O governo japonês revelou um plano ambicioso para impulsionar as exportações da sua indústria de entretenimento, com o objetivo de atingir 20 biliões de ienes (cerca de 118 mil milhões de euros) em vendas anuais no mercado internacional. A estratégia, apresentada na Tokyo Game Show 2025 pelo vice-ministro da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Ken Akamatsu, abrange videojogos, anime e mangá.
Akamatsu, conhecido criador de séries como Love Hina e Negima! Magister Negi Magi antes de entrar na política em 2022, esteve presente no primeiro dia profissional do evento, na quinta-feira, onde visitou os stands da Koei Tecmo e CAPCOM, entre outros. Durante uma receção social da Tokyo Game Show 2025, o vice-ministro apresentou aos profissionais da indústria o plano de ação quinquenal desenvolvido pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), inicialmente divulgado em junho.
本日は、幕張メッセで「東京ゲームショウ2025」ビジネスデイを視察。何と過去最大の1100社(海外600:国内500)を超える出展があり、大変な盛り上がりでした!ゲームショウの意義としては、もちろん「新作ゲームを発表する場」ではあるのですが、巨大な宣伝ディスプレイや公式コスプレなどで華やかに盛… pic.twitter.com/bmK50JGO85
— 赤松 健 ⋈(参議院議員/漫画家) (@KenAkamatsu) September 25, 2025
Estratégia para os videojogos
O plano governamental identifica seis áreas prioritárias para a indústria dos videojogos. As duas primeiras focam-se no reforço da expansão internacional, tanto através de plataformas cruzadas como de dispositivos específicos. O governo pretende também assegurar a captação de talento humano qualificado e manter um ambiente propício ao ecossistema de criadores.
Adicionalmente, o plano inclui medidas de apoio à comercialização de merchandising centrado em propriedades intelectuais de jogos e a redução de custos através da utilização de tecnologia de ponta.
Medidas para anime e mangá
Para o anime, o governo estabeleceu cinco ações principais: conquistar maior presença nos mercados internacionais e diversificar o desenvolvimento de propriedades intelectuais, incentivar a aquisição e formação de jovens talentos, melhorar a rentabilidade para criar um ambiente que apoie o trabalho criativo, promover o desenvolvimento industrial regional e otimizar os processos de produção.
No setor do mangá, as prioridades passam por manter medidas anti-pirataria, reforçar a distribuição de conteúdo legal e melhorar os canais de venda no estrangeiro. O plano prevê ainda a organização de diversos tipos de dados internacionais (estatísticas, informação legal, tributação), a construção de um sistema de apoio aos criadores, a redução de custos através de tecnologia avançada e a oferta de experiências de alto valor acrescentado através de merchandising e franchising cross-media.
Ken Akamatsu construiu uma carreira prolífica como criador de mangá com títulos como A.I. Love You, Love Hina, Negima! Magister Negi Magi e UQ Holder! Magister Negi Magi! 2. Após terminar esta última série, candidatou-se e venceu as eleições para a Câmara dos Conselheiros japonesa em 2022. Em novembro de 2024, foi nomeado vice-ministro parlamentar da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.
Durante o evento, Akamatsu reencontrou profissionais que há quase 20 anos desenvolveram jogos baseados em Love Hina e que agora ocupam cargos de topo nas respetivas empresas, ilustrando a longevidade e evolução da indústria de entretenimento japonesa.