É conhecida a luta do Japão para inverter a tendência de declínio dos nascimentos e o seu governo revelou que pelo 44º ano consecutivo a população infantil estimada do Japão diminuiu para um novo recorde em baixa.
O número de crianças com menos de 15 anos, incluindo residentes estrangeiros, era de 13,66 milhões a 1 de abril, uma queda de 350 mil em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.
A proporção de crianças em relação à população geral desceu 0,2 pontos percentuais, para 11,1%, também a mais baixa desde que os dados comparáveis ficaram disponíveis em 1950.
Segundo dados das Nações Unidas, o Japão tem a segunda menor percentagem de crianças entre 37 países com mais de 40 milhões de habitantes, apenas a Coreia do Sul tem menos, com 10,6%
Para combater a queda acentuada da taxa de natalidade, o governo japonês tem apostado em medidas como apoio financeiro às famílias, expansão das creches e promoção de horários de trabalho flexíveis. No entanto, estas iniciativas não conseguiram travar o declínio demográfico que já dura há décadas.
A população infantil do Japão tem vindo a cair continuamente desde 1982, tendo atingido o seu pico em 1954, com 29,89 milhões, tendo sido observado um segundo baby boom entre 1971 e 1974.
*insert Shinzo Abe have s*x meme here*