A CAPCOM divulgou na Gamescom 2025 novos detalhes da gameplay do jogo Pragmata que vai receber lançamento para PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam) em 2026 em todo o mundo.
Após anos de silêncio e uma desculpa que resultou em sucessivos adiamentos, os jogadores poderão finalmente explorar a estação de pesquisa lunar ao lado dos protagonistas Hugh e Diana, com a empresa destacando novas categorias de inimigos e a integração do sistema de hacking no ciclo central de combate.
Entre as ameaças robóticas presentes na instalação lunar destacam-se os Walkers, unidades humanoides baseadas na série M4. Originalmente concebidos para auxiliar seres humanos, suas variantes M4AM foram adaptadas para sobreviver em ambientes de baixa gravidade e vácuo. Apesar de desempenharem industriais estes robôs também são dotados de uma forma exemplar.
Outra força hostil é representada pelo SectorGuard, um robô de defesa avançado desenvolvido pela Delphi Corporation. Diferente dos inimigos normais, este modelo incorpora armamento guiado e módulos balísticos pesados em ambos os braços e exige que os jogadores utilizem os propulsores de Hugh para se esquivar dos seus ataques enquanto Diana desativa os sistemas da unidade através do hacking.
O sistema de combate de Pragmata é complementado pelas mecânicas de hacking, intimamente ligadas às habilidades de Diana. Entre os recursos principais está o Overdrive Protocol, habilidade que permite hackear múltiplos inimigos simultaneamente, desativa armaduras e interrompe momentaneamente os movimentos adversários para criar espaço estratégico em sequências de combate mais intensas.
Adicionalmente, o ambiente desempenha papel ativo nas batalhas através dos Hack Nodes, que funcionam como potenciadores temporários quando ativados em combate. Esses nodos proporcionam efeitos de curto prazo contra os inimigos, tais como o Decode Node qie é capaz de enfraquecer defesas adversárias e aumenta a flexibilidade tática de cada confronto e incentivando abordagens estratégicas diversificadas.