A Nintendo Switch 2 vai ser lançada dia 5 de junho em todo o mundo e não vão existir reviews antes do lançamento, pelo que a curiosidade é muita sobre o desempenho da nova consola da Nintendo. No entanto, o pessoal do Automaton já teve a oportunidade de experimentar Cyberpunk 2077: Ultimate Edition na Switch 2 e segundo as suas palavras o jogo tem uma qualidade de imagem superior na Switch 2, mas a Steam Deck apresenta melhor desempenho.
Podemos ler:
Vamos começar pela taxa de fotogramas. A Steam Deck apresentou uma taxa média de fotogramas mais elevada no geral. A versão para a Switch 2 rodou a cerca de 30 a 40 fps, enquanto a Steam Deck registou 45 fps no benchmark, com cenas leves a atingirem mais de 50 fps. Dito isto, em cenas de alta carga, a Steam Deck também pode cair para cerca de 30 fps.
Reparei, enquanto conduzia pela cidade na versão para a Switch 2, que o jogo bloqueia brevemente (a taxa de fotogramas cai) quando o auto-save é activado. Em contraste, a Steam Deck não sofreu qualquer bloqueio perceptível durante o auto-save.
Por outro lado, a Switch 2 apresentou uma qualidade de imagem superior. Aos meus olhos, os gráficos pareciam mais claros e nítidos no modo portátil da Switch 2 do que na Steam Deck. Suspeito que isto se deva ao facto da Switch 2 suportar o DLSS, a tecnologia de upscaling com tecnologia de IA da NVIDIA. A Steam Deck utiliza o FSR 2.0 da AMD para upscaling, mas como não depende da IA, a precisão do upscaling não é tão elevada como a do DLSS.
É igualmente referido que a bateria da Switch 2 dura um pouco mais:
Outro ponto que acho importante referir em termos de jogos portáteis é a duração da bateria. A bateria da Switch 2 durou um pouco mais que a da Steam Deck, com 2 horas (contra ~1 hora e 45 minutos do Steam Deck).