Mais...
    InícioAnimeGoverno japonês quer uniformizar produção de anime

    Governo japonês quer uniformizar produção de anime

    Tendo como objetivo melhorar as más condições de trabalho na indústria de anime, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão está a implementar um padrão industrial para o software de desenho. O METI espera reduzir assim a dependência de animadores estrangeiros da China e da Coreia e proteger a produtividade continuada do setor.

    O METI realizou um “Encontro de Informação do Guia de Introdução à Produção Digital de Anime” na sua sede em Tóquio com cerca de 100 representantes da indústria anime a 20 de fevereiro. A reunião apresentou informações sobre como as principais empresas de produção utilizaram a tecnologia até agora e confirmou a unificação dos cinco principais softwares de produção que os animadores usam. Um relatório final foi submetido ao METI no final de fevereiro, determinando o padrão da indústria.

    No tradicional método analógico de animação, os principais animadores criam quadros-chave reunidos em pastas de arquivos de papel e passam os arquivos para animadores intermédios, que criam os quadros necessários para preencher os quadros-chave para criar assim uma aparência de movimento suave. (Um vídeo de 30 minutos normalmente requer cerca de 8.000 quadros intermediários).

    Em seguida, os animadores intermédios adicionam os seus desenhos em arquivos e enviam de volta o trabalho aos diretores. Ao unificar padrões de desenvolvimento que diferem dependendo do software de animação, o METI espera que os animadores possam passar informações através de computadores e melhorar a eficiência da produção.

    Avanços na indústria levaram alguns estúdios de anime, como a , a adotar formas tecnológicas e outras formas de progresso. No entanto, alguns membros da indústria anime permanecem céticos de que a AI e o CGI possam salvar a indústria porque podem potencialmente fazer com que os animadores percam o trabalho.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    16 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    16 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Arlindo Francisco
    Arlindo Francisco
    11 , Julho , 2019 21:15

    Bem cara… Só quem não entende a industria sabe que o mercado de anime no Japão precisa de regulação… Nego se mata de trabalhar cara,é ridículo…. Salários baixos e tudo mais. Devo dizer que esse é o momento correto para o governo entrar e regular a industria antes que ela se autodestrua

    Charles
    Charles
    11 , Julho , 2019 21:15

    CGI e tudo mais tá aí, já é algo que faz parte do presente. Mas jamais devem abrir mão dos animadores, pois pelo menos com a tecnologia atual, são indispensáveis.

    Dougfulll
    Dougfulll
    11 , Julho , 2019 21:15

    Isso é bom ou ruim? kkkkkkk

    Ferraz Omega
    Ferraz Omega
    Reply to  Dougfulll
    12 , Julho , 2019 0:24

    Também queria saber…kkkkkkkk
    Ruim para uns, e para outros tb.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    11 , Julho , 2019 21:15

    alguns animes ficam incriveis de CGI, Houseki no Kuni, Blame são bons exemplos, outros funcionam como Ajin e Sidonia no Kishi, mas outros são horriveis. Fico feliz que ao menos o governo quer melhorar a condições dos trabalhadores, atualmente o unico estudio japones que conheço que se preocupa com isso é o Polygon

    Evandro Pedro
    Evandro Pedro
    11 , Julho , 2019 21:15

    A primeira alteração que eles devem pensar em fazer é reduzir os animes por temporada, depois sim é que devem pensar em introduzir CGI em alguns casos e na forma o como vão fazer sem prejudicar a imersão do espectador.

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    11 , Julho , 2019 21:15

    CGI não usado nos personagens e nos outros casos com muita coerencia e pés no chão, por mim tá blz. E AI seria Inteligência artificial? Não sei como funciona em animes se for…

    Ferraz Omega
    Ferraz Omega
    Reply to  Cláudio Correa
    12 , Julho , 2019 0:24

    É utilizado principalmente quando a um numero muito grande de personagens, tipo exércitos, para que todos se movam em um padrão.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Ferraz Omega
    12 , Julho , 2019 2:04

    isso é usado mesmo em series, lembro de um episodio de Vikings que fez isso ano passado. Mas em Shokoku no Altair houve cenas que me surpreenderam que não usaram e no preview de golden kamuy que mostra a batalha entre japoneses e russo, parece tudo em 2D, incrivel isso.

    Ferraz Omega
    Ferraz Omega
    Reply to  Juan Duarte
    12 , Julho , 2019 3:36

    Sim, mas também em animação, da para disfarçar bem o CGI se souberem trabalhar, tipo mesclar. Acho que trailer mais recente que eu vi que fizeram uma boa mesclagem foi o de Globin Slayer ( a floresta).

    toygame lan
    toygame lan
    11 , Julho , 2019 21:15

    È engraçado vc ver uma noticias dessas,depois de anos que muitos mangakas reclamavam das pessimas condiçoes de trabalho e salarios,eles resolvem investir em um software.Isso é só por que a netflix está investindo pesado em animes e até a amazon entrou na briga.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  toygame lan
    12 , Julho , 2019 0:24

    A industria tá mudando, mas acho que o que realmente mudou isso foi quando veio a publico que um anime da PA disse que em alguns casos há trabalho escravo, e muitos japas não esperavam que chegasse a isso.

    Ferraz Omega
    Ferraz Omega
    11 , Julho , 2019 21:15

    Eu sou a favor do CGI e AI em certos casos, por exemplo quando for em relação a cenário que precise de muitos detalhes, ou exércitos gigantescos, mas nada substituirá a animação padrão.

    Vejo até uma queda de qualidade nas animações com o passar dos anos. Isso seria pela alta em quantidade de animes produzidos por temporada/ano. Estão prezando mais o lucro com talvez algum acerto no meio de tantos animes, e deixando a qualidade de lado. Existe produtoras com qualidade, mas os animes com uma qualidade que vai de Ótima/Excelente diminui com o passar do tempo. Os erros são muito visíveis.

    Gostaria de ver um anime de temporada, com uma qualidade de Akira.
    Eles deveriam focar mais em qualidade tanto de obras quanto animação e menos em quantidade.Mas claro o lucro é um dos fatores de acescências das empresas.

    E duvido que isso modifique a qualidade dos trabalhadores da industria japonesa, só fara com que muitos sejam demitidos pois, com a tecnologia facilitando a produção, tende a cortar custos e priorizar o maquinário.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Ferraz Omega
    12 , Julho , 2019 0:24

    Akira era filme, comparar filme com anime de TV é meio injusto, mas ainda há bons animes sendo muito bem animados, o problema que pertecem a uma pequena parcela de estudios, como Shaft, Bones, Wit e outros poucos.

    Ferraz Omega
    Ferraz Omega
    Reply to  Juan Duarte
    12 , Julho , 2019 2:04

    Eu não quis comparar, mas sim, ser um desejo de um dia ver a qualidade desse filme em uma serie/ temporada de algum anime. Os caras fizeram akira com 120 fps, a maioria dos jogos não tem 60.

    Mas sim comparar filmes com anime de TV é injusto, pelo tempo logico de desenvolvimento, mas é isso que questiono, um numero menor de animes, mas com maior qualidade.

    Sim a bons, mas a outros com com historias muito boas que mereciam esses estúdios, e acabam ficando com uns meia boca. E com estúdios competentes obras que não eram tão boas no marital original, ficam ótimas nas mãos certas.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    Reply to  Ferraz Omega
    12 , Julho , 2019 3:36

    a vida nunca é justa, Berserk ter parado em um estudio conhecido por ser fraco, enquanto Kabanari ser um anime original e ter uma animação incrivel é bem injusto. Mas a industria está mudando, isso mostra que não há inercia, que é o pior que poderia acontecer.

    e falando em animes com animação incrivel, estou muito ansioso por Megalo Box.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares