As editoras japonesas têm vindo gradualmente a aumentar os seus esforços ao combate à pirataria, e foi agora o popular site pirata mangá MangaDex a revelar que recebeu uma série em grande escala de notificações de remoção DMCA de empresas e que como resultado mais de 700 séries mangá foram removidas em línguas selecionadas.
O MangaDex em abril de 2025 contou com 68.8 milhões de visitas e nos últimos 3 meses esse número foi de 188.5 milhões de visitas
Entre as obras removidas encontramos My Dress-Up Darling, Oshi no Ko, The Quintessential Quintuplets, The Apothecary Diaries, Black Lagoon, Bleach, Blue Box, Dragon Ball, Golden Kamuy, Heavenly Delusion, Solo Leveling, Tensura e The Fragrant Flower Blooms with Dignity.
Um dos moderadores do fórum do MangaDex revelou que esta foi a “primeira vez que aconteceu um pedido de remoção a esta escala”.
Este elevado número de pedidos de remoção surgiu curiosamente após o MangaDex ter anunciado uma mudança de política para reprimir grupos de tradução que “lucram excessivamente” com conteúdo infrator.
Estes dois acontecimentos não estarão relacionados, com o moderador a responder:
Não tem qualquer relação. Recebemos um pedido DMCA para esses capítulos.
Note que esta é a primeira vez que um pedido de remoção acontece a esta escala. Antes eram apenas mangás individuais a pedido direto do autor, ou Naver porque eram assustadores.
No início de maio a Reaper Scans (36 milhões de visitas em 3 meses) anunciou o seu encerramento após receber um aviso de cessação e desistência da após receber um aviso de cessação e desistência da Kakao Entertainment.
putz grila, tá difícil continuar na ilegalidade.
O tenso é que diversas obras não têm em meios oficiais para se ler fora do japão, ainda mais aqui no brasil. Complicado demais.