
A marcar o regresso do cinema ao Auditório do Museu do Oriente, o ciclo Sozinho Juntos explora as relações humanas – românticas, familiares, sociais, profissionais – sob o signo da melancolia. Uma iniciativa em co-organização com a Embaixada do Japão e a Câmara Municipal de Nishinoomote, no âmbito dos 160 anos de relações diplomáticas entre o Japão e Portugal.
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia e sujeita à capacidade da sala e cumprimentos das normas anti-Covid 19.
Os filmes estão legendados em português e cada um será apresentado em duas datas distintas.
28 Agosto e 12 Setembro | 18h00
THE TOKYO NIGHT SKY IS ALWAYS THE DENSEST SHADE OF BLUE
de Yuya Ishii [2017]
Duração 1h48m

A recém-chegada Shizuka Ishibashi coloca-se no papel de Mika, uma enfermeira durante o dia, uma anfitriã de um ‘bar feminino’ à noite, sujeita a sentimentos de ansiedade e isolamento, e incapaz de expressar ternura para com qualquer pessoa. Sosuke Ikematsu, um dos jovens actores mais importantes do Japão, interpreta o papel de Shinji, que enfrenta o dia-a-dia como trabalhador da construção civil com uma sensação de destruição iminente, mas que ainda tenta encontrar a fonte de uma esperança inominável que sente por dentro. O cenário é Tóquio em 2017, onde palavras vazias, um sentimento de desgraça e sentimentos de isolamento coexistem com esperança, confiança e amor.
29 Agosto e 4 Setembro, às 18h00
DEAR STRANGER
de Yukiko Mishima [2017]
Duração 2h07m
Um homem de 40 anos vê a sua vida mudar quando a sua esposa engravida. Ele já tem uma filha do primeiro casamento que raramente vê e duas enteadas, do primeiro casamento da esposa. A enteada mais nova está ansiosa por um irmão ou irmã bebé, mas a mais velha não aceita as notícias e de repente decide que quer morar com o pai. E como se isso não bastasse, ele é forçado a sair do cargo elevado na empresa onde está para uma posição inferior.
5 e 11 Setembro, às 18h00
THREE STORIES OF LOVE
de Ryosuke Hashiguchi [2015]
Duração: 2h20m
Atsushi é um trabalhador da construção civil que ficou viúvo após um assassinato não premeditado. O marido de Toko não está interessado nela, nem em como a sua mãe a trata. Shinomiya é um advogado cuja homossexualidade levou a um amor incompatível. As três histórias separadas trilham um fio de esperança, amor, rejeição e abandono.
18 e 19 Setembro, às 18h00
LIFE ON THE LONGBOARD 2ND WAVE
de Ichiro Kita [2019]
Duração 1h52m

Kotaro Umehara tinha excelentes habilidades como surfista, e, quando via boas ondas para o surf, esquecia o trabalho, os compromissos, e assim vivia o seu dia-a-dia em Shonan, com trabalhos precários. Um dia, a namorada acabou por aborrecer-se com ele e mandou-o embora do apartamento onde moravam. Kotaro, então, foi até à ilha de Tanegashima, na prefeitura de Kagoshima, contando com Kudo Ginji, surfista que o tratara sempre como irmão. No entanto, na loja de surfistas de Ginji, recebeu a notícia que este já tinha morrido e foi a sua filha, Mika Kudo, que o atendeu. No entanto, Mika, que dirigia a loja sozinha, começou a afugentar Kotaro que não tinha um tostão. Sem nada para fazer, Kotaro pediu a Minatsu para levá-lo à praia de Kanehama, onde encontrou um belíssimo mar, com ondas maravilhosas, local de paragem diária para muitos surfistas. Este filme retrata a história do renascimento de um homem que havia desistido do seu sonho, mas que depois tentou se erguer de novo, enfrentando-se a si próprio, através do surf, cercado pela bondade das pessoas ao seu redor.