A Microsoft confirmou oficialmente o fim do desenvolvimento de Contraband, o ambicioso projeto de mundo aberto cooperativo que estava a ser desenvolvido pelos Avalanche Studios há mais de cinco anos. O jogo, que prometia ser “o mais ambicioso e espetacular” da história do estúdio sueco, junta-se a uma lista crescente de cancelamentos da divisão de gaming da gigante tecnológica.
A notícia foi inicialmente revelada pela newsletter Game File de Stephen Totilo, que reportou que o desenvolvimento ativo do jogo tinha terminado. Posteriormente, os Avalanche Studios confirmaram a informação através de um comunicado oficial, embora tenham evitado usar o termo “cancelado”, preferindo dizer que o projeto está “em pausa”.
“Ao longo dos últimos anos, o Avalanche Studios Group e a Xbox Game Studios Publishing colaboraram no Contraband“, lê-se no comunicado oficial. “O desenvolvimento ativo parou agora enquanto avaliamos o futuro do projeto. Estamos gratos pelo entusiasmo que vimos da comunidade desde que anunciámos e daremos uma atualização sobre o que vem a seguir assim que pudermos“.
Contraband foi apresentado pela primeira vez durante a E3 2021 com um trailer cinemático que prometia uma experiência cooperativa de mundo aberto ambientada nos anos 1970. Omar Shakir, diretor do projeto na altura, descreveu-o como uma evolução natural do trabalho dos Avalanche Studios, aproveitando “tudo o que aprendemos em 18 anos de estar na vanguarda da criação de mundos de jogo abertos belos e vastos, cheios de vistas deslumbrantes e momentos de gameplay emergente incríveis“.
Contudo, nos quatro anos que se seguiram ao anúncio inicial, nenhum conteúdo adicional foi mostrado publicamente. Esta ausência total de atualizações levantou questões sobre o estado real do desenvolvimento, suspeitas que agora se confirmaram justificadas.
Segundo fontes citadas pela Game File, embora a Microsoft tenha recusado comentar oficialmente o estado do Contraband, o jogo esteve em produção durante cinco anos antes de ser colocado “em pausa”. Este período de desenvolvimento prolongado sem resultados visíveis sugere dificuldades significativas na concretização da visão original.
O cancelamento de Contraband surge no contexto de uma reestruturação mais ampla na divisão gaming da Microsoft. No mês passado, Phil Spencer, responsável pela divisão de jogos da empresa, confirmou uma nova ronda de despedimentos, explicando que os cortes foram concebidos para “terminar ou diminuir o trabalho em certas áreas do negócio e seguir a liderança da Microsoft na remoção de camadas de gestão para aumentar a agilidade e eficácia“.
Esta reestruturação tem resultado numa série de cancelamentos de alto perfil. Além de Contraband, a Microsoft também cancelou Everwild da Rare, um RPG que estava em desenvolvimento há vários anos, e o reboot de Perfect Dark, juntamente com o encerramento do The Initiative, o estúdio responsável pelo projeto.
Os Avalanche Studios, com sede na Suécia, são conhecidos principalmente pela série Just Cause, mas também criaram Mad Max em 2015 e co-criaram Rage 2 com a id Software em 2019.