Rod Fergusson, diretor-geral da franquia Diablo nos últimos cinco anos, anunciou a sua saída da Blizzard Entertainment através das redes sociais na tarde desta sexta-feira. A decisão marca o fim de um período significativo para uma das séries mais icónicas da empresa.
“Após cinco anos a impulsionar a franquia Diablo com quatro grandes lançamentos, é altura de me afastar da Blizzard/Microsoft, de espada na mão, e ver o que vem a seguir“, declarou Fergusson na sua publicação. “As equipas estão preparadas para o sucesso, com um calendário emocionante de lançamentos pela frente. Estou incrivelmente orgulhoso do que construímos juntos e ansioso pelo que está reservado para Diablo, e para mim“.
Fergusson entrou para a Blizzard em 2020, trazendo consigo uma vasta experiência adquirida durante anos de trabalho na franquia Gears of War, primeiro na Epic Games e posteriormente na The Coalition, sob a alçada da Xbox.
Durante o seu mandato na Blizzard, supervisionou o desenvolvimento e lançamento de alguns dos títulos mais importantes da série Diablo, consolidando a sua posição como uma das figuras-chave por trás do renascimento da franquia.
A saída de Fergusson gerou imediatamente reações de figuras proeminentes da indústria. Johanna Faries, presidente da Blizzard, elogiou o seu contributo: “Orientar uma franquia como Diablo requer talento raro, visão e colaboração. Obrigada, Rod, por trazeres tudo isso em abundância. O futuro do Santuário está mais brilhante devido ao impacto que tiveste!“.
Phil Spencer, responsável pela Xbox, também prestou homenagem: “Trouxeste força, fogo infernal e visão a uma das franquias mais icónicas dos jogos. Jogar Diablo IV contigo foi fantástico – obrigado por tudo o que deste ao jogo e à comunidade“.
Até ao momento a Blizzard não nomeou um sucessor para Fergusson, nem foram divulgados os motivos específicos por trás da sua decisão de partir. A empresa mantém-se em silêncio sobre os próximos passos para a liderança da franquia Diablo.
A saída acontece numa altura em que a série Diablo se encontra numa fase de expansão, com vários projetos em desenvolvimento. O impacto desta mudança na liderança será certamente acompanhado de perto pela comunidade de fãs e pela indústria em geral.