スクエニ「ドラクエ」責任者の三宅氏が異動、テコ入れへ #会社四季報オンライン https://t.co/Zt9nXnyfBg
やっとかと言う感じ。裁判に嘘(証拠あり)を書いたメモを提出するような人なので早くいなくなれば良いのにと思ってました。会ったことないですが、新しく社長になった人は良い人かも知れませんね— Yuji Naka / 中 裕司 (@nakayuji) April 7, 2024
Depois permanecer em silêncio por mais de um ano, Yuji Naka, um antigo funcionário da SEGA e da Square Enix, voltou a abordar a sua situação judicial através da X no dia 7 de abril de 2023. Na mesma alega que Yu Miyake, o ex produtor da série de jogos Dragon Quest (da série principal), apresentou elementos falsos em tribunal.
Yuji Naka, que ficou célebre por ter parcialmente criado Sonic The Hedgehog, foi considerado culpado pelo abuso de informação privilegiada na Square Enix em 2023 e foi condenado a uma pena suspensa de dois anos e meio de prisão e multado em cerca de 1,2 milhões de dólares. Naka comprou ações das empresas que produziram Dragon Quest Tact e Final Fantasy VII: The First Soldier.
Na sua publicação da X que podemos ler em cima citou o seguinte:
Finalmente. Estava à espera que se fosse embora, pois este é o tipo de pessoa que apresentaria depoimentos falsos num julgamento (e tenho provas disso). Não sei qual vai ser o novo diretor geral, mas é capaz de ser uma boa pessoa”.
Embora a acusação que Naka faz a Miyake possa parecer um pouco ambígua faz referência ao julgamento do ano passado pelo abuso de informação privilegiada. De salientar que durante o seu primeiro julgamento no Tribunal Distrital de Tóquio, Naka admitiu ter aproveitado a sua posição na Square Enix para negociar 130 000 ações com informação privilegiada.
Promotoria pede sentença de 2,5 anos para cocriador de Sonic The Hedgehog
Naka entrou para a Square Enix em janeiro de 2018 e saiu da empresa no final de abril de 2021. Ele tinha declarado na época que não podia explicar o motivo, mas falaria sobre isso publicamente quando chegasse a hora. Naka revelou em abril de 2022 que tinha entrado com um processo contra a Square Enix por supostamente a empresa o remover do cargo de diretor do jogo Balan Wonderworld seis meses antes do lançamento do jogo.
Naka trabalhou por 22 anos na Sega. Ele é o ex-chefe da Sonic Team e programador principal dos jogos Sonic the Hedgehog originais. Ele também trabalhou em jogos como Nights into Dreams e Phantasy Star Online enquanto estava na Sega.
Naka é o presidente e CEO da empresa da produtora de jogos PROPE, que fundou em 2006 após deixar a Sega. Na PROPE, ele trabalhou em jogos como Fishing Resort, Buddy Monster e Legend of Coin.