A AMD revelou na Computex 2025 o “Project Redstone”, a próxima evolução da tecnologia AMD FidelityFX Super Resolution (FSR).
Este novo projeto, cujo nome é ainda provisório, vai ser uma extensão futura da AMD FSR que deverá ficar disponível na segunda metade de 2025.
O “Project Redstone” combina a atual tecnologia baseada em inteligência artificial e aprendizagem automática que foi introduzida com a FSR 4 e três funcionalidades diferentes, Neural Radiance Caching, Ray Regeneration com IA e Frame Generation também suportada por inteligência artificial. Segundo a AMD, estas inovações pretendem colocar a tecnologia ao nível da NVIDIA DLSS 3.5 e NVIDIA DLSS 4, especialmente em jogos de elevado orçamento com opções de ray tracing.
Uma das novidades é o Neural Radiance Caching, que utiliza modelos de IA para aprender e prever continuamente o comportamento da luz nas cenas enquanto armazena iluminação indireta para reduzir o custo de desempenho associado ao ray tracing. O Ray Regeneration funcionará de forma semelhante à DLSS 3.5 Ray Reconstruction da NVIDIA que utiliza redes neurais para regenerar pixels que não foram corretamente renderizados para melhorar significativamente a qualidade dos reflexos nas texturas.
A AMD revelou ainda que a Frame Generation sofrerá uma reformulação profunda. Desde o FSR 3 que a empresa utilizava tecnologia de interpolação otimizada, mas com o “Project Redstone” irá adotar um novo modelo baseado em aprendizagem automática, que recorre a dados temporais e espaciais para criar fotogramas intermédios com maior precisão e qualidade de imagem. Embora não se trate da mesma abordagem de geração multi-frame ou duplicação de framerate conseguida pela série NVIDIA RTX 4000, a AMD promete um salto significativo na qualidade visual.