A leak que noticiámos em março de 2025 acabou de ser confirmada com o anúncio de que em 2026 vai estrear uma adaptação para série anime do mangá Akane-banashi escrito por Yuki Suenaga e ilustrado por Takamasa Moue. Podem ver em cima o trailer de anúncio e em baixo uma imagem promocional.
O mangá foi elogiado e recomendado pelos criadores de Evangelion e One Piece.
Com animação pelo estúdio ZEXCS (Shadowverse), a direção é de Ayumu Watanabe (Children of the Sea, Fortune Favors Lady Nikuko) com a assistência de Yu Harima (direção de episódios de Summer Time Rendering, Tokyo Revengers), o argumento é de Michihiro Tsuchiya (PriPara, Cross Game) e o design de personagens é de Kii Tanaka (Cheating Craft, Hinomaru Sumo).
No elenco temos:
- Anna Nagase como Akane Osaki, uma estudante do ensino secundário que ambiciona o posto mais elevado no mundo do rakugo: Shin’uchi.
- Takuya Eguchi como Karashi Nerimaya, um estudante universitário atualmente numa sequência de duas vitórias no Campeonato Estudantil de Rakugo, a Taça Karaku.
- Rie Takahashi como Hikaru Koragi, uma estrela em ascensão no mundo dos seiyuu.
Akane-banashi começou a ser publicado em fevereiro de 2022 e o seu 17º volume foi lançado dia 4 de junho de 2025.
Na descrição de Akane-banashi podemos ler:
Crescendo, Akane admirava o seu pai e o seu rakugo; uma forma tradicional japonesa de contar histórias em que um artista solitário, chamado rakugoka, descreve uma história longa, complicada e geralmente engraçada envolvendo vários personagens, que se distinguem por mudanças no tom, ligeiros inclinar de cabeça e movimentos das mãos, todos enquanto está sentado no lugar. Mas quando ela estava na escola primária, o seu pai e todos os outros candidatos foram expulsos da Escola Arakawa durante o teste promocional para obter o terceiro e mais alto posto de shin’uchi de rakugo. Seis anos depois, Akane, que estava secretamente a recebero lições do antigo mestre do seu pai, decide tornar-se um shin’uchi da Escola Arakawa para vingar o seu pai e provar que rakugo é uma profissão legítima.