A DLsite, uma das principais plataformas japonesas de distribuição de conteúdo digital como jogos e doujinshi, apresentou a 6 de outubro um novo método de pagamento após ver suspensas as transações através de Visa e Mastercard. O sistema, batizado de Minna no Ginko Payment, funciona através de ligação direta ao banco digital japonês Minna no Ginko.
A situação vem-se a arrastar desde abril de 2024, quando a DLsite anunciou publicamente a desativação temporária dos pagamentos via Visa e Mastercard. Desde então, apenas o JCB, cartão de crédito doméstico japonês, permanece disponível na plataforma. A pressão exercida pelas operadoras de pagamento internacionais centra-se no conteúdo adulto alojado no site.
Antes de chegar ao ponto de suspender as marcas internacionais de cartões de crédito, a DLsite tentou reclassificar ou reformular certas etiquetas relacionadas com conteúdo adulto, mas essas medidas não foram consideradas suficientes pelas empresas de pagamento.
O novo sistema desenvolvido pelas empresas-mãe da DLsite, viviON e Eisys, permite pagamentos diretos à plataforma através da ligação entre uma conta bancária Minna no Ginko e um ID de conta viviON. Desta forma, elimina-se a necessidade de intermediários no processo de transação.
Para incentivar a adoção do novo método, a DLsite está a oferecer descontos e recompensas aos utilizadores que o experimentem. No entanto, a opção deverá ficar limitada ao território japonês. Segundo a página oficial do Minna no Ginko, não é possível abrir uma conta bancária digital a partir do estrangeiro, e o banco não garante o funcionamento da aplicação quando acedida fora do Japão.
A questão levanta debates sobre a crescente influência das empresas de pagamento na regulação de conteúdos online. Alguns políticos japoneses já manifestaram preocupações sobre como a censura exercida pelas operadoras de cartões de crédito prospera devido à falta de consciencialização do público sobre o tema.