As autoridades francesas abriram uma investigação judicial à morte de Raphaël Graven, de 46 anos, mais conhecido pelo nome de Jean Pormanove nas redes sociais. O streamer da plataforma Kick morreu durante o sono após ter sido alegadamente sujeito a dias de maus-tratos e humilhação durante transmissões em direto.
Segundo os relatos dos meios de comunicação franceses, Pormanove terá sido vítima de “dez dias e noites de tortura” nas suas últimas transmissões, onde foi repetidamente humilhado e agredido por outros streamers identificados como Naruto e Safine. Os vídeos que circulam online mostram o homem a ser espancado, estrangulado e alvejado com pistolas de paintball enquanto transmitia em direto.
As imagens chocantes levaram Clara Chappaz, ministra francesa dos Assuntos Digitais e Inteligência Artificial, a classificar a situação como “humilhação” e “maus-tratos”. A governante confirmou que está em curso uma investigação judicial e criticou duramente a Kick por permitir que este conteúdo permanecesse online.
On peut notamment y voir des clips comme celui ci postés par leur communauté où l’on peut voir systématiquement JP se faire frapper par Safine et Owen, les deux personnes qu’il considère pourtant comme des amis. pic.twitter.com/rzXJmLLkjS
— OuaisGᴜᴇsʜ ☭ (@GueshCtrl) August 18, 2025
“A responsabilidade das plataformas online relativamente à disseminação de conteúdo ilícito não é opcional: é lei”, escreveu Chappaz na rede social X. “Este tipo de falha pode levar ao pior e não tem lugar em França, na Europa ou em qualquer outro lugar”.
A ministra referiu ainda ter reportado a situação ao regulador francês dos media, Arcom, e contactado o Pharos, um sistema usado para denunciar conteúdo online inadequado.
Também Sarah El Haïry, Alta Comissária francesa para a Infância, considerou a morte do streamer “horrível” e criticou a Kick pela falta de moderação de conteúdo. “As plataformas têm uma responsabilidade imensa na regulação do conteúdo online para que as nossas crianças não sejam expostas a conteúdo violento”, afirmou.
JP a donc dû continuer à subir, encore et encore, dans l’espoir qu’avec son salaire (6 000 euros par mois) il puisse obtenir cet objectif de vie. Sauf que n’ayant jamais eu autant d’argent auparavant il a juste dépensé chaque mois la somme en divertissement en tout genre. pic.twitter.com/oiPRSyhuWS
— OuaisGᴜᴇsʜ ☭ (@GueshCtrl) August 18, 2025
A plataforma Kick, propriedade da Stake, disse à BBC estar a “rever urgentemente” as circunstâncias da morte de Pormanove e manifestou as suas condolências à família. A empresa garantiu que as suas diretrizes comunitárias foram concebidas para proteger os criadores de conteúdo.
No entanto, publicações nas redes sociais mostram que as contas francesas da Kick usaram imagens de Pormanove, visivelmente maltratado e sujo, para promover merchandising, o que levanta questões sobre como a plataforma permitiu que estas transmissões controversas continuassem.
Em janeiro de 2025, Naruto e Safine foram brevemente detidos sob suspeita de produzir transmissões que exploravam indivíduos vulneráveis, tendo sido libertados no mesmo dia.