Mais...
    InícioAnimeFundador de estúdio de anime teme que excesso de produções mate criatividade...

    Fundador de estúdio de anime teme que excesso de produções mate criatividade das equipas

    Kenji Horikawa da P.A.WORKS alerta para "crise" na indústria que pode fazer esquecer como criar obras originais

    Rin Kurusu screenshot Believer draw manga (3)

    O fundador do prestigiado estúdio anime (True Tears, Angel Beats!, Another, Shirobako, Charlotte), Kenji Horikawa, manifestou preocupações sobre o estado atual da indústria de animação japonesa. Numa entrevista ao Real Sound, o responsável alertou que o volume excessivo de produções pode estar a prejudicar a paixão dos criadores para desenvolver obras originais.

    “Sinto uma sensação de crise”, admitiu Horikawa, explicando que a situação atual poderá levar a que “mesmo que todos queiramos, possamos esquecer como fazer uma obra original”. O veterano da indústria aponta que o aumento dos custos de produção torna as obras originais mais arriscadas do ponto de vista dos investidores, que preferem apostas mais seguras.

    O fundador do P.A.WORKS sublinhou ainda que “com o volume absoluto de obras a tornar-se avassalador, levando a uma sensação de exaustão por tentar acompanhar a procura”, está a notar-se um enfraquecimento do impulso inicial de “isto é o que queremos criar”.

    Horikawa afirmou:

    É verdade que é difícil criar obras originais hoje em dia. Os custos de produção de anime estão a aumentar rapidamente, pelo que, na perspetiva do investidor, as obras originais acarretam naturalmente um risco maior, e eu compreendo isso até certo ponto.

    Por outro lado, com o grande volume de obras a tornar-se avassalador, levando a uma sensação de exaustão por tentar satisfazer a procura, sinto que aquele súbito impulso inicial de “É isto que queremos criar” está a enfraquecer.

    Com obras originais, a história, a visão do mundo e as personagens são todas criadas pelos próprios criadores, pelo que o esforço de produção é elevado. O importante é se há algo que valha a pena esforçar-se por criar. Mas, se a situação atual se mantiver, sinto uma sensação de crise: mesmo que todos queiramos, podemos esquecer-nos de como fazer uma obra original.

    A P.A.WORKS distinguiu-se ao longo dos anos pela criação de animes originais aclamados como Angel Beats, Shirobako, Charlotte, Nagi no Asukara, Akiba Maid War e Buddy Daddies. O estúdio prepara-se para lançar Dusk Beyond the End of the World (Towa no Yuugure), uma série original de ficção científica para celebrar o seu 25.º aniversário, que será transmitida no outono de 2025.

    Anunciada série anime original Towa no Yugure

    Durante a entrevista, Horikawa também destacou a importância da localização do estúdio em Toyama, fora de Tóquio onde se concentram a maioria dos estúdios de anime, defendendo as vantagens de se estabelecer em áreas rurais. O responsável confirmou que a P.A.WORKS pretende continuar a apostar em obras originais até à década de 2030.

    Esta não é a primeira voz da indústria a expressar preocupações similares. Recentemente, outros profissionais têm alertado para a necessidade de proteger o estilo único do anime e garantir uma produção sustentável face ao crescimento exponencial do setor.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares