Donald Trump, o presidente dos USA, anunciou a aplicação de uma “tarifa de 100%” sobre os filmes não americanos, o que representa uma má notícia para a indústria anime.
Com múltiplas companhias americanas envolvidas na produção de anime no Japão, como a Netflix, Amazon e Crunchyroll, o aumento de custo vai aumentar e estas companhias não vão certamente absorver este aumento, passando o custo aos espectadores, o que significa que a curto prazo podemos ver o aumento da mensalidade de alguns serviços de streaming.
Claro está que o aumento dos custos nos USA vai servir de pretexto para estas companhias aumentarem também os custos de subscrição em muitos outros países.
A Crunchyroll tem vindo a apostar na exibição nos cinemas de todo o mundo de filmes anime com excelentes resultados financeiros.
Claro está que ao estilo de Donald Trump ainda não foram revelados os detalhes desta decisão de colocar “tarifas de 100%” nos filmes não americanos, pelo que teremos de esperar um pouco mais como tal vai ser aplicado.
Na declaração de Donald Trump podemos ler:
A indústria cinematográfica americana está a MORRER muito rapidamente. Outros países estão a oferecer todos os tipos de incentivos para atrair os nossos cineastas e estúdios para longe dos Estados Unidos. Hollywood e muitas outras áreas dos EUA estão a ser devastadas. Este é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à segurança nacional. É, além de tudo, mensagem e propaganda! Por isso, estou a autorizar o Departamento do Comércio e o Representante Comercial dos Estados Unidos a iniciar imediatamente o processo de instituição de uma tarifa de 100% sobre todos os filmes que chegam ao nosso país e são produzidos em terras estrangeiras. QUEREMOS QUE SE FAÇAM FILMES NOS EUA, NOVAMENTE!
Por outro lado, pode ser um exemplo de como distribuidoras europeias (e até da América do Sul) deveriam idealmente negociar o licenciamento de séries e filmes japoneses diretamente com o distribuidor japonês em vez de estarem a lidar com “middlemans” com sede nos EUA (olá, Crunchyroll, Sentai, Discotek e afins).