Mais...
    InícioJogosAntigo diretor da TT Games funda estúdio para criar jogo baseado em...

    Antigo diretor da TT Games funda estúdio para criar jogo baseado em Peter Pan

    Veterano dos jogos Lego abandona tudo para fazer um jogo de Peter Pan (e a razão é comovente)

    Tom Stone, figura histórica por trás de alguns dos jogos Lego mais populares das últimas décadas, fundou um novo estúdio chamado Second Star Games que está a desenvolver um jogo baseado em Peter Pan. O projeto nasceu de conversas com a agência de media The Blair Partnership e o Great Ormond Street Hospital, para quem parte das receitas irão reverter.

    O nome do estúdio é uma referência às direções para chegar à Terra do Nunca: “segunda estrela à direita e em frente até de manhã”. Stone reuniu alguns dos seus antigos colegas da TT Games para esta nova aventura, incluindo o lead game designer Andrew Holt, a diretora de arte Nicola Daly e o responsável de engenharia Chris Stanforth.

    A ligação ao hospital londrino tem raízes históricas interessantes. Apesar de Peter Pan estar agora em domínio público, o autor JM Barrie cedeu os direitos ao Great Ormond Street Hospital. Uma lei de 1988 garante que a instituição continua a receber royalties de qualquer uso comercial no Reino Unido, mesmo depois de o copyright ter expirado.

    Stone tem um percurso notável na indústria. Foi parte da equipa de gestão sénior da Lego Interactive e, quando a empresa saiu dos videojogos, fundou com Jonathan Smith a Giant Interactive, uma editora com licença exclusiva para jogos Lego. Na altura, a Traveller’s Tales estava a trabalhar no primeiro Lego Star Wars e, após o seu sucesso, adquiriu a Giant Interactive formando a TT Games. Stone tornou-se diretor executivo e trabalhou em jogos Lego durante quase 18 anos até sair em 2020 para assumir a presidência da FuturLab, estúdio responsável por Powerwash Simulator.

    Após deixar a FuturLab em 2024, Stone co-fundou a Second Star Games no início deste ano. Atualmente, o estúdio conta com 18 colaboradores a tempo inteiro.

    “Somos atualmente uma equipa de 18 funcionários a tempo inteiro. Toda a gente é igual. Estamos todos no mesmo barco. Todos se conhecem. Não queremos um departamento de recursos humanos. Toda a gente está lá para se apoiarem mutuamente na construção deste jogo”, explicou Stone ao GamesIndustry.biz.

    O diretor admitiu que o trabalho será desafiante porque estão a estabelecer objetivos ambiciosos. “Vai ser difícil e desafiante porque estamos a definir metas incrivelmente altas. Tivemos uma reunião na semana passada no estúdio, onde concordámos numa característica de design específica que vai ser muito, muito desafiante de alcançar”, disse.

    Stone justificou a abordagem com uma pergunta retórica: “Se não vamos fazer coisas assim, qual é o objetivo? Se não vamos ultrapassar limites e tornar este jogo verdadeiramente memorável, então porquê fazer? Toda a gente está a bordo. Toda a gente sabe que vamos estabelecer desafios realmente exigentes, e toda a gente quer fazê-lo”.

    Apesar de o estúdio ter o nome inspirado em Peter Pan, Stone revelou que o plano passa por trabalhar noutras propriedades intelectuais no futuro.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares