A Coreia do Sul intensifica a sua estratégia de conquista do mercado global de banda desenhada digital através de um ambicioso programa de apoio à produção de webtoons. A Korea Creative Content Agency (KOCCA), organismo tutelado pelo Ministério da Cultura, Desportos e Turismo, anunciou no início de setembro o “Projeto de apoio à produção de IP de webtoons globais 2025”.
O programa já apresenta resultados promissores. Maron Marquis, um dos primeiros títulos apoiados pela iniciativa, estreou na plataforma Kakao Page a 14 de agosto e rapidamente alcançou o primeiro lugar no ranking geral de webtoons da plataforma durante três dias consecutivos.
Doze estúdios coreanos, entre os quais Daon Creative, The Green Entertainment e Redice Studio, participam no programa para produzir uma diversificada gama de novas obras. A KOCCA planeia lançar cerca de 20 títulos apoiados ainda este ano e um total de 40 até à primeira metade de 2026, tanto em plataformas domésticas como internacionais.
A agência está também a financiar projetos de adaptação de alto perfil, como a próxima versão em webtoon do bestseller do autor francês Bernard Werber, O império das formigas (Empire of the Ants). Além disso, a KOCCA vai promover os títulos apoiados no próximo Festival Mundial de Webtoons 2025, em outubro, aumentando a visibilidade junto de audiências internacionais e parceiros da indústria.
Através do apoio direto à produção, a KOCCA pretende reforçar a competitividade dos criadores coreanos e assegurar uma presença mais sólida dos webtoons no mercado global de conteúdos.