Minecraft Legends é o novo spin-off da gigantesca franchise dos suecos Mojang Studios, agora já veteranos na cena dos videojogos e nas diferentes adaptações de tudo o que é Minecraft. Desta feita, aliaram-se novamente aos canadianos da Blackbird Interactive, com quem já tinham desenvolvido o jogo mobile de realidade aumentada Minecraft Earth, para nos trazerem um jogo de acção-estratégia com história original, com direito a uma campanha single-player, modos multiplayer cooperativos e competitivos, bem como a promessa de novas aventuras mensais através das “Lost Legends & Myths” e ainda um marketplace de artigos cosméticos.

No modo campanha, as entidades misteriosas Action, Knowledge e Foresight que observam e protegem o Overworld, escolhem um herói (o jogador) a quem concedem um alaúde mágico que lhe permite controlar os amigáveis Allays através de várias musicas que irá aprender ao longo do jogo e que o ajudarão a juntar os típicos materiais como madeira, pedra, metais e outros mais exóticos numa determinada área, que mais tarde podemos utilizar na construção de vários tipos de estruturas.

Com o universo de Minecraft em perigo de invasão por parte de Piglins do Nether, que espalha a sua corrupção por todo o Overworld, o herói é assim chamado para defender o Overworld, protegendo as várias aldeias inocentes dos malvados Piglins invasores e juntando os vários mobs do universo Minecraft, num conto passado pelas várias gerações. À medida que a campanha avança com cada invasão Piglin, estes irão tomar mais recursos e construir bases cada vez mais fortes, cabendo ao jogador destruir os portais inimigos para inutilizar as suas bases, utilizando poderosas estratégias, ferramentas e aliados para salvar o Overworld!

A mecânica principal do jogo acontece numa perspectiva de terceira pessoa elevada, permitindo ao jogador ver bastante do terreno de jogo, o que encaixa melhor no tipo de acção que Legends nos apresenta. O jogador atravessa o terreno com a sua montada e um ataque simples, mas a sua verdadeira habilidade consiste em controlar os Allays para juntar recursos e efectuar construções que vão desde pontes para facilitar as manobras do jogador no Overworld, a muralhas e torres de defesa para ajudar a defender as aldeias amigáveis dos Piglins e, provavelmente o mais importante, os spawners de Golems.

Através dos spawners, podemos criar pequenos Golems de diversos materiais diferentes, cujas habilidades e utilidade variam de material para material, que iremos depois controlar com o nosso banner, com mecânicas que lembram uma versão simplificada da série clássica Overlord da Triumph Studios/Codemasters. Assim, em Legends, o jogador não constrói nada directamente, ficando assim livre para se concentrar na acção que também passa por controlar os nossos mobs de Golems para atacar as estruturas das bases dos Piglins invasores do que entrar de cabeça num ataque frontal.

O Overworld de Minecraft Legends é gerado por procedimento, o que significa que qualquer repetição da campanha, para além de poder ser feita sozinho ou com amigos, ou até em diferentes dificuldades, será sempre completamente única, desde o tamanho de cada biome, às montadas disponíveis, às bases Piglin e às suas localizações, bem como os recursos disponíveis ao jogador para proteger as aldeias amigáveis. Será ainda possível participar em partidas PvP em 2v2, 3v3 ou até 4v4 jogadores, também com as arenas geradas por procedimento, com Cross-Platform disponível no lançamento do jogo, bem como a promessa de que Legends irá ser disponibilizado num grande número de serviços e plataformas.

É através do Songbook que o jogador tem acesso às músicas que correspondem aos diferentes comandos que damos aos Allays no jogo e há imensas para explorar, muitas mais do que aquelas que conseguimos encaixar nos nossos controlos. Irá assim também caber ao jogador, através da experiência, customizar os seus atalhos para aceder aos seus comandos preferidos para um maior sucesso, quer na campanha, quer em PvP.

O jogo conta ainda com várias opções de acessibilidade que cada vez mais ajudam os jogadores a alterar a sua experiência de jogo de acordo com as suas necessidades, contando com Text-to-Speech durante os menus bem como partes importantes do gameplay, remapeamento de botões e outros controlos especiais, tamanho do texto, legendagem e definições para assistência a daltonismo.

Minecraft Legends é assim mais uma excelente experiência no universo Minecraft, com muitos elementos familiares para os fãs do clássico, mas também com a lufada de ar fresco que é uma jogabilidade completamente nova e que promete imenso conteúdo, não só logo no lançamento, mas ao longo dos meses seguintes, com muito mais coisas que aí vêm e claro, é algo que pode ser jogado com amigos, mesmo que eles joguem em consolas diferentes! Se gostam de Minecraft, estão no vosso mundo!

Esta cópia de Minecraft Legends foi-nos gentilmente cedida pela Microsoft/Xbox para propósitos de análise.

Review por Tiago Vasconcelos.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments