O Steam implementou novas regras que impedem os programadores de adicionar conteúdo NSFW aos seus jogos através de atualizações após o lançamento. A mudança foi revelada pela Crimson Delight Games, criadora do RPG adulto Tales of Legendary Lust: Aphrodisia, que teve de alterar os seus planos de desenvolvimento devido às restrições.
O jogo foi lançado a 15 de setembro como título “Só para Adultos”, com os devidos avisos de conteúdo maduro. Inicialmente, os programadores planeavam adicionar cenas NSFW adicionais através de atualizações gratuitas ao jogo base, enquanto trabalhavam numa grande expansão DLC prevista para 2026.
No entanto, tiveram de abandonar esta estratégia porque “a Valve não permite conteúdo NSFW pós-lançamento para uma aplicação que já passou pelo processo de revisão e foi lançada na loja”, segundo explicaram num anúncio no Steam.
As novas regras aplicam-se mesmo a jogos que estão marcados como “Só para Adultos” desde o início. Qualquer conteúdo adulto adicional deve agora ser distribuído através de DLC, que requer um processo de revisão separado.
Um representante da Crimson Delight Games comentou no Reddit que estas regras não existiam antes da polémica com a Collective Shout e da subsequente pressão dos processadores de pagamento. A empresa refere-se a eventos recentes que aumentaram o escrutínio sobre conteúdo adulto em plataformas digitais.
Grupo australiano assume responsabilidade pela remoção de jogos adultos da Steam e Itch.io
Apesar das novas limitações, os programadores elogiaram a abordagem da Valve. Descreveram a empresa como “simpática e prestável” durante todo o processo, não se sentindo “ameaçados ou intimidados de forma alguma”. Segundo os programadores, ficaram com a impressão de que a Valve estava “a fazer o seu melhor para ajudar os programadores a navegar o processo”.
A empresa confirmou com o Steam que atualizações regulares para jogos adultos, como correções de bugs e patches para conteúdo existente, continuam a ser permitidas. A nova regra aplica-se especificamente à adição de novo conteúdo maduro.
Esta mudança surge num contexto de crescente pressão sobre plataformas digitais relativamente ao conteúdo adulto, com processadores de pagamento a exercer influência sobre as políticas das empresas de distribuição de jogos.