A Sony anunciou o aumento dos preços das consolas PlayStation 5 nos Estados Unidos, numa decisão que entra em vigor dia 21 de agosto. A medida surge depois da empresa japonesa ter resistido durante muito tempo aos aumentos de preços no mercado americano.
A PlayStation 5 standard, que inclui leitor de discos, passa a custar 550 dólares, representando um aumento de 50 dólares face ao preço anterior. A versão Digital Edition sobe também 50 dólares, fixando-se agora nos 500 dólares. Já a PlayStation 5 Pro, o modelo mais potente, atinge os impressionantes 750 dólares, mais 50 dólares que o preço já considerável de 700 dólares.
Em comunicado oficial, a Sony justifica esta decisão com as dificuldades económicas globais. “Tal como muitas empresas mundiais, continuamos a navegar num ambiente económico desafiante”, explicou a empresa, acrescentando que foi “uma decisão difícil” aumentar os preços recomendados das consolas PlayStation 5 nos Estados Unidos.
Comparação de preços – antes e depois do aumento:
- PlayStation 5 Standard: 500$ → 550$ (+50$)
- PlayStation 5 Digital Edition: 450$ → 500$ (+50$)
- PlayStation 5 Pro: 700$ → 750$ (+50$)
A boa notícia é que, por enquanto, os acessórios da PlayStation mantêm os preços inalterados. A Sony garantiu ainda que não há outros aumentos planeados para outros mercados neste momento.
Esta não é a primeira vez que a empresa ajusta os preços das suas consolas. Em abril deste ano, a Sony já tinha aumentado os valores no Reino Unido, Europa e Austrália, tendo também subido os preços do serviço PlayStation Plus em vários mercados no mesmo período.
O movimento da Sony surge numa altura invulgar no ciclo de vida das consolas. Normalmente, passados quase cinco anos desde o lançamento, seria expectável uma redução de preços, mas a realidade atual é bem diferente.