A Valve anunciou uma mudança significativa no sistema de avaliações do Steam que poderá alterar drasticamente a forma como os jogadores avaliam a qualidade dos jogos. A partir de agora, a plataforma irá separar as críticas por idioma, criando pontuações específicas para diferentes grupos linguísticos.
A alteração surge numa altura em que o “review bombing” se tornou numa ferramenta comum para expressar descontentamento, muitas vezes por razões que vão além da qualidade técnica dos jogos. Segundo a Valve, nos doze anos desde que implementou o sistema de avaliações, o Steam cresceu para se tornar numa plataforma global que une utilizadores de todo o mundo, cada um com expetativas culturais diferentes.
Podemos ler:
Com a atualização de hoje, a Classificação Geral apresentada para ti na página de alguns jogos na loja será calculada com base nas análises escritas no teu idioma. Esta mudança faz parte dos nossos esforços contínuos para garantir que as análises de utilizadores no Steam ajudem os utilizadores a tomar decisões informadas quando consideram comprar um jogo novo. Seguem‑se abaixo os detalhes por trás desta alteração.
Um exemplo recente desta problemática foi o caso de Wuchang: Fallen Feathers, um jogo no estilo Souls que retrata figuras históricas chinesas. Alguns jogadores chineses consideraram a representação desrespeitosa e bombardearam o jogo com avaliações negativas. Em resposta, os programadores lançaram uma atualização que impedia a morte permanente de certas personagens e alterou parte da narrativa para refletir mais favoravelmente essas figuras históricas controversas.
WUCHANG: Fallen Feathers gera polémica após atualização que impede morte de figuras históricas
Ironicamente, esta mudança gerou ainda mais polémica, desta vez entre jogadores ocidentais que interpretaram as alterações como censura. Atualmente, a avaliação mais votada em inglês menciona especificamente esta atualização como motivo para a crítica negativa.
A Valve reconhece que existem “várias razões” para estas divergências entre audiências, incluindo “questões de tradução, referências culturais, ligações de rede deficientes, entre muitas outras”, fatores que as pontuações gerais não conseguiam capturar até agora.
No post na Steam podemos ler:
Reconhecemos que, sempre que fazemos alterações à funcionalidade de análises de utilizadores, estamos a expor as nossas motivações a um olhar mais crítico. Conservar a credibilidade no sistema é crucial para nós; por isso, optámos por ser o mais transparentes possível. Para tal, adicionámos muitas opções à funcionalidade de análises de utilizadores que podem ser ativadas ou desativadas, permitindo‑te aceder às análises sem filtragem e de muitas maneiras diferentes.
Como vai funcionar o novo sistema de reviews na Steam
As avaliações em outros idiomas não vão desaparecer completamente. Os utilizadores terão de fazer alguns cliques adicionais para ver opiniões de outras esferas culturais, mas também podem alterar as definições para visualizar permanentemente todos os idiomas.
A funcionalidade será implementada apenas em jogos com pelo menos 2.000 avaliações em qualquer idioma, sendo que o Steam separará essas opiniões quando existirem pelo menos 200 críticas num idioma específico. Segundo a empresa, estes limites foram propositadamente definidos acima das 10 avaliações necessárias para calcular a pontuação geral, “porque queremos ter bastante confiança na pontuação específica do idioma antes de a mostrar aos utilizadores”.
Não vejo isso como uma grande solução mas é facto que se trata de um problema que precisa ser resolvido. Talvez um sistema parecido ao que a rede X usa o “Community Note” poderia funcionar aqui na medida de conferir validade ou não a certas reviews duvidosas. Continua a ser no entanto uma forma de censura que desvaloriza a opinião do consumidor.