Mais...
    InícioJogosMicrosoft anuncia a tecnologia Advanced Shader Delivery

    Microsoft anuncia a tecnologia Advanced Shader Delivery

    A Microsoft anunciou a Advanced Shader Delivery, uma nova tecnologia que promete reduzir drasticamente os tempos de carregamento iniciais nos jogos. Segundo a empresa esta tecnologia, autoriza a compilação de shaders da nuvem e descarrega os ficheiros já preparados diretamente para os sistemas. O resultado são carregamentos mais rápido. A Microsoft reporta uma redução de 85 por cento nos tempos de carregamento de Avowed, também afirma que com este método vai ser possível poupar bateria e poder de processamento, já que todo o trabalho “pesado” é da sua responsabilidade.

    Normalmente, os shaders são compilados nos próprios dispositivos já que precisam de ser adaptados para os jogos, placa gráfica e drivers. Contudo, este é um processo variável e faz com que o desempenho da compilação varie muito.

    A Microsoft resolveu este problema ao criar um novo formato padrão chamado State Object Database, ou se preferirem SODB. A partir deste, recolhe os dados de shaders de cada jogo, compacta-os neste formato e, em conjunto com os fabricantes de placas gráficas, separa o compilador de shaders do driver gráfico. O resultado é a Precompiled Shader Database, PSDB, uma base de dados de shaders já compilados que vai ser entregue com o jogo através da Xbox PC App.

    Quando um jogo é iniciado pela primeira vez, o sistema reconhece os shaders pré-carregados e salta o processo demorado de compilação. Mesmo que os jogadores atualizem os drivers ou troquem de placa gráfica, a Xbox PC App vai identificar a nova configuração e descarregar o PSDB adequado para o sistema. Se, por acaso, a build for demasiado única, ou seja, estar a utilizar versões de drivers modificadas ou beta, o computador continua a conseguir compilar os shaders de forma tradicional.

    A tecnologia Advanced Shader Delivery estreia-se no dia a 16 de outubro de 2025 com o lançamento das ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X, mas a Microsoft já deixou no ar que a funcionalidade vai chegar a PCs e outros dispositivos no futuro visto que não exige nenhum processo ou otimização das produtoras porque todo o processo acontece nos servidores da Microsoft.

    Ainda assim, a empresa afirmou que planeia colaborar com a toda a indústria para integrar este sistema diretamente nos motores de jogo porque além de acelerar ainda mais os carregamentos e melhorar o desempenho geral do jogo também faz com que fiquemos dependentes da sua tecnologia.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares