A Midori Editora anunciou que vai começar a publicar em Portugal o mangá Given de Natsuki Kizu.
Na descrição do Volume 1 de Given pela Midori Editora podemos ler:
A voz do Mafuyu bateu-me forte no fundo, da qual receio não poder escapar. É insana. Como uma arma mortal.
No dia em que a paixão pela vibração das cordas da guitarra, pelo drible da bola de basquetebol começa a esmorecer, Uenoyama encontra Mafuyu abraçado a uma guitarra partida. Ao prometer que lhe a arranjava, o sentimento de nostalgia apoderou-se do seu coração.
No entanto, mais forte ainda foi a emoção, ao ouvir a musicalidade da voz do Mafuyu. Um amor verdadeiro, nu e cru, criado por Kizu Natsuk
Kizu começou a publicar Given em abril de 2013 e terminou em 2023 com 9 volumes. O mangá inspirou uma adaptação para série anime em julho de 2019 e um filme anime a 22 de agosto de 2020 no Japão. Já um OVA acompanhou o 7º volume do mangá em dezembro de 2021 e o seu 8º volume foi lançado em outubro de 2022.
Uma adaptação para série live-action do mangá estreou no serviço de streaming FOD (Fuji TV On Demand) em julho de 2021.
Com animação pelo estúdio Lerche ( Unbreakable Machine-Doll, Assassination Classroom), a direção é de Hikaru Yamaguchi (diretor de Escha Chron, episódios de Mr. Osomatsu, Battle Spirits Double Drive) e a história é de Yuniko Ayana (BanG Dream!, Girls Beyond the Wasteland).
A história desenrola-se à volta de Ritsuka, que toca guitarra, mas perdeu o interesse pelo instrumento. Um dia, ele conhece Mafuyu, que está a segurar uma guitarra avariada. Ritsuka começa a ensinar Mafuyu, mas quando ele ouve a voz de Mafuyu, as coisas de repente começam a mudar para Ritsuka.