Mais...
    InícioJogosSteam atualiza regras e remove centenas de jogos para adultos devido a...

    Steam atualiza regras e remove centenas de jogos para adultos devido a pressões dos processadores de pagamento

    Plataforma da Valve implementa nova cláusula que restringe conteúdo adulto para evitar conflitos com bancos e operadoras de cartões

    A Valve atualizou recentemente as suas diretrizes de conteúdo para a plataforma Steam, introduzindo uma nova regra que proíbe material que possa violar os padrões estabelecidos pelos processadores de pagamento e instituições financeiras. A medida surge numa altura em que várias plataformas digitais enfrentam crescentes pressões por parte do sector bancário relativamente ao tipo de conteúdo que alojam.

    A nova cláusula, que se tornou o 15.º ponto das regras da Steam, estabelece que não deve ser publicado “conteúdo que possa violar as regras e padrões definidos pelos processadores de pagamento da Steam e redes de cartões e bancos relacionados, ou fornecedores de serviços de internet. Em particular, certos tipos de conteúdo exclusivo para adultos“.

    Esta actualização surge após a lista original de 14 pontos, que já proibia conteúdo como discurso de ódio, malware, material sexual envolvendo pessoas reais e qualquer forma de exploração de menores. A nova regra sugere que a Steam poderá ter de intensificar a fiscalização de tipos específicos de conteúdo adulto em resposta às exigências dos processadores de pagamento.

    Segundo dados da SteamDB, mais de uma centena de jogos foi removida da plataforma nas últimas 16 horas, coincidindo com a implementação da nova política. A maioria dos títulos eliminados enquadra-se na categoria de “simuladores sexuais” e incluía palavras-chave como “incesto” e “escravidão” nas suas descrições.

    Entre as remoções registaram-se alguns casos que levantaram questões, como o jogo de investigação “Trails of Innocence“, inspirado na série Ace Attorney, embora esta eliminação possa ter sido coincidental e não relacionada com as novas regras.

    O sector dos jogos digitais não é o único a enfrentar estas pressões. Várias plataformas de videojogos e mangá no Japão têm enfrentado dificuldades semelhantes com processadores de pagamento e redes de cartões de crédito nos últimos anos. Devido a determinado conteúdo que ia contra as regras de terceiros que processam pagamentos, algumas plataformas perderam o suporte para pagamentos por cartão de crédito.

    Esta situação resultou em perdas significativas de receita e até mesmo no encerramento de plataformas como a Manga Library Z. É possível que a nova regra da Steam seja uma tentativa de prevenir complicações semelhantes, embora a falta de clareza sobre os “padrões e regras” específicos dos processadores de pagamento possa obrigar os programadores a serem mais cautelosos ao lançar os seus jogos na plataforma.

    A Valve não forneceu ainda exemplos específicos do que esta nova política poderá implicar, deixando os programadores numa situação de incerteza sobre que tipo de conteúdo poderá ser considerado problemático no futuro.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares