Numa entrevista Sunsunsun revelou que inicialmente a sua novel Alya Sometimes Hides Her Feelings in Russian (Tokidoki Bosotto Russia-go de Dereru Tonari no Alya-san) foi pensada como uma história isekai.
Originalmente, queria escrever sobre uma heroína gira, mas infeliz, que submerge num sentimento de superioridade ao ‘derramar’ afeto numa linguagem que acha que o seu parceiro não compreende, dizendo ‘fufun, não compreendes, pois não? A primeira ideia que me veio à cabeça para este tipo de personagem foi um cenário de reencarnação noutro mundo, um ‘isekai’. A heroína reencarnada derramava carinho em japonês pelo protagonista dizendo ‘fufun, não percebes o que estou a dizer, certo? (com ar de superioridade)’, mas acontece que o protagonista é também uma pessoa reencarnada que percebe japonês. Inicialmente, planeei fazer disto uma história curta.
No entanto, ao pensar nisso, percebi que poderia fazê-lo numa língua estrangeira no mundo real. A reencarnação noutro mundo exigia explicações complicadas sobre o cenário e o contexto, por isso decidi optar por uma história de romance do mundo real. Quando considerei qual a língua a utilizar, descartei o inglês porque muitas pessoas o compreendem. Queria que a heroína tivesse sangue estrangeiro e uma aparência completamente diferente da japonesa. Naquele momento pensei… Rússia. Eu tinha a imagem das jovens russas como belezas místicas, quase como fadas. “Essa foi a razão pela qual escolhi a Rússia”.
A novel Alya Sometimes Hides Her Feelings in Russian (Tokidoki Bosotto Russia-go de Dereru Tonari no Alya-san) começou a ser publicada em 2020 e uma adaptação para mangá por Saho Tenamachi (Shōsetsu no Kami-sama; Itsuka, Nemuri ni Tsuku Hi) começou a ser publicada em outubro de 2022.
A animação da adaptação para série anime é do estúdio Doga Kobo (Oshi no Ko, New Game!, Ikebukuro West Gate Park), a direção e argumento são de Ryota Itoh (My Senpai Is Annoying, Shikimori’s Not Just a Cutie) e o design de personagens é de Yūhei Murota (Love Live! School idol project).
Sinopse de Alya Sometimes Hides Her Feelings in Russian
Alisa Mikhailovna Kujou é a “princesa solitária” da Seiren Private Academy. Ela é uma beldade meio russa com cabelos grisalhos, a melhor da classe, contabilista do conselho estudantil e… completamente inacessível. Por alguma razão, ela também assumiu a responsabilidade de repreender o preguiçoso que se senta ao lado dela na aula. Masachika Kuze está constantemente a frustra-la ao adormecer, esquecer-se dos seus livros didáticos e ser apenas um aluno nada exemplar. Ou pelo menos é assim que parece do lado de fora.
Ela pode fingir ser dura, mas não se importa com Masachika tanto quanto os outros pensam. Ela até permite que ele a chame pelo apelido, Alya. Qualquer um que ouça os comentários que ela murmura em russo baixinho pode saber como ela realmente se sente, mas como nenhum de seus colegas entende o idioma, ela é livre para dizer o que quiser! Exceto… que há uma pessoa que sabe o que ela está a dizer. Masachika escuta as suas revelações embaraçosas, fingindo não ter noção, e questionando-se o que os seus comentários de flerte realmente significam!