Mais...
    InícioJmusicDizem que a música no Japão está em crise por depender do...

    Dizem que a música no Japão está em crise por depender do anime

    O japonês NIFTY publicou um artigo que rapidamente se tornou viral nas redes sociais onde é afirmado que que a indústria musical do Japão está em crise, considerando que as músicas mais populares no mundo são aquelas que aparecem nos animes. Em outras palavras, as músicas de artistas japoneses não podem fazer sucesso se não se agarrarem à fama de um projeto anime, enquanto os artistas sul-coreanos têm um hit atrás de outro sem anime.

    Podemos ler:

    Assim como a indústria do cinema se apoiou fortemente em projetos anime nos últimos anos, a indústria da música também está a apoiar-se nas séries anime mais populares do momento. Atualmente, se uma indústria no Japão não colaborar com a indústria anime, pode não alcançar o sucesso esperado no mercado.

    Por exemplo, o popular grupo musical YOASOBI recentemente dedicou-se à indústria de anime. A música “The Blessing” foi escolhida como tema de abertura de “Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury”, e recentemente a música “Idol” foi escolhida como tema de abertura de “Oshi no Ko”, atualmente em exibição.

    O videoclipe de “Idol” ultrapassou 21 milhões de visualizações apenas uma semana após o seu lançamento a 1 de maio colocando-se como o segundo vídeo de crescimento mais rápido no YouTube. Por outro lado, “The Blessing” também mostrou imensa popularidade, ultrapassando 100 milhões de streams na Billboard JAPAN.

    No sentido de ser um sucesso total, Ado também se tornou uma artista cuja popularidade explodiu depois de interpretar Uta no filme “One Piece Film Red”. Entre todas as suas músicas produzidas para este anime, “NEW GENESIS” é a quarta música com maior crescimento na história, ultrapassando as 300 milhões de streams. Até então, Ado tinha canções de sucesso, mas nenhuma se compara às que ela fez para “One Piece”.

    Além disso, outros grandes artistas como os Official Hige Dandism e Aimer têm como alvo a indústria anime, assim como a banda MAN WITH A MISSION, que recentemente apresentou a música tema de abertura da terceira temporada de “Kimetsu no Yaiba”.

    Um crítico da indústria musical comentou: “Infelizmente, os artistas musicais no Japão hoje em dia só se preocupam em fazer músicas que se tornem sucessos instantâneos. Um exemplo pode ser o tema de encerramento do 7º episódio do anime “Chainsaw Man“, intitulado “Chu, Tayousei” e interpretado por Ano. A cantora participou no projeto “THE FIRST TAKE” (onde os artistas cantam as suas músicas solo), e a versão de “Chu, Tayousei” já conta com 12 milhões de visualizações. Por outro lado, “Fuhen”, também interpretada por Ano e lançada apenas doze dias depois, mal ultrapassa os 3,6 milhões. Com uma clara diferença de impacto, é óbvio que artistas e produtoras estão focados apenas em produzir músicas com sucesso garantido.

    A situação da indústria da música no Japão parece estar numa situação difícil, e acontece que artistas do país vizinho da Coreia do Sul podem lançar canções mundialmente populares sem a necessidade de depender da indústria anime. Por exemplo, a integrante das “BLACKPINK”, JISOO, lançou o seu single de estreia intitulado “FLOWER” e teve um tremendo sucesso no “JAPAN Heatseekers Songs” a 26 de abril. O videoclipe, lançado a 31 de março, já ultrapassa 170 milhões de visualizações.

    Além disso, “I AM” de IVE acumulou mais de 58 milhões de streams, enquanto “People Pt.2 (feat. IU)” de Agust D ultrapassou 20,5 milhões de streams em menos de um mês. Apenas olhando para esses números, podemos dizer que os artistas sul-coreanos são muito superiores aos japoneses, e o facto de que a música japonesa agora depende de animes de sucesso torna isso ainda pior.

    Vivemos numa época em que qualquer um pode criar “música bem feita” através da Inteligência Artificial. Mas como “como vender” é mais importante do que “como fazer”, os cantores japoneses precisam de se agarrar à popularidade de algo mais bem-sucedido do que eles.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    9 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    9 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    António AndréD
    António André
    6 , Maio , 2023 18:54

    Bem… errado não está. Mas o K-Pop só ganhou muito espaço recentemente certo? Eu ao menos comecei a ouvir bastante por aí faz apenas uns 4 anos, fora “Gangnam Style” kkk

    Likou
    Likou
    Reply to  António André
    6 , Maio , 2023 20:40

    K-Pop é uma merda no entanto. To bem feliz que não ouço essa porcaria.

    CaioVictorFAD
    CaioVictorFA
    6 , Maio , 2023 19:35

    Ok… e qual o problema?
    Os anime são um produto fortíssimo do proprio japão também, estão pq não se utilizar deles pra propagar musicas por lá?

    Samuel Silva
    Samuel Silva
    6 , Maio , 2023 19:58

    A parceria entre a indústria musical no Japão e indústria anime não é de agora e sempre foi a principal razão dessas músicas chegarem a um público internacional e aí o problema será da própria indústria que sempre olhou mais para dentro do que para fora nos velhos tempos em que no Japão um single ou um álbum vendiam facilmente mais do que 1 milhão de cópias físicas. O mercado interno chegava e sobrava. Mas os tempos das vacas gordas acabaram. Mais do que vendas de cópias fisicas, que estão em declínio há duas décadas, agora contam os downloads, streams e visualizações á escala global. Com a popularidade crescente que tem, o anime será sempre um bom veículo de marketing para essas músicas.

    Cólera do dragão.D
    Cólera do dragão.
    6 , Maio , 2023 22:23

    Em contra partida o city pop explodiu, ultrapassou a bolha otaku.

    Last edited 11 meses atrás by Cólera do dragão.
    Marcelo KyoyaD
    Marcelo Kyoya
    6 , Maio , 2023 23:59

    A banda japonesa Maximum the Hormone lançou uma abertura pra primeira temp de shuumatsu no valkyrie e um o terceiro enceramento de Chainsaw Man e em ambos os casos não tiveram versões completas das musicas só a versão de tv, achei isso um tremendo vacilo podiam ter feito uma versão completa das musicas e feito um clipe pra lucrar ainda mais pq se tem publico pra consumir eles deveriam atender a demanda.

    luizD
    luiz
    7 , Maio , 2023 5:51

    Essa avaliação especialmente para o Brasil é mto equivocada, pois o kpop aqui se popularizou por conta das máquinas de pump It UP, q tinham MTAs músicas de artistas sul coreanos.

    Por exemplo, conheço MTA gente q hj curte kpop e q conheceu a partir do jogo. Atualmente a música conseguiu digamos estourar a bolha, mas ela dependeu mto dos jogos nas máquinas de dança pra conseguir se popularizar mundo afora. Além disso, o próprio governo do país usa isso como uma forma de divulgar o próprio país.

    O Japão por outro lado nunca tinha feito isso, mas a relação com o anime me parece mto proveitosa, desde q eles consigam também ir além da bolha.

    Digo por mim mesmo: hj eu ouço MTA música japonesa e basicamente todas as cantoras e bandas foram a partir de animes, q eu fui além daquelas músicas q viraram trilhas.

    Só q vc tem pouco ou nenhum apelo por shows de bandas ou mesmo idols por aqui, isso prejudica demais. DIZEM q o consulado japonês pretende trabalhar mais com isso, que assim seja

    Dom ShidonD
    Dom Shidon
    7 , Maio , 2023 18:14

    Entendo o que querem dizer com os artistas se dedicando a lançarem seus conteúdos em animes, que são o carro chefe da cultura japonesa hoje em dia, mas usar como parâmetro visualizações em vídeos é errado!

    É óbvio que vídeos de animes terá mais visualizações, primeiro por abranger um público que curte este tipo de indústria além do público habitual dela, e, segundo, por causa dos vídeos terem uma abrangência mais internacional em relação à industria musical japonesa.

    O que não pode é querer ter um sucesso internacional, sem ajuda, enquanto o mercado é fechado para o mundo!

    KeLViND
    KeLViN
    7 , Maio , 2023 23:52

    Eu discordo dessa visão q a indústria musical está em crise.
    É óbvio que uma música boa que está em uma obra que fica famosa vai ser muito mais vista do que as músicas que não tem esse meio.
    Contudo existe uma total diferença no jeito de fazer música dos coreanos e japoneses. Os coreanos já estão a muito tempo produzindo músicas para o mundo ocidental e não só para eles próprios e hoje já fizeram fãs no mundo inteiro, por isso que tem grandes visualizações. Mas garanto que uma música coreana atrelada a algum filme ou produção áudio visual vai fazer sucesso mt mais fácil do que as que não tem isso.

    Já os japoneses, eles fazem música para eles mesmos. Os animes fazem sucesso em sí mas eles não focam as músicas para o público mundial igual os coreanos. Além disso, as músicas que alguns deles fazem pros animes muitas vezes são diferentes do estilo das outras músicas deles. As bandas japonesas parecem não saber aproveitar o sucesso de uma música para atraí o público para outras deles. Ao menos a maioria. Se eles conseguirem essa atração para fazer o nome da banda(ou do cantor) em si em vez de só uma música, vão conseguir sair dessa dependência dos animes. Mas ainda assim, uma música no anime vai fazer mais sucesso pq é o óbvio. Igual aqui no Brasil que um cantor desconhecido estoura por ter uma música em uma novela

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares