A McDonald’s Japão tomou a decisão invulgar de adiar indefinidamente uma promoção de Happy Meals baseada no popular anime One Piece, mesmo antes desta ter sido oficialmente anunciada. A campanha, que deveria arrancar a 29 de agosto com cartas colecionáveis do jogo One Piece Card Game, foi suspensa devido aos problemas causados por revendedores.
A decisão surge na sequência dos incidentes registados durante a recente promoção de cartas Pokémon, que decorreu entre 8 e 20 de agosto. Durante três dias específicos desta campanha, os Happy Meals incluíam cartas exclusivas de Pokémon, o que desencadeou uma corrida desenfreada de fãs que pretendiam revender os itens a preços inflacionados.
Os problemas foram tão graves que levaram a situações de lixo espalhado e desperdício alimentar, com compradores a extrair apenas as cartas dos Happy Meals e a abandonar a comida e embalagens. Além disso, criaram-se ambientes tensos nos restaurantes, onde famílias com crianças se viam em competição com revendedores profissionais.
★カード展示★
本日8/16(土)開催『#ONEPIECEカードゲーム エリア決勝大会』にて、ブースターパック 受け継がれる意志【OP-13】の実物カードを最速展示中!当日参加可能なマッチングバトルもございますので是非ご来場ください!
イベント開催時間9:30~18:00
詳細はこちらhttps://t.co/tgDt6jtgvv… pic.twitter.com/ma6426temp
— 【公式】ONE PIECEカードゲーム (@ONEPIECE_tcg) August 15, 2025
A McDonald’s Japão chegou mesmo a emitir um pedido público de desculpas e implementou medidas para dificultar a compra em massa de Happy Meals por parte de especuladores. No entanto, a cadeia de restauração considera que estas medidas ainda são insuficientes para lidar com a procura prevista para as cartas de One Piece.
O comunicado da empresa, divulgado a 20 de agosto, refere apenas que a campanha programada para 29 de agosto foi adiada “como parte de uma reavaliação das operações relacionadas com Happy Meals”. Durante o período previsto para a promoção, serão distribuídos brinquedos de campanhas anteriores.