Dr. Stone é um anime que brilha na vertente da ficção científica ao explorar, de forma envolvente e educativa, a reconstrução da civilização através da ciência após um misterioso cataclismo que petrificou a humanidade. Se são fãs de Dr. Stone em baixo encontram 10 animes que também vão gostar.
10Dandadan

A adaptação para série anime do mangá DANDADAN, escrito e ilustrado por Yukinobu Tatsu, estreou em 2024.
Depois de ser rejeitada agressivamente, Momo Ayase fica com raiva quando esbarra num rapaz que está a ser intimidado. Salvo pela sua bondade imprudente, o rapaz obcecado pelo ocultismo tenta conversar com ela sobre interesses sobrenaturais que ele acha que eles compartilham. Rejeitando as suas alegações, Ayase proclama que ela acredita em fantasmas, provocando uma discussão entre os dois sobre qual deles é real, alienígenas ou fantasmas. Numa aposta para determinar quem está certo, os dois decidem visitar separadamente lugares relacionados ao ocultismo e ao sobrenatural: Ayase visita o primeiro e o rapaz o segundo.
Quando os dois chegam a seus respectivos lugares, verifica-se que eles estavam meio certos, tanto alienígenas como fantasmas existem. Isto marca o início da aventura de Ayase e do rapaz, que compartilha um nome com o ídolo favorito de Ayase, Ken Takakura, enquanto tentam consertar os elementos sobrenaturais e de ficção científica surreais ao seu redor para regressar a uma vida normal.
Dandadan tem uma mistura de humor e ficção científica que agradará aos fãs de Dr. Stone.
Assim como Dr. Stone, Dandadan faz pouco caso até das situações mais terríveis enfrentadas pelos seus heróis através de um humor estrondoso. A série é uma explosão de comédia divertida, ação de alta octanagem animada pela talentosíssima equipa da Science SARU e implementação criativa de temas de terror sobrenatural inspirados na ficção científica e no folclore, uma mistura única de elementos de vários géneros que torna Dandadan viciantemente divertido.
97 Seeds

A adaptação para série anime do mangá 7SEEDS de Yumi Tamura.
Com animação pelo estúdio Gonzo, o argumento é de Touko Machida (The IDOLM@STER, Chaika the Coffin Princess, Harukana Receive) e o design de personagens é de Youko Satou (Dog & Scissors, Saiyuki Reload Blast, Kakuriyo -Bed & Breakfast for Spirits-).
O mangá desenrola-se à volta de Natsu, que acorda subitamente um dia no meio do oceano. Ela está com outros seis estranhos, e nenhum deles se lembra do que lhes aconteceu. Eles acabam encalhados numa ilha, onde um “guia” lhes explica que fazem parte de um projeto governamental para preservar criogenicamente grupos de pessoas para garantir a sobrevivência da humanidade depois dos cientistas previrem a destruição do mundo. O grupo de Natsu descobre que eles estão no Japão depois de uma catástrofe, e devem aprender a sobreviver nesta sua nova realidade pós-apocalíptica.
7 Seeds destaca as lutas de sobrevivência no pós-apocalipse
Uma aventura de sobrevivência dramática e tensa, 7 Seeds aborda a mesma premissa de Dr. Stone de uma perspetiva completamente diferente, oferecendo uma visão fascinante dos humanos no seu momento mais desesperante.
8Link Click

A série chinesa Link Click (Shiguang Dailiren).
A série é dirigida por Li Haoling, com design de personagens por INPLICK, direção de arte por Tanji Takumi, Asami Tomoya e Zhu Lipiao, fotografia por Sanjou Yasuka e a animação principal é do Studio LAN.
Link Click aborda a viagem no tempo de uma forma totalmente única.
No anime Dr. Stone, Senku ainda não considerou aplicar o seu génio científico para alterar o fluxo do tempo. No entanto, a viagem no tempo continua a ser um dos temas mais populares e fascinantes da ficção científica, e nenhuma série de animação moderna explora melhor o conceito do que Linck Click.
Uma excelente mistura de drama de cortar o coração, suspense policial sobrenatural e ficção científica de viagem no tempo de primeira linha, Link Click é imperdível para todos os fãs de histórias inteligentes e apaixonantes.
7Trigun

Trigun é uma série anime de 26 episódios que estreou em 1998.
Vash the Stampede é um atirador em fuga com uma recompensa de 60 mil milhões de dólares pela sua cabeça, o que lhe torna difícil ir a qualquer lado sem ser perseguido e alvejado. Cada cidade que visita acaba por ser destruída por causa dos seus perseguidores, mas milagrosamente ninguém morre.
Meryl Stryfe e Milly Thompson são duas agentes de seguros que foram enviadas para encontrar VVash the Stampede, e mantê-lo sob vigilância para que não sejam causados mais danos. Meryl, que lidera a dupla, recusa-se a acreditar que o homem que conheceram possa ser o lendário atirador. Este jovem desengonçado e de cabelo espetado é extremamente simpático, pacifista, detesta sangue e suicídio, adora donuts e é um nerd e chorão, muito diferente de um bandido notório. Mas há mais em Vash e no seu passado do que aquilo que parece…
Trigun combina diversão e pensamento crítico no seu enredo pós-apocalíptico.
Em todas as suas iterações, Trigun continua sério e inventivo na sua representação da sobrevivência pós-apocalíptica, entrelaçando temas instigantes de moralidade e sacrifício no seu enredo selvagem de aventuras com pistoleiros e dinâmicas de personagens divertidas.
6Log Horizon

A adaptação da novel Log Horizon de Mamare Touno.
Log Horizon 2 foi animada pelo Studio Deen em vez do estúdio Satelight que animou a primeira temporada.
A história desenrola-se à volta de 30000 jogadores japoneses, que ficam presos num jogo virtual de fantasia chamado Elder Tale. Log Horizon teve sua primeira temporada exibida em outubro de 2013 e a segunda temporada da série foi lançada em outubro de 2014.
Log Horizon sequestra a sobrevivência num mundo de videojogos através da estratégia, não da força.
Assim como Dr. Stone desafia os clichés clássicos das aventuras shonen – principalmente por ter um protagonista extremamente pouco ortodoxo – Log Horizon aplica a mesma lógica para desmantelar os clichés isekai. A série transforma a sobrevivência num mundo de videojogos numa batalha de planeamento inteligente e manipulação estratégica, onde cada aliado desempenha um papel crucial.
5Space Dandy

A série anime de Space Dandy estreou em 2014 e é formada por 13 episódios.
A história desenrola-se à volta de Dandy, um caçador de aliens. O seu trabalho é procurar novas espécies de aliens e receber uma recompensa por cada descoberta. Juntamente com o seu robô QT e o alien Meow ele entra em contacto com novos planetas e os seus habitantes.
Space Dandy não segue convenções quando se trata de narrativa de ficção científica.
Embora a ficção científica possa ser um género bastante sério que lida com uma variedade de conceitos elevados, séries como Dr. Stone e Space Dandy provam que os temas da ficção especulativa não precisam de ser sérios para criar uma história envolvente.
Sem pretender fazer completo sentido com os seus cenários bizarros, Space Dandy tira o máximo partido das liberdades criativas da ficção científica. A narrativa resultante é uma comédia otimista e surreal, repleta de desventuras imprevisíveis, escolhas artísticas ousadas e muita diversão inebriante e alucinante.
4Steins;Gate

Steins;Gate é uma série anime que estreou em 2011 com 24 episódios animados pelo estúdio White Fox.
Em Akihabara, um grupo de amigos conseguiu transformar o seu micro-ondas num dispositivo que pode enviar mensagens de texto para o passado. Enquanto realizam diferentes experiências, uma organização chamada SERN, que tem vindo a fazer as suas próprias pesquisas sobre viagens no tempo, encontra-os e agora os amigos precisam de encontrar uma maneira de evitar serem capturados.
Steins;Gate é um drama icónico de ficção científica repleto de personagens vibrantes e inesquecíveis.
Famoso pelas suas reviravoltas impressionantes, conspirações que quebram a linha temporal e argumento estelar, Steins;Gate resistiu ao teste do tempo graças à sua brilhante incorporação de uma caracterização encantadora e envolvente numa narrativa de ficção científica brilhantemente construída e envolvente. Assim como Dr. Stone, Steins;Gate enfatiza a dinâmica envolvente das personagens, distorcendo os clichés familiares para criar heróis cativantes e relacionáveis. Imperdível para qualquer fã de ficção científica, Steins;Gate influenciou o género de uma forma ainda não reproduzida.
3The Promised Neverland

A daptação para série anime do mangá Yakusoku no Neverland (The Promised Neverland), do autor Kaiu Shirai e da ilustradora Posuka Demizu.
A animação da série anime é do estúdio CloverWorks (Dakaretai Otoko 1-i ni Odosarete Imasu.), a direção é de Mamoru Kanbe (Elfen lied), história por Toshiya Ono (Blue Exorcist: Kyoto Saga), design de personagens por Kazuaki Shimada e a música é da responsabilidade de Takahiro Obata.
A liberdade é bela, mas brutal. Quinze crianças escapam da Grace Field House, um falso paraíso, esperando por uma chance de liberdade. Em vez disso, eles encontram plantas e animais que nunca viram e são perseguidos por demónios. O mundo exterior é tão bonito, mas quase cruel demais para enfrentar.
Mesmo assim, as crianças recusam-se a desistir. Elas são guiadas na sua busca por uma vida melhor apenas por uma mensagem de Minerva e uma caneta que Norman deixou para trás a fim de cumprir a promessa de retornar à Casa para salvar os seus familiares que ainda estão presos dentro dela.
The Promised Neverland é um survival horror no seu auge.
Embora a primeira temporada da série tenha sido universalmente elogiada, a sua continuação não foi recebida tão calorosamente devido a mudanças drásticas feitas relativamente ao material de origem. No entanto, The Promised Neverland tem um apelo infinito para os fãs de narrativas de sobrevivência de ficção científica que consideraram Dr. Stone um pouco alegre demais.
2Kaiju No. 8

A adaptação para anime do mangá Kaiju No. 8 de Naoya Matsumoto.
A animação é da responsabilidade do estúdio Production I.G (Ghost in the Shell: Stand Alone Complex, Eden of the East) com o Studio Khara (Rebuild of Evangelion) a ser o responsável pelo design dos kaiju e arte. A direção é de Shigeyuki Miya (Onihei), o argumento é de Ichiro Okouchi (Code Geass: Lelouch of the Rebellion) e o design de personagens é de Tetsuya Nishio (Naruto). A direção de arte é de Shinji Kimura (Tekkonkinkreet) e a música é da responsabilidade de Yuta Bando (BELLE).
A história acontece no Japão onde monstros conhecidos como kaiju regularmente atacam a população com a Força de Defesa Japonesa encarregada de matá-los.
Depois da sua cidade ser destruída por kaiju quando eram crianças, os amigos de infância Kafka Hibino e Mina Ashiro juraram tornar-se membros da Força de Defesa. Mina tornou-se famosa como comandante da Terceira Unidade da Força de Defesa, mas Kafka falhou no exame várias vezes e é membro da equipa de limpeza, Monster Sweeper Inc., cujo trabalho é eliminar os corpos dos monstros após a batalha. Depois de um pequeno monstro falante entrar no seu corpo pela boca, Kafka ganha a habilidade de se transformar num monstro, que é apelidado de “Kaiju No. 8” pela Força de Defesa. Kafka permanece totalmente consciente enquanto está nessa forma, mas ganha força sobre-humana e torna-se o primeiro monstro a escapar à Força de Defesa.
Kaiju No. 8 é uma nova abordagem a um dos conceitos de ficção científica mais icónicos do Japão.
No panorama shonen moderno, poucas séries conseguem atingir um equilíbrio tão excelente entre aderir aos clichés shonen e ainda assim subvertê-los com a sua premissa como Dr. Stone e Kaiju No. 8. Ambas as séries se destacam no uso de tropos shonen de batalha estabelecidos – no entanto, nem Senku nem Kafka podem ser chamados de protagonistas shonen convencionais, a singularidade dos heróis dá aos seus respetivos animes um toque inovador e atraente.
1Gintama

Gintama é uma série anime que estreou em 2006.
A história de Gintama acontece num período alternativo do Edo tardio, onde a humanidade foi conquistada por alienígenas chamados “Amanto”. A história é focada nas aventuras de um samurai excêntrico conhecido como Sakata Gintoki, que ajuda o adolescente Shimura Shinpachi a salvar a sua irmã de um grupo de alienígenas que querem torná-la parte de um bordel. Impressionado com Gintoki, Shinpachi torna-aw seu aprendiz e trabalha com ele como um freelancer para pagar o aluguer mensal onde vive Gintoki.
Gintama é um mundo bizarro de ficção científica que torna tudo possível.
Os fãs de Dr. Stone encontrarão muito para apreciar no humor louco de Gintama, mas a sua excelência como história de ficção científica não deve ser subestimada. Combinando habilmente futurismo e antiguidade, as aventuras do preguiçoso samurai Sakata Gintoki são uma iteração inesperadamente excelente e pouco ortodoxa da ficção científica em anime.