Yuzo Kano, cofundador e CEO da bitFlyer, Inc, colocou no Twitter algumas supostas taxas de inflação global e notou que o Japão não aparece na lista. Kano, que trabalhou anteriormente na Goldman Sachs desenvolvendo sistemas de liquidação e como negociante de derivativos de ações e títulos convertíveis, escreveu:
Enquanto o resto do mundo inflaciona, por que o Japão não está a inflacionar? Acho que é porque há uma grande oferta de mão de obra para empregos essenciais. Isso é o que falta aos Estados Unidos. Eles não têm pessoal suficiente não só para restaurante, mas também para cortar relva e cuidar do lixo. Se não houver gente suficiente, o salário por hora aumentará.
Existem muitas pessoas dispostas a trabalhar no Japão. Pelo que se houver muitas pessoas que desejam fazer isso, o salário por hora não aumentará. Esta é a situação na indústria de animação. Os produtores acham fácil contratar animadores, então não precisam de oferecer melhores salários.
Yuzo Kano é atualmente o diretor representante da Japan Blockchain Association (JBA). Ele é membro do Comité de Revisão de Auditoria da Avaliação do Sistema BC do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão e membro de um comité de investigação da tecnologia de blockchain para a Associação de Banqueiros do Japão. Por outro lado, a bitFlyer opera uma das maiores bolsas de criptomoedas com mais de 2,5 milhões de utilizadores e desenvolve outras tecnologias relacionadas com criptomoedas.
Alguns japoneses pós-modernos tratam disso como capitalismo, eu trato isso como incompetência, e má fé. Os japoneses são excelentes expoentes tecnológicos, e grandes comerciantes. Eles sabem fazer marketing, eles sabem vender o que você precisa, eles sabem as tendências do mercado. Mas são péssimos manager’s, e péssimos administradores de recursos humanos na área da indústria de anime. Não é traço cultural, isso é incompetência mesmo, burrice, má vontade, e preguiça! Produtores que preocupam-se em produzir mais propriedade intelectual e vendê-la ao invés de obter melhores resultados junto aos que põe a mão na massa. Investir nos caras que dão a indústria seu pouco brilho.
Há muito da Filosofia do Japão de viver bem e ser disciplinado, honesto e esforçado que em certas áreas se prova hipocrisia, ou uma nulidade e uma espécie de mito cultural.
a forma como é gerida a indústria de anime é deplorável
o pior é que vc observa na própria forma que os estúdios trabalham, seja sobrecarregando funcionários com várias produções ao mesmo tempo, seja oferecendo uma condição podre de trabalho, seja pagando um salário de merda
as vezes a impressão q dá é q enquanto vc tem os funcionários trabalhando na filosofia japonesa, vc tem os chefes indo na “filosofia” brasileira: pagar pouco é bom, menos é melhor ainda, se possível vamos escravizar e não pagar nada
O pior esta por vir os estadunidenses estão consumindo muitos animes e tenho reparado q muitos animes estão a desenrolar os arcos muito rapidos
inclusive não sei vc, mas acho mto incômodo esse negócio de apertar arcos em 12, 13 capítulos no máximo
shaman king, a versão nova, tá absurdamente corrido, se eu não tivesse visto o anterior, ia tá ficando sem entender um monte de coisa
Bom é assim que funciona, isso vale para profissões como professores e pedreiros, porque que eles não ganham muito??, Simples, há muita mão de obra, há muito pedreiros e professores, se essas profissões fossem escasso com certeza teria mais pessoas oferecendo mais dinheiro pelo serviço
Pedreiro é um lance engraçado, a maioria que conheço tira 3K por mês fácil fácil, mas isso não se reflete na vida dos caras, parecem que queimam o dinheiro. Sei que generalizei pra caramba agora, mas a imensa maioria dos pedreiros que conheço são assim.
É pq a maioria nao tem o ensino basico,o melhor pedreiro da minha rua vive na miséria
Indústria muito mal gerida,não se surpreenda se so tiver anime chinês daqui a algum tempo, chineses pagam melhor.
Os chineses pagam melhor só para atrair os animadores japoneses, pode apostar se o mercado chinês tiver um grande boom o mesmo problema vai acontecer lá.
Não entendo, uma hora dizem que está faltando animador 2D no Japão por causa das péssimas condições de trabalho, agora falam que tem muita gente disposta a trabalhar na indústria… Controverso!