Três meses após o lançamento da Nintendo Switch 2, uma das consolas com vendas mais rápidas de sempre desde o seu lançamento a 5 de junho, vários estúdios de videojogos continuam sem conseguir aceder aos kits de desenvolvimento necessários para criar títulos para a plataforma.
A situação foi revelada durante o programa Direct Weekly da Digital Foundry, onde John Linneman e Oliver Mackenzie partilharam informações recolhidas durante conversas na Gamescom de Colónia. Segundo os especialistas, a Nintendo tem sido seletiva na distribuição dos kits de desenvolvimento, deixando alguns estúdios importantes de fora.
Linneman explicou que a Nintendo parece estar “quase a desencorajar o desenvolvimento para Switch 2 até certo ponto”, revelando que alguns estúdios foram aconselhados a lançar os seus jogos na Switch original e confiar na retrocompatibilidade da nova consola.
“Há muitos estúdios que não conseguem obter kits de desenvolvimento da Switch 2. Falámos com muitos programadores na Gamescom este ano e muitos disseram as mesmas coisas. Querem lançar na Switch 2, adorariam fazer versões para Switch 2, mas não conseguem o hardware. É muito difícil neste momento”, afirmou o especialista.
Oliver Mackenzie acrescentou ter ouvido relatos sobre “exclusões estranhas, com alguns grandes estúdios a terem dificuldades em obter kits para os seus jogos”. Por outro lado, alguns estúdios independentes foram contemplados com o hardware de desenvolvimento.
O analista mencionou casos aparentemente contraditórios: “Há aquele jogo de fogueira, sabe, o tipo de jogo de câmara à volta da fogueira, e eles estão a receber kits, enquanto alguns grandes estúdios que criaram conteúdo AAA não estão necessariamente no pipeline para obter kits”.
Esta situação pode afetar o crescimento do catálogo de jogos third-party para a Switch 2, especialmente considerando que se trata de uma das consolas com o arranque comercial mais bem-sucedido da história. Embora a Nintendo tenha lançado os seus próprios títulos e alguns ports de terceiros estejam a caminho, a falta de acesso generalizado aos kits de desenvolvimento poderá limitar a variedade de jogos disponíveis.
Os nomes específicos dos estúdios afetados não foram revelados pelos analistas, mas a comunidade de videojogos poderá conseguir identificá-los analisando grandes produtoras que ainda não anunciaram projetos para a Switch 2.