A Eurogamer recentemente esteve à conversa com a produção da S-Game sobre o jogo Phantom Blade Zero que está em desenvolvimento para a PlayStation 5 e para o PC (Steam e Epic Games Store).
Durante a entrevista, o diretor da empresa Liang foi questionado sobre inspirações com outros jogos e media relacionados com o jogo.
Liang respondeu que além de desejar emular o mesmo efeito da era de ouro dos filmes de kung fu de Hong Kong dos anos 1970, também se inspirou no desenvolvimento de jogos da década de 90. Mais especificamente disse que não vai seguir os passos de Black Myth: Wukong e quer voltar à era da PlayStation e PlayStation 2, quando os orçamentos e a escala de produção não eram tão massivos como hoje em dia e que as equipas eram mais reduzidas.
Num excerto da entrevista Liang comentou o seguinte:
Queremos voltar à era da PlayStation 1 e da PlayStation 2, quando os jogos não eram tão grandes, os orçamentos não eram tão exorbitantes, as equipas tinham uma gestão menor, e todos os produtores tinham paixão pelo que desenvolviam, eram criativos e experientes. Pensem neste como um grande jogo indie, mas com um orçamento, experiência e uma direção mais estável, onde tudo parece integrado desde o momento em que pressionamos o botão Start até ao final dos créditos.
Phantom Blade Zero decorre num mundo fictício inspirado na cultura Wuxia. No entanto, esta não vai ser a sua única inspiração, pois Liang destacou como a sua educação nos Estados Unidos e o seu amor por animes japoneses moldaram a sua visão. Esta mentalidade aberta resultou num estilo único, intitulado pelo próprio como “KungfuPunk” e foi projetado para atrair audiências globais.
As influências já reveladas incluem romances Wuxia chineses, filmes de Hong Kong dos anos 70 a 90, mangás japoneses, tais como Vagabond, Berserk e Claymore e, jogos tais como como a trilogia Ninja Gaiden moderna, Sekiro: Shadows Die Twice e a duologia Nioh.
No decorrer deste Action RPG, a progressão da personagem vai ser integrada à narrativa, e as batalhas contra bosses vão ter um grande destaque, Liang também revelou que o jogo vai incluir algumas lutas secretas escondidas nas masmorras e que equipa adotou uma abordagem mais tradicional de design de jogos para evitar a produção automatizada moderna. Como resultado, os jogadores podem esperar segmentos de combate mais clássicos que vão ser desafiadores e recompensadores em simultâneo.