Doki Doki Literature Club é um jogo que foi lançado em Setembro de 2017 para PC e que rapidamente se destacou principalmente por ser um raro exemplo de uma visual novel desenvolvida no ocidente.
O jogo recebeu reviews bem positivas destacando a sua mistura de meninas bonitas estilo anime e elementos românticos de harém com uma história psicológica terrível e sombria de uma forma inovadora.
Agora, porém, o jogo está a ser destacado pela negativa, já que as autoridades do Reino Unido acreditam que o Doki Doki Literature Club pode estar ligado à morte de um adolescente de 15 anos na cidade de Sunderland. O jornal local revelou que escolas de toda a cidade receberam uma advertência sobre o jogo, que teve origem no relatório do médico legista de Manchester, no qual é afirmado:
Acredito que a informação é tão preocupante que isso justifica a minha redação neste momento para tornar as autoridades locais conscientes da questão, para que informações apropriadas possam ser disseminadas …
Isto surgiu devido ao fato de eu estar a realizar um inquérito sobre a morte de um menino de 15 anos que morreu no início deste ano. Evidências obtidas sugerem que ele utilizou um jogo online chamado Doki Doki.
Embora a causa da morte do rapaz não seja mencionada, o tom implica que ele cometeu suicídio. A narrativa de Doki Doki Literature Club, na qual o jogador às vezes revive os mesmos eventos sob circunstâncias diferentes, contém múltiplos suicídios de personagens e também cenas de autoflagelação, e a advertência do médico sugere uma suspeita de que o conteúdo do jogo pode ter sido um fator contribuinte para o a morte do rapaz.
Desde que a advertência foi divulgada, os educadores de Sunderland têm divulgado a notícia, incluindo a diretora da Escola Primária de Hetton, Nicola Hill, que afirmou: “Eu queria alertar os pais, especialmente aqueles que poderiam ter filhos mais velhos, sobre este jogo. A Internet é ótima, mas também é um campo minado”.
No entanto, os fãs do jogo foram rápidos em apontar que Doki Doki Literature Club avisa os jogadores antes mesmo de começar o jogo, com um ecrã inicial dizendo: “Este jogo não é adequado para crianças ou pessoas que são facilmente perturbadas”.
Segue-se imediatamente outro aviso adicional “Indivíduos que sofrem de ansiedade ou depressão podem não ter uma experiência segura jogando este jogo”, e os jogadores devem então clicar para consentir / confirmar com uma declaração que “Ao jogar Doki Doki Literature Club, concordam que têm pelo menos 13 anos de idade e concordam com a exposição de conteúdo altamente perturbador.
A culpa é do jogo? Quando você abre o jogo a primeira coisa que aparece é um aviso em relação a isso. Por acaso eles buscaram a verdadeira causa? A causa de ele estar passando por problemas? Ele jogou o jogo mesmo sabendo dos riscos, mas isso também significa que a pessoa estava passando por alguma coisa, provavelmente grave. A culpa não é do jogo, pessoas não entram em depressão ou se suicidam por causa de jogos, especificamente.
a falta de preparo (desconhecimento do mundo virtual, tendencias, memes, simbologias, significados, etc da internet) e retardo (e uma dose cavalar de cinismo) das autoridades é a coisa surpreendente da história, claro com ctz foi um jogo (que avisa pra caraio sobre seus temas) que levou o sujeito ao suicídio e não outras coisas totalmente ignoráveis como O RESTO DA VIDA DO CARA (familia, escola, trabalho, relacionamentos, saúde, personalidade, acontecimentos recentes, et Cetera). Combater suicidio buscando criar uma sociedade onde a relação familiar e escolar seja mais honesta, próxima, e prepare a pessoa pra ser um ser humano completo????, nããããããoo bora culpar os joguinhos. Se ta assim no famoso ”1° mundo” imagina pros Brazuca. Õ_Õ To full pistola
Eu joguei isso umas 10 vezes XD
Jogo sendo novamente bode expiatório de alguma coisa mais séria. Para de emitir esse aleta e investiga a vida da familia, vê se o menino ia ao médico ou se estava tudo bem na escola. O mundo da cheio de Nardonis e Pastores incendiários inventando histórias e colocando culpa em outras coisa para se livrar da responsabilidade.
PS: O jogo tem no total de cerca de 4 avisos falando que é inadequado para crianças.
Quatro avisos SEGUIDOS NA INTRODUÇÃO, cara.
São quatro seguidos, velho.
Que bosta, DDLC não tem nada a ver com isso gente, várias pessoas estariam mortas então
Sempre o mesmo blá blá blá,mas eles nunca tentam impedir menores de idade de jogar esses jogos que não são para sua idade.
A steam avisa dos perigos….não é o bastante.
O JOGO AVISA QUE É ASSIM, e ainda assim.
Culpam o jogo e não a pessoa, ah mano vai a merda.
Existem 3 coisas inúteis na vida:
1 – salva-vidas em competição de natação
2 – árbitro de vídeo
3 – classificação indicativa
Classificação indicativa para quê né?
Precauções e informações para quem?
Se esse pessoal fosse tão bom em analisar possíveis causas de uma morte, deveriam ler as “letrinhas minúsculas” que o próprio jogo disponibiliza.
E nem é como se fosse letras minúsculas.
Tem a Classificação Indicativa, o gênero do jogo na Tagline dele, a Sinopse avisando E QUATRO FUCKING AVISOS SEGUIDOS NA INTRODUÇÃO DO JOGO.
Quanta palhaçada
E aqui vamos nós, de novo, videogames sendo culpa de algo.
Esse jogo é perturbador mesmo? Fiquei curiosa em conhecer.
Ele subverte o gênero dele, além de ser um “teaser” para um vindouro jogo de terror do Team Salvato que vai lançar esse ano. Mas honestamente? É algo que pode te chamar atenção, apenas se você nunca viu esse tipo de violência explícita.
No fim, a classificação indicativa, os avisos na Steam e os quatro avisos seguidos que a introdução do jogo te dão, serviram para que? Para uma criança com tendências suícidas simplesmente ignorar todas elas, os pais desconhecerem a situação da criança e acontecer o que aconteceu.
E no fim, a culpa é de quem?
Videogames.
ÓBVIO, né?
Já vi coisas piores, ele é inesperado em acontecimentos.