Pixiv #1

 

pixiv_logo

Ryuuji aqui.

Dessa vez vim passar pra trazer algo diferente. Como eu já falei sobre a Narou, decide comentar um pouco sobre o Pixiv. Devo trazer uma postagem sobre ele por semana, se não acontecer nenhum problema.

Pixiv é um website criado em 2007 por Takahiro Kamitani. Ele é frequentemente descrito como uma rede social de artista, um espaço para uma comunidade inteira de artistas e amantes de arte. Nesse site qualquer um pode criar uma conta e upar suas ilustrações, assim como visualizar e avaliar a de outros artistas. Para facilitar a compreensão, ele é como o youtube para arte (sendo elas predominantemente do “estilo otaku”). Assim como o youtube, o usuário pode comentar, avaliar ou mesmo se inscrever no canal de um artista para receber atualizações de novas ilustrações.

Então, qual a diferença entre ele e outros sites de upload de imagem como o zero-chan, danbooru, mini-tokyo e afins? Bem, para começar, como eu mencionei anteriormente, ele é uma rede para artistas e amantes de artes. Isso significa que as únicas ilustrações que podem ser upadas são as de autoria do próprio artista. No entanto, não pense você que isso reduz o número de ilustrações contidas no site. Na verdade, grande parte das ilustrações contidas nos sites mencionados são retiradas do pixiv. Ele é o ambiente perfeito para quem gosta de ilustrações.

É possível encontrar no site desde profissionais muito famosos até amadores com grandes talentos. O pixiv é uma ótima ferramenta de divulgação de ilustração. Graças ao sistema e a comunidade do site, é possível que alguém que apenas gostava de desenhar ganhe atenção e se torne popular rapidamente. Você pode encontrar ilustrações incríveis que na verdade foram feitas por universitários de diversas partes do mundo.

Além disso, o pixiv realiza o tempo todo concursos para procurar ilustrações para capas de CDs, banners de eventos, exposições e vários outros, incluindo character design para personagens de anime e concursos para novos autores de mangá. Obviamente com prêmio em dinheiro para os vencedores. Isso faz com que algum aspirante a trabalhar na área utilizem o Pixiv e participem frequentemente de tais competições. Muitas usam ele também para divulgar trabalhos que serão vendidos no Comiket.

Uma coisa que eu gosto bastante no site é que, com as funções de se inscrever no canal do artista, além de votos e favoritos, cria-se automaticamente uma necessidade do usuário de lembrar dos artistas e não apenas imagens avulsas das séries que eles gostam que acabam por ser classificadas simplesmente como fanart sem conhecer o autor.

Assim como a Narou, o pixiv é um local onde é possível passar de um amador para um profissional caso a obra chame atenção. Isso acontece frequentemente, principalmente para ilustradores de light novel, mas também para artistas de visual novel, jogos, mangás, publicidade, etc.

O site também possui suporte ao inglês, e a interface simples dele permite que qualquer um use sem dificuldades. Caso você goste de desenhar, pode participar como artista (e talvez tentar a sorte em algum dos concursos deles), ou caso goste apenas de apreciar essas fantásticas artes, pode participar apenas como usuário. Caso você saiba japonês, o site também permite mangás e novels. Recentemente se tornou possível upar imagens e convertê-las em gif, os chamados ugoira.

Qualquer um pode participar dos concursos, sejam eles de ilustração, novel ou mangá, apenas utilizando a respectiva tag. Eu pretendo avisar aqui quando tiver algum concurso (se eu não esquecer).

Eu vou postar semanalmente uma galeria de ilustrações do site aqui. Dependendo se alguém gostar, eu posso trazer um com um tema específico, como gênero ou ilustrações de alguma obra como Fate/stay night, Tokyo Ghoul, etc.

Caso interesse a vocês, dêem uma chance ao site. As ilustrações vão ser postadas utilizando a própria ferramenta do pixiv, então caso vocês clicarem nela, serão direcionados para o link com a respectiva imagem ou artista.


Emilia-tan s2







Nunca fui muito fã do Soujirou de Log Horizon mas… Badass




Motivos para gostar de Tokyo Ghoul praticamente se limitam ao Kaneki


Acho que eu vou dar mais uma chance para League of Legends…




Um dragão… Armado… Até os dentes… Ainda bem que eu nunca me deparei com um desses nas minhas jogatinas de RPG


Ainda prefiro Love Live à Idolmaster, mas consigo entender o motivo da Makoto ser tão popular


Shigatsu…


Sinto muito pelo os outros, mas Rin best girl


Qual Keima é o melhor? XD


Todos louvem o Otoshigami-sama


Nunca soube que o 8man consiga ficar foda assim ‘-‘





Kininarimasu



E vocês aí zuando o Kuririn…