Shingeki talvez uma das maiores obras da década passada, uma obra com o feito de talvez ter sido um dos animes que gerou o maior hype desde seu primeiro episódio.
Shingeki é uma obra que se atualizou e renovou com o tempo, acompanho a obra desde do seu day one e tanto ela como nós “interlocutores“ constantemente amadurecendo. Acredito que existi uma certa simbiose intrigante nisso. A medida em que o público envelhecia a trama da obra iria deixando de ser cada vez mais simplista. Uma trama onde originalmente era apena sobre sobrevivência para mata criaturas horrendas se tornou uma obra com debates extremamente pesados que implicam a natureza do ser humano, acredito que o autor conseguiu transitar a obra de um shounen ( apesar que um shounen para sua época muito pesado o que vemos hoje em dia como padrão como jujútsu e demon slayer ) para um seinen à medida que seu público envelhecia.
Acompanhar essa jornada, foi incrível e não pretendo, não quero e não vou esquecer, contudo acredito que seu desfecho tem problemas que deixam esse último contato amargo. Estes problemas vão desde problemas dentro da obra como o formato de serialização para anime.
Dividir a última temporada em 4 partes foi uma piada de mal gosto que acabou com o hype da obra, ainda me lembro quando a primeira parte final saio, a quantidade de movimento que isso gerou na comunidade foi imensa, em contrapartida atualmente estamos em uma chaleira que só resta um pouco de água morna.
A troca do studio da parte final gerou mudanças perceptíveis em sua animação principal na parte sobre os titãs, apesar disso ainda tinha um qualidade notória nas animações que envolvia combates usando o dispositivo de manobras 3D. Mas esse 2 últimos episódios é uma piada de mal gosto… A qualidade da animação geral está mediana exceto em pequenos momentos isolados que ela se destaca um pouco, mas é apenas uma sobra do que já foi, impressionante como o primeiro anime de 2013 consegue entrega uma animação bem acima da média de forma mais constante que o final.
Nó que se diz respeito a trama, entramos em uma zona tênue pois isso se diz respeito principalmente a gostos pessoais. A obra ainda continua debatendo questões intrigantes e de forma interessante, mas suas decisões narrativas dentro da história são bem questionais ao menos em meus olhos. Algumas decisões forçadas, outras precipitadas por personagens que nunca deram a entender que pudessem toma-las. Isso faz com que a obra crie uma base fraca para um final grandioso, o que eu quero dizer de forma análoga é um arranha-céu com que a medida que chega em seu topo, mais bonito ele fica, contudo, a medida que se afasta dele mais perceptível falhas em sua construção ficam aparentes.
( As notas se dizem respeito unicamente aos 2 últimos episódios )