. Algo que há 10 anos atrás muitos afirmavam que nunca iria acontecer e que a indústria manga nunca conseguiria captar uma audiência nos USA. Pelos vistos estavam bem enganados.

No que diz respeito à publicação de livros a Viz Media detém agora 23% do mercado, a DC 14% e a Marvel 10%.

Na convenção foi transmitida a ideia de que o publico de novels e manga é cada vez mais novo e que o acesso a essas obras é cada vez mais fácil, sendo que a maioria dos fãs opta já por comprar as obras online.

Esta popularização dos mangas e novels no ocidente não é novidade e é claramente um mercado em ascensão. Acham que com o aumento da popularidade dos mangas o mercado da BD/HQ vai sofrer uma diminuição das vendas e popularidade?

Ongame CDZ
COMPARTILHAR
  • stefanobahia

    Destruir? Isso é boato. A indústria da HQ deveria se renovar. Assim concorre com o 🇯🇵

    • Lucas Silva Inori Yuzuriha

      Só digo uma coisa para esse pessoal: livre concorrência.
      Melhorem a qualidade se quiserem recuperar o mercado.

    • toygame lan

      mas as HQs já saturaram

  • Felipe Soares

    Uma das maiores reclamações atualmente (inclusive a minha) em relação ao mercados americano de HQs é a falta de renovação.

    Infelizmente o mercado de HQs esta tão saturado em relação as historias de linha dos personagens que qualquer pessoa que tentar começar a leitura agora terá que passar pelo cânone de até 70 anos de alguns personagens. Sem falar que os leitures mais antigos estão deixando de consumir este tipo de entretenimento por já estar cansado dos mesmos personagens e histórias, coisa que não ocorre dentro da indústria dos mangas (que esta sempre se renovando no quesito história e personagens).

    • Stefano Barbosa

      O mercado das HQs tem metido tiro no pé

    • Henrique Rin Tohsaka

      Os mangás tem uma variedade de temáticas (não e´só ação, mas tem gastronomia, suspense, dança, esporte, comédia, drama e afins), os HQS da Marvel e DC ficam presos a um mesmo modelo de heróis. Os heróis dos mangás tem uma vida pessoal, amigos, casam, nos HQS os caras ficam na mesma de ser herói e não existe um desenvolvimento em sua vida. Nos mangás a história tem começo, meio e fim, nos HQS tem o rebbot.

      • Carinha J

        na verdade as hqs focam mais na vida pessoal dos personagens do que nos mangás mas por uma perceptiva mais realista

      • Henrique Rin Tohsaka

        Tudo é ponto de vista., Acho pouco desenvolvido a vida pessoa dos protagonista de HQs e um pouco artificial, mais focado nele ser um herói da justiça e sem ter outro projeto de vida.

      • Fernando Kaori Mizuno

        Semp´re achei meio forçado que parecem querer ser heróis d ajustiça o tempo todo e sem nenhum outro projeto de vida quando tem outras possibilidades a vista.

  • FODA-SE… prefiro acompanhar 100 historias diferentes com finais bons e ruins do que um universo que reseta a cada ano com os mesmos personagens e sempre as mesmas limitações.

  • PrinceLied

    Desta vez podias ter optado por um título melhor, Bushido.

    • OtakuPT

      é uma pergunta e não uma afirmação

      • PrinceLied

        Sim, eu sei que é.

      • PrinceLied

        Mas tudo bem, também serve para abrir a discussão, xD.

  • Febaxmann

    Nada, é só a indústria de animação/mangás/novels entendendo o que é estar no século 21; usar internet para algo de bom, como distribuir os seus produtos.

    No mais isso nunca vai acontecer (morte das HQ), é questão de fases. Maior vantagem dos mangás e novels japonesas é a variedade, mesmo que muitas histórias sejam clichês, ainda apresentam personagens novos, roteiros diferentes, vilões diferentes, etc.

    Já HQ é sempre mesma coisa, trocentos universos diferentes, sempre as mesmas histórias de um supervilão querendo conquistar “mundo/cidade/universo/etc” com algumas variações, quando pensam em algo “novo” eles vem com coisas como mudar a cor do personagem para chamar de diferente ou fazem algum personagem “para incluir as minorias ou algum movimento social presente”, mas a receita é sempre a mesma. O que Marvel e DC precisa é criar algo novo para variar, novos heróis, novos vilões, novo cenário, fora do universo que eles vem mamando desde que criaram as séries; não pode ficar sempre ouvindo leitor, nunca vai progredir se sempre fizer as mesmas coisas.

    • Johannes Constantius

      Pouco desenvolvimento do mundo ao redor do herói, o protagonista parece ser herói quase o tempo todo sem desenvolvimento de seu relacionamento com as pessoas em sua volta. Fica um personagem pouco desenvolvido.
      Histórias sem começo, meio e fim. As histórias ficam sendo estimadas até sofrerem reboot.
      Repetição de muitos personagens e sem nenhuma renovação. Nos mangás tem cavaleiros do zodiaco, Dragon Ball, One piece, Naruto, mas tem variedade de outros personagens, ainda sim nem se comparam ao tempo que Super man, Batman, Capitão América, Mulher maravilha, homem de ferro, homem aranha existem.

  • Juan Duarte

    já sofre, quandrinhos sofre muitos reboots, é dificil pra muita gente acompanhar.

  • Lucas Tavares

    O mercado de quadrinhos americanos só não morreu por causa dos filmes de heróis, vide a situação de Marvel e DC na década de 90

    • Juan Duarte

      curiosamente muitos fãs de HQ quando querem menosprezar mangás sempre escolhem imagens de mangás voltados para o publico otaku hardocore que curti moe, não usam como referencia mangás como Monster, Vagabond, TG, etc. Claro, estou falando da minha experiencia discutindo com pessoas assim.

    • Likou

      O engraçado é que é o próprio mercado de filmes de heróis que está matando os quadrinhos agora. As empresas mudaram o foco e viram o potencial de retorno absurdo dos filmes e os quadrinhos ficam em segundo plano.

  • Jojolion

    HQ’s estão um abismo abaixo em relação aos mangás

  • K_Keima

    Também, maior parte das pessoas que vêm filmes e séries de super heróis não querem saber da banda desenhada, mas quem vê anime mais cedo ou mais tarde vai começar a ler manga, e o maior motivo para isso deve ser não aguentar mais os cliffhangers

  • Ruan Souza

    Não sei quem criou o post, mas estava dando facadas no português que chegou a doer na alma aqui!

  • Yuzuki Eba

    Os mangás tem maior variedade de temáticas, o desenvolvimento dos personagens de mangás é maior que dos HQs. Enquanto nos HQs o cara quase que só luta, no mangá o cara tem um melhor desenvolvimento com o mundo ao seu redor.

  • Marcio Hoglhammer Moreira

    Humm, acho que BD não vai morrer NUNCA, as BDs europeias são show, seja em arte seja em roteiro.
    Já as HQs americanas vão diminuir seu espaço, a última que li foi Injustice e só e foi muito boa pois não tinha medo de experimentar coisas novas , o resto leio por curiosidade e SÓ.
    AS HQs americanas tem um roteiro repetido com personagens repetitivos, a coisa ficou ainda com ¨os novos 52¨ da DC que em um ano cancelou logo de cara uma dezena de titulos e depois de alguns anos voltou ao ¨zero¨com rebirth ~~

  • Lucas Silva Inori Yuzuriha

    Falta variedade de temáticas nos HQS e um desenvolvimento mais humanizado de seus personagens. Ficam com raiva pq os mangás estão crescendo no mercado, mas isso é livre mercado, aposto que se tivesse tomando conta do japão e os japoneses os criticassem, falariam em intolerância a livre concorrência.

  • HaruBoy

    A vantagem dos mangás é que eles são uma mídia que é aberta a qualquer tema e assunto que você imaginar, e isso, claro, se reflete nos animes e light-novels. Já as HQs apostam mais na ação e no drama do que em qualquer outra coisa, e, evidentemente isso resulta em uma menor criatividade em relação aos mangás. Por isso não me surpreende o fato de que as HQs vendem menos e os mangás vendem cada vez mais. As HQs até tentam diminuir essa desvantagem ao apostar em outras mídias (como cinema) atrelado a um marketing agressívo do jeito que só o pessoal dos EUA faz, mas pelo visto, não está sendo o bastante.

  • Que assim continue. Quanto mais se populariza pelo mundo, mais o acesso a elas fica fácil.

  • Shuujin

    Normal, é obvio que a mídia que abrange mais gostos e tem mais variedade, além de ter mais coerência e melhor continuidade irá vender mais, os criadores de HQs não podem reclamar de nada, querem recuperar o mercado? Só fazer algo com qualidade…

  • toygame lan

    Mangas vão destruir sim o mercados de HQs.Mangas são historias diferentes e mais complexas que as Hqs.

  • Pela lógica, se os mangas forem popular, variados e adquirirem muitos leitores ao longo do tempo e se mais pessoas continuarem a se dirigir para o manga, para uma nova experiência, diferente dos outros como BD… Já BD o tema costuma ser mais ou menos o mesmo (super heróis ou parecido), já o manga há diversos ramos, pode-se criar histórias de infinitas categorias, já o BD praticamente as pessoas o conhecem mais pelo tema heróico.

    Sim, pode o manga ultrapassar os outros, porque não!?

    • Luciano Ferreira

      Falta diversidade de temas e histórias nos HQs.
      Ficam ressuscitando sempre os mesmos heróis.

  • Kamy

    Mangás > HQs ou quaisquer outros comics.