No início de 2025 a Genki mostrou modelos impressos em 3D da Nintendo Switch 2 antes do anúncio oficial e a Nintendo interpôs agora uma ação judicial contra a fabricante de acessórios.
A Nintendo avançou agora com um processo contra a Human Things — a empresa por trás da Genki — acusando-a de usar indevidamente a sua marca, promover concorrência desleal e fazer publicidade enganosa relacionada com a Nintendo Switch 2.
Para além de pedir que a Genki destrua todos os produtos relacionados com a Nintendo Switch e a Nintendo Switch 2 a companhia japonesa procura também recuperar “todos os danos sofridos em consequência da infração do Réu, da concorrência desleal e da publicidade enganosa, e que tais danos sejam triplicados”.
O incidente com a Genki aconteceu na Computer Electronics Show 2025 (CES 2025) em janeiro de 2025 onde a Genki mostrou a sua réplica 3D da Nintendo Switch 2.
Segundo a Nintendo, vários membros da Genki, incluindo o CEO, Edward Tsai, terão dado entrevistas a falar abertamente sobre os seus oito acessórios, revelando supostamente detalhes confidenciais sobre o design e funcionalidades da ainda não anunciada Nintendo Switch 2.

No processo estão várias imagens e screenshots da Genki nas redes sociais. A Nintendo alega que se tratou de “uma aparente tentativa de confundir ainda mais o público sobre se Genki tinha acesso a uma Nintendo Switch 2 e/ou a uma afiliação com a Nintendo“.