O site oficial de Tokyo Babylon 2021, a adaptação para série anime do mangá Tokyo Babylon das CLAMP, publicou um pedido de desculpa por utilizar design de roupas sem autorização em dois personagens.
Os designs em causa apareciam em imagens promocionais e design de personagens e o staff já removeu todas as imagens e vídeos do seu site. Foi igualmente revelado que o design dos personagens em questão será alterado.
O staff revelou o design de personagens a 19 de novembro e logo no dia seguinte receberam uma mensagem sobre a possibilidade de estarem a plagiar o trabalho de outros.
Os dois designs em questão eram dos personagens Hokuto e Subaru Sumeragi. Uma das roupas de Hokuto (em acima) parecia fazer referência a uma foto promocional com Yeri do grupo feminino coreano Red Velvet numa foto tirada para promover The ReVe Festival lançado no ano passado. A reinterpretação de Subaru pelo estúdio GoHands (vista abaixo) parecia ter como modelo uma boneca Volks e roupa, que foi vendida como um acessório “onmyoji” online e apareceu em catálogos em 2017.
A investigação no mesmo dia revelou que os materiais de design de personagens foram plagiados. O staff admitiu que a verificação dos materiais e da consciencialização sobre direitos autorais não foi realizada de forma suficiente, e que o declínio do trabalho de conformidade levou a que negligenciassem os designs indevidamente referenciados. O staff expressou as suas mais sinceras desculpas e agradecimento aos detentores dos direitos das roupas, e revelou que pretende formar uma equipe de compliance mais eficaz para prevenir futuras situações como esta.
Tokyo Babylon 2021 tem estreia prevista para abril de 2021. A animação é do estúdio GoHands (k), a direção é de Shingo Suzuki (K: Missing Kings, K: Return of Kings, Coppelion) e Susumu Kudo (K, Coppelion, Hand Shakers), o argumento é de Jun Kumagai (Aquarion Logos, Persona 3 the Movie, Shōwa Genroku Rakugo Shinjū, Bungo and Alchemist -Gears of Judgement-) e o design de personagens é de Makoto Furuta (Seitokai Yakuindomo, K: Seven Stories – The Idol K). Furuta e Keiji Tani são diretores de animação.
Os animadores principais são Takayuki Uchida e Hiroshi Okubo, sendo que Okubo também está do design dos mechs e props. Chinami Watanabe está a editar. Fumiyuki Go está a dirigir o som, e Noriyuki Asakura (Rurouni Kenshin, Knights of Sidonia) está a compor a música na King Records.
No elenco encontramos:



Shouta Aoi vai interpretar o tema de abertura e Nana Mizuki o tema de encerramento.

A Tokyopop e a Dark Horse Comics publicaram o mangá em inglês e no seu site podemos ler:
Estamos em 1991, os últimos dias da bolha económica do Japão, e dinheiro e elegância correm pelas ruas. O mesmo acontece com as correntes da escuridão abaixo deles, alimentando espíritos malignos que apenas as artes dos onmyoji – os lendários ocultistas do Japão – podem combater. Os dois onmyoji mais poderosos estão nas formas improváveis de um jovem veterinário bonito, Seishiro, e a herdeira adolescente do antigo clã Sumeragi, Subaru.
Tokyo Babylon foi publicado pelas CLAMP de 1990 a 1993 nas revistas South e Monthly Wings da Shinshokan. No total foram publicados 7 volumes pela Tokyopop sendo que a Dark Horse Comics publicou a obra em 5 volumes. Desde então, a Kadokawa publicou uma edição em três volumes. A Tokyopop publicou os sete volumes regulares em inglês, e a Dark Horse Comics publicou o mangá em dois volumes omnibus.
O mangá já inspirou um OVA em 1992 e um segundo em 1994. Também inspirou dois videoclipes live-action e um AMV em 1992, além de um filme live-action em 1993. A personagem principal Subaru Sumeragi apareceria mais tarde no mangá X das CLAMP e nas suas adaptações para anime.
olha ai o anime querendo aparece fazendo coisas desnecessárias kkk
Ah não mano tinha curtido essas roupas, mas isso pode ser considerado plágio pois tem vários autores que pegam coisas pra desenhar como referência e roupas é uma delas, é complicado.?