Mais...
    InícioAnimeSenate Bill 20 pode destruir a cultura Otaku no ocidente como a...

    Senate Bill 20 pode destruir a cultura Otaku no ocidente como a conhecemos

    Projeto de lei no Texas preocupa fãs e indústria por risco de penalizações severas sobre representações animadas e videojogos

    O Senado do Texas aprovou por unanimidade a Senate Bill 20 e se for aprovada pela Câmara dos Representantes e assinada pelo governador, poderá tornar crime possuir anime, mangá e videojogos que apresentem personagens com aparência de menores em situações consideradas “obscenas”.

    O objetivo do projeto é combater a criação e distribuição de material de abuso sexual infantil (CSAM) que incluem representações em desenho animado ou animação. A lei prevê penalizações que vão desde crime de prisão estadual a multas.

    A legislação define como crime possuir, aceder ou promover material visual obsceno que mostre personagens que “pareçam ter menos de 18 anos” envolvidas em atividades de natureza sexual, independentemente de serem imagens reais, animações ou geradas por inteligência artificial.

    Esta definição ampla tem gerado preocupações na comunidade de fãs de anime, mangá e videojogos, já que muitas séries populares incluem personagens menores de idade retratadas de forma sexualizada. A interpretação do termo “obsceno” pode afetar uma vasta gama de conteúdos que podem incluir até merchandising de personagens, tais como Marin Kitagawa, de My Dress-Up Darling, Ryuko de Kill la Kill, ou Roxy de Mushoku Tensei. Até mesmo a versão de Chichi de Dragon Ball não está a salvo da ira desta lei, porque a sua versão criança é apresentada com um bikini.

    O projeto de lei está previsto para entrar em vigor no dia 1 de setembro de 2025, caso siga todo o processo legislativo. Embora tenha forte apoio bipartidário no Senado, as implicações para a cultura pop e o entretenimento continuam a ser alvo de preocupação. Isto porque o serviço Crunchyroll possuiu a sua sede em Coppell no Texas e além de distribuir anime pelo resto do ocidente é responsável por 90% da programação a cada temporada.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    3 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    3 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Victor
    Victor
    26 , Maio , 2025 16:01

    Então, eu acho que deveria proibir as plataformas de video adulto, até porque grande parte são de fácil acesso a qualquer menor de idade e há atrizes adultas que “interpretam” menores ou beirando 18 anos vestindo roupas infantis, ou mesmo proibir os videos com a tara em professoras do ensino médio, naqueles cenários de quadro negro (verde) e mesas de estudo espalhadas pela sala…

    GENIAL, vai resolver o problema… ‘-‘

    Filipe
    Filipe
    27 , Maio , 2025 15:58

    Quando eu pensava que os americanos não conseguiam ser mais retardados, eis que me surpreendem

    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    29 , Maio , 2025 5:07

    “Liberdade de Expressão” disseram…

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares