Mais...
    InícioJogosMito urbano da venda de jogos Dragon Quest nos dias de semana...

    Mito urbano da venda de jogos Dragon Quest nos dias de semana é falso ou verdadeiro?

    Dragon Quest III HD-2D Remake já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam) em todo o mundo e embora tenha sido recebido com entusiasmo pelos fãs, é improvável que o seu lançamento provoque as mesmas cenas que podemos assistir em cima que acompanharam o lançamento da versão original para a Famicom no Japão.

    O jogo chegou às prateleiras das lojas no dia 10 de fevereiro de 1988, e atingiu a impressionante meta de 1,1 milhões de vendas num único dia, um feito que o coloca como um dos jogos mais vendidos na década de 80. No final da semana foi reportado pela Revista Famitsu que vendeu 3 milhões de unidades e permaneceu no topo das tabelas de vendas japonesas até abril, tornando-se no jogo mais vendido no Japão em 1988.

    As cenas incríveis de milhares de japoneses a fazer fila para comprar uma cópia provavelmente não voltarão a ser vistas, especialmente porque vivemos numa época em que se pode transferir um jogo completo sem ter de sair de casa. A febre à volta do terceiro título Dragon Quest foi tão intensa que foram registados roubos e foram feitas quase 300 detenções relacionadas com o absentismo escolar, uma vez que os estudantes ansiosos se reuniam para o jogar, e foi daqui que surgiu o mito urbano que um jogo Dragon Quest não podia ser vendido num dia de semana.

    O governo japonês estava tão frustrado que criou a “Dragon Quest Law”, uma alínea nas lojas que impedia a Enix de lançar os jogos da série Dragon Quest num dia de semana laboral.

    Yuu Miyake, o atual produtor da série Dragon Quest relembra este período ao comentar o seguinte:

    A prática basicamente era lançar os jogos às quintas-feiras, mas existiam miúdos que faltavam à escola para ir comprar jogos no dia de lançamento. Por isso, combinámos com a Nintendo que os jogos Dragon Quest seriam lançados num sábado, como exceção especial.

    Ou seja, embora seja falso, existe uma réstia de veracidade neste mito porque foi a própria Enix que decidiu lançar os jogos Dragon Quest ao sábado para evitar tais acontecimentos, uma tradição que se manteve até 2017 com Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age.

    ViaIGN
    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares